Who's amoung us?

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MUTIRÃO CONTRA A DENGUE - Cadê você!? - II

(Geral)

De volta à nossa série de postagens, contendo críticas e proposições sobre as ineficientes políticas públicas de combate à dengue, publicamos a segunda análise e vamos estudar o caso juntos.

Você aí, que está sentado diante do microcomputador:

- Já fez alguma coisa para combater a dengue na sua casa?

É sério. Alegar que é problema do prefeito que não faz nada, não vale. Comprar inseticidas, também não.
 

Acompanhem, por favor, meu raciocínio e vejam o quanto os governos têm errado até o momento:
  1. CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SÓ COM APELOS NÃO RESOLVEM: Como documentarista, ex-diretor de TV, ex-assessor de comunicação, articulista de opinião, blogueiro e ativista social, há mais de 20 anos, já acompanhei e cobri várias campanhas de saúde. Posso atestar que a absoluta maioria das campanhas institucionais, que dependam de resposta da população, falham. São ineficientes porque, na maioria das vezes, os cidadãos pensam que:
    1. tal doença ou problema não o atingirá;
    2. ou que não têm tempo para isso;
    3. ou que não é problema dele e, sim, do governo;
    4. a culpa é do vizinho;
    5. ou sequer têm discernimento ou capacidade intelectual para compreenderem o problema e até mesmo a gravidade.

      DENGUE MATA!

      Na boa mesmo, campanhas publicitárias institucionais contra a dengue, como estas que têm sido apresentadas, são só ótimas para nosso mercado, que contrata serviços e garantem faturamentos extras. Quanto maior for o problema, melhor para todos do meio. Inclusive para minha produtora, que nada tem a reclamar.

  2. FUMACÊ MAIS ATRAPALHA, DO QUE AJUDA: Quando a população vê aqueles homens com roupas de "astronautas", com uma "imensa e super potente arma", acaba gerando uma falsa sensação de que estão agora todos protegidos. Agora, sabem qual é a eficiência?
    Quase nula. Um único espécime do mosquito Aedes aegypti cobre até 2 quilômetros de raio de voo, uma fêmea pode botar até 1500 ovos em sua vida (30 a 40 dias) e contaminar até 300 pessoas.
    Daí, como o fumacê não avança além dos quintais, porque usualmente a aplicação concentra-se nas vias e entradas das residências, a absoluta maioria dos insetos se safa. Basta se esconder numa fresta de janela, de parede, debaixo de folhagens ou voar para longe. Sem falar que acabam criando resistência química contra o veneno, que de sobra contamina os lençóis freáticos, rios, animais domésticos e até nós mesmos.
    E o pior, quando a gente vê a ação dos agentes do fumacê, qual é a sensação que temos?
    Que estamos protegidos! Não é!? Assim, para quê termos trabalho para limparmos os quintais e blablablá...

    Até segunda-feira, com mais análises.
    Bom final de semana e boa sorte para o mosquito não te pegar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.