Who's amoung us?

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cadê a água? A grande mineradora bebeu!

Meu pai muito que tentou, até mesmo no leito de morte insistia no tema da água itabirana.

Neste final de inverno e início da primavera, por mais um ano sentimos as agruras com o atraso das chuvas e aumento do pó de minério de ferro no ar de Itabira.

Como já posto em crônicas anteriores, ‘Dá-me um copo d’agua, eu tenho sede, link http://www.lestemais.com.br/Noticia.asp?id_noticia=10939 , sinto-me mais uma vez obrigado a retornar ao tema da “água potável”, que com a sua falta cotidiana já vem sendo sentida por muitos citadinos e relegado ao 10º plano pelas autoridades e há muito já esquecido pela grande mineradora, aquela mesma que bebeu todo o excedente de nossa água, além de ter afetado e interferido sobremaneira no lençol freático e assim ocasionando a morte de várias fontes e minas no centro da cidade.

“Nunca se esquecendo que uma das condicionantes assinada por ela em 1997 era exatamente prospectar, captar e tratar a água potável para o uso dos moradores em contra-partida àquele tanto que usufrui nas minas”.

Passados quinze anos, o muito que esta depredadora do ambiente fez foi abrir sete poços artesianos, sendo que dois já estão inativos, um por rachadura e o outro exatamente por secura.

Obs.: -a conta de energia do bombeamento da água destes cinco poços ficaram por conta dos usuários, mais uma vez espoliados por aquela nefasta mineradora.

Daqui a alguns dias, precisamente dia sete de Outubro de 2012, teremos mais um pleito para escolhermos o novo prefeito municipal de Itabira, porém os candidatos mostram-se mal informados ou mesmo desinteressados em tratar do assunto “água potável” em seus planos de governos.

De todos eles, passando pelo “bão, o mior ou o que é o bão”, só têm apresentado que irão captar a água, de preferência no Rio Tanque e devendo ser acima do distrito de Senhora do Carmo, aoende ela encontra-se menos impura.

O candidato “bão” informa em seu plano de governo que também irá fazer uma parceria (?) com a mineradora beberrona, quando isto nada mais é que obrigação dela.

Todos os candidatos estão esquecendo e a maioria dos citadinos é leiga neste assunto, sendo que o manancial da Pureza já não suporta tanta usura por parte do SAAE e o volume d’agua captado no Ribeirão dos Gatos é insuficiente para atender a demanda crescente pelo aumento contínuo da população. A ETA – estação de tratamento de ‘agua da Pureza, já deveria ter sido desativada há uns dez anos para proteger o eco-sistema daquela mini bacia hidrográfica.

O volume previsto de extração d’agua no Rio Tanque é de 250 litros por segundo, 24 horas por dia, o ano inteiro, para dar conta da demanda que encontra-se reprimida (ou será deprimida?), principalmente nesta época do ano em que a necessidade de lavar as calçadas e automóveis em decorrência do aumento da poeira do minério no ar.

Outro fato importante nesta questão é que, captando esta água há uns 40 km do centro urbano, a mesma para ser trazida até alí, além da distância, terá pela frente a Serra do Esmeril e mais uma vez a conta da energia elétrica e manutenção dos equipamentos ficará por conta daqueles mesmos espoliados usuários.

O fator de maior preponderância nisto tudo vai na situação geográfica de Itabira, pois toda a água que verte a norte do buraco do Cauê corre para a bacia hidrográfica do Rio Tanque e a sul para a bacia do Rio Piracicaba.

Pelo que recordo, existe também a limitação na legislação federal no que tange a transposição de bacias hidrográficas; a mesma regra vale para o Rio São Francisco.

Quando estes postulantes ao cargo de prefeito municipal apresentam suas campanhas eleitorais que pretendem captar a água, preferencialmente no Rio Tanque, esquecem, ignoram ou mesmo desconhecem todos os fatos, situações e aspectos a respeito destas dificuldades técnicas e da legislação ambiental brasileira.

Se têm esta intenção de usufruir da água do Rio Tanque ou do Jirau (este é afluente daquele) por estar mais próximo do centro urbano, deveriam também prever o aumento do volume d’agua de todos os rios, ribeirões, córregos e minas/nascentes d’agua do Município, refazendo as suas matas ciliares, desassoreando as calhas dos cursos d’agua e para o quesito qualidade e menos turbidez, instalar fossas sépticas nas propriedades rurais, captação de esgoto doméstico, além da instalação e funcionamento de outras ETE – estação de tratamento de esgoto – nos vários núcleos urbanos, principalmente os mais isolados.

Captando esta água na bacia hidrográfica do Rio Tanque para o efetivo uso humano, deveria ser feito um estudo de quanto sobrará dos 250 litros por segundo após o tratamento do esgoto e retornar com esta água para sua bacia original e assim minimizar o impacto ambiental que todo este processo irá causar na vasta região a qual pertence aqueles dois cursos d’agua.

Recordo-me agora quando a usurpadora de direitos alheios, a dita maldita grande mineradora beberrona d’agua alteou a sua represa do Santana em onze metros, cercando todo o Rio Jirau, o horror, a fedentina que se transformou o centro urbano de Santa Maria de Itabira, por onde deveria correr naturalmente este rio que agora encontra-se limitado em seu volume, pois esta mineradora que tanto prega aos moradores da região o remédio para os cuidados com o ambiente, mas não toma do mesmo.

Quando a beberrona mineradora suga a água do Rio Jirau para lavar o minério “nacional” a ser exportado, ao liberar a sobra desta água para fora de suas instalações, a mesma segue não mais para a sua bacia hidrográfica original e sim para a do Rio Piracicaba.

Portanto, cuidemos de cuidar mais e melhor daquilo que quase já não temos ao nosso dispor e usufruto: -a água nossa de cada dia!

Um comentário:

  1. Pois é, meu jovem, mas a realidade é esta e cruel.
    Normalmente estas mineradoras usurpam os direitos de todos para somente depois resolverem a questões sob protestos.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.