Who's amoung us?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RETA FINAL - PRIMEIRO TURNO


PARA  PRESIDENTE

Assim que retornei, voltei ávido pelas notícias e andei percorrendo a região. Dentre os candidatos, Dilma (PT) lidera com vasta vantagem, correndo risco de levar logo no primeiro turno. É uma pena que a Marina Silva (PV) tenha sido encarada pelos eleitores como inviável. Serra (PSDB) despencou há meses, por causa de um erro grotesco na estratégia de formação de um grupo excessivamente paulista. Os demais têm sidos ignorados pelos eleitores. Em todo o país, tem ocorrido tendências de polarização entre os candidatos mais fortes. Para o eleitor, interessa  mais é a validade ou senso de utilidade dos seus votos, em detrimento do julgamento de capacidades e valores.

Como adiantei, sou bem mais Marina Silva e permanecerei. Mas entre Serra e Dilma, sou Dilma, porque não perdôo o que o PSDB paulista fez na 'doação' da Vale e de outras estatais. As cidades de influência, prestadores de serviço e os empregados perderam muito com as privatizações. Aliás, não se assuste, se José Dirceu ou Palocci fosse candidato, preferiria um deles do que a Dilma. Pode até parecer uma certa dose de loucura, mas é muita ingenuidade nossa pensar e aceitar que um jogador de futebol ou artista  possa ter o direito de fazer jus a mais de um milhão de reais por mês e acreditarmos que um ministro receba menos de, pasmem, 12 mil reais mensais, com tamanhas responsabilidades nas costas. Não apóio corrupção, nem mensalões. Mas esses disparates têm que ser corrigidos, sem demagogias. A maioria dos profissionais liberais graduados ou executivos de empresas de porte médio, em diante, recebe mais do que isso.


PARA GOVERNADOR

Anastasia (PSDB) cresceu e encostou na dupla Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (PT) pelo governo do estado, numa disputa bem polarizada. A pretensão de levarem no primeiro turno é fantasiosa. Para o governo estadual, vislumbra-se um segundo turno com Hélio e Anastasia, numa disputa bem equilibrada e nervosa.

José Fernando Aparecido de Oliveira (PV) não decolou, mesmo tendo encabeçado a luta de revisão dos valores pagos em Cefem (royalties de mineração), que são bem aquém dos valores para o petróleo. Depois do brado dele, tanto Hélio Costa, quanto Anastasia, prometem fazer a revisão. Meu temor é que, já que o grupo do Anastasia já contabilizam 8 anos no poder, porque, então, não se atentaram para isso antes? De outro lado, Hélio Costa foi Ministro das Comunicações do Lula e a Anatel têm deslizado bem, principalmente quando reclamamos de descumprimentos das leis e regulamentos contra a Oi/Telemar, que dizem ter como sócio o Lulinha. Não consegui, até hoje, fazer com que a Oi e a Anatel cumpram com o fim da venda casada entre telefonia fixa e acesso de banda larga via ADSL. É duro!


PARA SENADORES

A disputa está bem favorável para Aécio e Itamar, com Pimentel (ótimo nome também) na sequência. Aécio deve ser eleito e merece. Eu não consigo achar graça no retrógrado e tinhoso Itamar, embora reconheça que ele tem bom caráter e que foi responsável pelo início do fim da descontrolada inflação no país.


PARA DEPUTADOS FEDERAIS
E pelo Matto Dentro, para deputado federal, é visível e esperado o crescimento do Neidson Freitas (PP) em Itabira. Neidson é o candidato natural da situação, que, por si só, tem a obrigação de carregar uns 18 a 25 mil votos, pelo menos. A não ser que seja muito ruim de votos. Também, recebi um e-mail do instituto DataMG, cujo dono é o assessor dele, alegando 45,2% de intenção de votos para ele, à titulo de “pesquisa espontânea de votos válidos”, que mais soa a uma tentativa forçada de persuasão eleitoral. Nos panfletos, fartamente distribuídos pela sua campanha, o garotão situa-se à frente até do Anastasia. Ah... moleque! Assim, de agora em diante ele tem a obrigação de render essa votação, porque, caso contrário, ou sua assessoria terá que explicar sua decadência na reta final, ou ter que explicar o porquê que “erraram” nos cálculos das pesquisas. Esse povo é doido! Como previ meses antes, o futuro político do Neidson depende totalmente desta eleição, por isso era previsto que investissem tudo nele, inclusive até em plantar informações. Se for mal votado, não passará de um vereadorzinho na cidade, que nada de relevante fez e que se omitiu nas suas responsabilidades de fiscalizador e legislador.

Bernardo Mucida (PT) parece ter crescido bem, sua campanha passou a contar com mais volume na cidade, mas ainda padece por ser pouco conhecido. Assisti um vídeo dele na internet, em que ele faz discurso em cima de uma caminhonete. É uma pena que ele falou (e bem), mas praticamente para ninguém. Aí está o desafio maior de sua coordenação, que alega o fato de quem o conhece, gosta e apoia. Bernardo tem boas idéias, mas se arrasta, como os demais da oposição, por falta de um projeto político consistente. 

Adício Soares (PTN) parece ter perdido um pouco de espaço na cidade, mas tem corrido mais longe, com grande volume de campanha na região e com melhores chances de se eleger. Até então, liderava as pesquisas em Itabira, agora, se nivela com o Neidson. Entretanto, na região, de Catas Altas para cá, Neidson nem é comentado, a não ser por zombaria, enquanto Adilson (ou Adício) goza de bem melhor aceitação e volume de campanha. O que fez Adício cair um pouco na cidade foi a declaração de bens, na qual ele atestou o empréstimo  de centenas de milhares de reais para o ex-secretário de governo do João Izael, o Sebastião Campos, correligionário dele. Nada que faça o Neidson ser melhor do que ele, porque é do grupão, tem muito menos experiência e não tem dado mostra que cumpre com os acordos, tal como fez com a Confecon (Conferência Regional de Comunicação), que simplesmente ignorou o que acertou e não pagou a quem devia. Um dos palestrantes, o jornalista Heitor Reis, sofreu um AVC depois do evento e precisa muito do dinheiro que fizera jus e que havia ficado a cargo da Câmara Municipal, sob a presidência do Neidson, segundo informou o blogue do Zanon.


PARA DEPUTADOS ESTADUAIS
Para deputados estaduais, segundo o DataMG (cujos resultados para estadual parecem coerentes), Damon lidera com 20,8%, seguido de Doutor Robson com 11,2%. Banana e Élson Sá se arrastam com 1,2% e 3%, respectivamente. Pelo que se nota, Damon assumiu boa parte da parcela dos votos de protesto contra o grupão, só que corre risco de não ir muito longe, por falta de um projeto político abrangente, inclusive com o PT, PMDB, PcdoB e outros partidos simpatizantes. 

O que se pode concluir, até agora, é que os eleitores estão de olho nos resultados pregressos. Se o postulante agiu corretamente, se mostrou serviço, fará jus ao retorno dos eleitores. Por exemplo, se a grande virada do Élson Sá e demais companheiros do G6 tivesse acontecido um ano antes, Neidson não teria abafado tanto os demais vereadores. Aí estão as provas de que os eleitores estão atentos a todos os movimentos desses políticos. Tomara que, de agora em diante, os demais políticos e grandes partidos itabiranos não mais se curvem aos interesses menores de empreguinhos e pequenas benesses do executivo. Eleger alguém, é difícil. Sem dúvidas, o Doutor Robson é o que tem maiores chances, por causa de sua legenda.

4 comentários:

  1. Fernandinho,
    estou lendo seus comentarios e gostaria de informar que realizei calculos matematicos da ultimas eleiçoes de Itabira.
    1)- Vota-se para federal mais que para Estadual.
    2)- Para federal votos nominais sera de mais ou menos 60.000, para deputado estadual será de 57.000.
    3)- os deputados de fora federal levam mais ou menos 35% e Estadual 20%.
    4)- se verificar as contas veremos que for o mais votado de Itabira, nao tera votos para ser eleito.
    5)- que as chances em Itabira para eleger deputado federal e menor que para estadual.
    6) que do partido da coligação do PTN será necessario ter mais de 60.000 votos, pois tem 71 candidatos aptos e 11 com votos de 30 a 55 mil votos.
    7) para deputado estadual teremos mais ou menos 35 mil votos no partido PRTB (partido criado pelo Gustavo Valadares) se fosse bom estaria lá até hoje.
    8)- qualquer duvida mandarei os calculos para serem conferidos.
    9)- eleitores em 2006 79.400 em 2010 84300.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,
    Parece-me que estes candidatos estão mais se aquecendo para a disputa da Prefeitura daqui a dois anos do que para os cargos em questão nesta eleição.
    Vejo poucos propósitos coletivos, vejo mais carreiras pessoais sendo projetadas.
    Será que estou vendo certo?

    ResponderExcluir
  3. Fernando,
    boa analise mas esta esquecendo que o Neidson pertence a um partido que tem boa base, o vice governardor da chapa de Anastasia é do PP, assim mesmo nao eleito tera prestigio....agora o Adilson da vale, esse tem somente alguns amigos em Itabira...se voce verificar nao havera ranger de dentes porque o mesmo é candidato a qualquer cargo.
    o Mesmo Caso do Banana e do Burcida tem no partido o ponto forte.
    o outros acham que serão eleitos, vamos rezar pedir o milagre, mas os votos nao suficientes em Itabira, para deputado federal vai apurar 60 mil onde mais de 20 mil serão de fora, onde teremos votos para eleger alguém?
    Para deputado estaudal vota-se menos 57 mil, com mais 17 para fora, onde teremos votos para eleger alguém.

    ResponderExcluir
  4. Fernando,achei um absurdo a participação do Cássio Guerra no programa do Zé Geraldo na TV Cultura.

    Ficou claro que ele defendeu o Neidson, desprezou o Bernando e ainda chamou o Adicio de fincha suja, lhe atribuindo vários processos.

    Cássio ainda tentou confunfir o itabirano dizendo que na cidade ninguém se elege e só faltou ele pedir votos para o Gustavo Valadares.

    Será que outras pessoas também podem ter esse espaço?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.