Who's amoung us?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

REMENDO DE SONETO

O SONETO

Encontrei-me dias atrás com o empresário Adilson Simeão, num restaurante de São Gonçalo. Eu terminava de almoçar, quando me despedi de todos e ia embora. Então, ele me abordou para fazer uma queixa contra uma nota postada aqui, na qual eu ri de uma publicação de que seu candidato  a deputado federal, Neidson Freitas (PP), contava com 45,2% de intenção de votos, à titulo de “pesquisa espontânea de votos válidos", segundo o DataMG, o instituto de pesquisas do Simeão. De acordo com a publicação do candidato, Neidson se posiciona, inclusive, acima do Anastasia para o governo do estado, só que, neste caso, aferido pelo Ibope, medidos no final de agosto. Vide publicação abaixo.

Imagem copiada do site oficial do candidato, agora pouco.
À esquerda, a medição do DataMG de intenção espontânea de votos "válidos" em Itabira e, à direita, medição do Ibope para intenção de votos (totais e reais), em todo o estado. Diferentes critérios, para criar confusão. Clara tentativa de ludibriação.

O PEDIDO DE REPARAÇÃO

O que Simeão reclamou foi que "há anos ele não é mais assessor do Neidson na Câmara" e que a pesquisa feita por sua empresa estava correta, porque tratava-se de "pesquisa espontânea de votos válidos", frisou. Ainda na sua defesa, a decisão de usar o percentual de 45,2% e não os  18% medidos na pesquisa espontânea de votos, também aferidos na mesma pesquisa, foi da coordenação de campanha e não dele, se esquivou.


A MINHA DEFESA (APARTE)

Essa afirmação dos 45,2% de intenção de votos válidos, explorada, portanto, pelos marqueteiros do candidato, ainda que seja matematicamente correta, se assemelha aos mesmos engodos de que "a melhor mudança é João", às sugestões de que as obras dos governos do estado e federal  eram do governo municipal e por aí vai. Propagandas cheias de meias palavras, muito usadas pelos membros do grupão.

O motivo maior do meu questionamento é que considero super negativa qualquer tentativa de indução, persuasão ou de enganação, principalmente contra eleitores, contra cidadãos. Para mim, candidatos que praticam estratégias furtivas, podem, perfeitamente, tapear os cidadãos, se omitir diante de seus deveres, não fiscalizar quem deveriam, pregam feitos vazios como se utílíssimos fossem, não cuidam bem do patrimônio público e podem, ainda, participar de esqueminhas fraudulentos, se eleitos. Por isso me oponho prontamente contra qualquer jogatina de marketing sacana, de qualquer candidato, que faz qualquer bom conceito cair em descrédito. Pega mal demais. É só isso.


E NO QUE DEU: O REMENDO

Voltando ao episódio do encontro casual, como havia políticos e empresários influentes próximos, eles se interessaram e perguntaram o que estava ocorrendo. Ao explicar e o Simeão justificar a pesquisa, todos começaram a zombar também. Um empresário próximo, ergueu a mão direita, em direção a ele, e propôs logo casar uma aposta, de que o Neidson não passaria dos 5 mil votos. Simeão endureceu e confirmou que seria bem melhor votado, mas se recusou de entrar na aposta (pelo menos até onde presenciei).

Eu, mais surpreso ainda, até que tentei defender a pesquisa do Datamg, chegando a defender que o dito candidato dele deveria levar uns 15 a 18 mil votos, pelo fato de ser governo com 18 partidos, prováveis apoiadores. Mas não consegui convencer os presentes, que saíram rindo e mantendo, em vão, o desafio das apostas.


Em tempo

Conheço o Adilson Simeão há alguns anos e vejo nele um profissional dedicado e esforçado. Das pesquisas de opinião que tive acesso, realizadas por sua empresa, me pareceram coerentes e algumas que li acertaram nos resultados previstos. 
 

2 comentários:

  1. Fernando, parabéns por essas palavras: "considero super negativa qualquer tentativa de indução, persuasão ou de enganação, principalmente contra eleitores, contra cidadãos. Para mim, candidatos que praticam estratégias furtivas, podem, perfeitamente, tapear os cidadãos, se omitir diante de seus deveres, não fiscalizar quem deveriam, pregam feitos vazios como se utílíssimos fossem, não cuidam bem do patrimônio público e podem, ainda, participar de esqueminhas fraudulentos, se eleitos. Por isso me oponho prontamente contra qualquer jogatina de marketing sacana, de qualquer candidato, que faz qualquer bom conceito cair em descrédito. Pega mal demais. É só isso."

    Hoje, em Itabira, teve o III Fórum da Educação, promovido pela FUNCESI. Participei de todos, desde a 1ª edição. Os palestrantes são fantásticos!

    Mas, o que mais me dói, é vê-los partindo daqui, principalmente nesta III edição, acreditando que há respeito deste governo com educação de qualidade, com a população.

    O engodo que apregoaram é tão aviltante que me deixou frustrada...

    ResponderExcluir
  2. fernando!
    sugestão de pauta:
    sistema de aproveitamento de agua da chuva na camara.
    durante o período de estiagem se economizou 70% de agua?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.