Who's amoung us?

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Níquel Cádmio em detrimento de Íon de Lítio


É notório que pessoas se viciam em bebidas, cigarro, drogas, sexo, trabalho, diversão, facebook (na verdade não faz muita diferença em que você eventualmente se vicie, porque todo vício por si só é prejudicial, muito embora, eu não sendo puritano por excelência, não pretendo me ater à discussão desse mérito em si, mas apenas ilustrá-lo), e não importa qual seja o vício, todas as pessoas acabam se viciando uma hora ou outra em alguma coisa. Faço essa afirmação, sem qualquer fundo científico, mas justifico para que não pareça leviana ou despropositada.

Nós os seres humanos, somos completamente distintos uns dos outros, mesmo dentro de grupos muito homogêneos, como as famílias, por exemplo (ou pelo menos, a maioria das famílias, são homogêneas na medida do possível), onde podemos comparar os pais com os filhos, ou os próprios irmãos entre si, ou ainda o pai com a mãe por exemplo, e isso em um contexto de núcleo até certo ponto único (faço essa observação, pois apesar de virem do mesmo núcleo familiar, o universo de cada integrante dessa mesma família, se subdivide em diversos outros núcleos – escola, trabalho, amigos – totalmente independentes, mas que acabam se tangenciando em vários momentos), a isso se soma a história individual de cada um, a sua formação humanística, cultural, sua educação formal e também informal, e uma série infindável de outros aspectos, que influem para a formação do caráter e também personalidade de cada pessoa.

Feita esta “confusão mental”, pega-se o produto da soma de todos os fatores (mensuráveis ou não), e temos um agente que lida dia-a-dia com a realidade, ou seja, um ser humano que interage com seu próprio universo e com vários outros universos (que seriam as outras pessoas), dentro da sociedade e por esse motivo é perfeitamente natural, que todos sejam tão diferentes entre si, mesmo dentro da mesma família, que se dirá de pessoas de núcleos distintos (classes sociais, lugares, religiões, gêneros, etnias, etc)? Nesse momento, algum antropólogo de plantão, afirmaria que ai reside a graça de ser humano, e talvez especialistas diversos divergissem ou filosofassem a esse respeito, eu meramente faço alusão a tudo isso, visto que não sou especialista em humanidades, tampouco pretensioso o suficiente para me atrever. Mas me atrevo a afirmar, que independentemente de qualquer dessas variáveis, todas as pessoas estão suscetíveis aos vícios e que de fato se viciam, seja em ideais, ações ou pensamentos, porque toda essa vivência pregressa, acaba moldando a forma das pessoas verem o mundo, a partir de vícios cultivados consciente ou inconscientemente.

Há quem defenda a ideia (para mim absurda), de comparar seres humanos à máquinas, e se assim fosse de fato, eu diria que o ser humano padece de uma defasagem tecnológica, pois a exemplo de seus telefones celulares, tocadores MP3 (MP4, MP5... MP365), notebooks, smart phones, tablets, câmeras digitais (e sei lá mais qual infinidade de penduricalhos já inventaram), antigamente os dispositivos móveis vinham equipados com baterias de níquel cádmio, e essas baterias para quem se lembra (vamos lá gente, nem faz tanto tempo assim), guardavam a “memória”, da forma que eram utilizadas ou seja, se você as carregasse diariamente antes de sua carga acabar-se totalmente, não importa o motivo, ela acabava se viciando e então, o dia que você não a recarregasse ela acabava te deixando na mão, todavia, em equipamentos mais modernos, introduziu-se as moderníssimas baterias de íon de lítio, o que significa dizer, que independentemente da forma como você usa e recarrega seu aparelho, essas baterias não viciam.
Então, traçando-se o paralelo improvável entre pessoas e baterias, receio que as pessoas representem a primeira geração de baterias (as de níquel cádmio), pois receio que este “defeito”, de fatalmente se viciar em algo, não seja algo opcional, ainda que algumas pessoas afirmem que opiniões divergentes devam ser incentivadas.

Digo. Em um estado democrático de direito, ainda que eu não concorde com a opinião de qualquer pessoa, é direito dessa pessoa manifestá-la, e isso precisa ser respeitado, por outro lado, nada me obriga a incentivar que as pessoas divirjam de minhas opiniões (menos ainda, quando detenho uma posição de poder). Naturalmente não estou falando agora de demagogia, pois acredito que a caracterização de demagogia careça de um fator determinante, que seria o dolo (ou seja, alguém que diz algo e conscientemente faz o contrário), já uma falácia é até possível, pois a caracterização de falácia independe de vontade (ou seja, você acredita que esta dizendo uma verdade, quando de fato não o é), naturalmente, para efeitos jurídicos não aconselho a ninguém alegar desconhecimento de causo como justificativa para qualquer ação (pois é sabido que o desconhecimento não isenta culpa).

Enfim, julguei necessário falar a esse respeito, porque não eximo a mim mesmo desses mesmos vícios, que tenho alguns em função de minha história familiar e pessoal, outros em função de minha formação acadêmica, outros em função do próprio exercício da profissão, feitos esses esclarecimentos, gostaria de poder contar com a indulgência dos prezados leitores, pois obviamente, não consigo deixar de considerar esses meus vícios ao fazer uma análise sobre qualquer tema, e digo em meu favor, que jamais quis ser desagradável ou deselegante com quem quer que seja, pois acredito piamente, que posso tecer críticas ao trabalho desenvolvido por alguém, sem necessariamente estar criticando a pessoa em si, ainda que em algumas situações seja difícil entender assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.