Who's amoung us?

domingo, 12 de setembro de 2010

UM SUSTO

0 APAGÃO

No dia do meu aniversário, resolvi jantar com meu filho e minha namorada na cidade. Bebi, no máximo, um copo e meio de cerveja. Daí, retornei cedo para São Gonçalo, dormi calmamente e, por volta das 3 da manhã, acordei com uma taquicardia danada. Parecia que meu coração batia debaixo da língua. Imaginei que tivesse um pesadelo. Levantei, fui ao banheiro cambaleando e puft... apagou geral.


A LUZ

Vinte minutos depois, acordei com um monte de gente, vestida de branco, olhando assustada para mim. Umas dez ou mais pessoas, sei lá. Ao tentar levantar, percebi que estava conectado a vários cabos, sondas, acessos e agulhas. Seguraram-me e pediram que me acalmasse. A taquicardia continuava forte, mas não sentia dor em lugar algum. Sorri e disse:
-Caramba, que pesadelo doido!
-Calma, Fernando! Você agora está bem. Está na sala de emergência do Centro de Saúde de São Gonçalo, com suspeita de infarto. Fique calmo, que estamos tentando transferir você para Itabira, BH ou Monlevade, numa UTI móvel...
Mantive a calma e cheguei a achar graça. Sem chance. Como poderia estar enfartado, se não sentia dor, se não fumo, me alimento super bem e abandonei o sedentarismo e o estresse há mais de um ano?
-Aqui, acho que vocês pegaram o cara errado. - Ponderei.
Mantive o bom humor, vomitei o jantar e me senti bem melhor, na mesma hora. Perguntaram um monte de coisas e respondi prontamente. Testaram os reflexos e tudo estava bem.
-Você toma algum medicamento? É diabético?
-Não, sou de Itabira! - Respondia ironicamente e achando a maior graça em tudo.


BELEZA, JÁ QUE INSISTEM...

Acatei a insistência da equipe médica e segui, numa UTI móvel novinha para BH, acompanhado de uma enfermeira, minha namorada (que estava visivelmente chocada e preocupada) e o médico que me atendera no plantão. Fui contando piadas para relaxar os acompanhantes. No hospital, fiquei em observação, cheguei receber alta, horas depois. Estava convicto que era equívoco mesmo. Até que, já do lado de fora, chamaram-me de volta para internar no CTI, por um dia, e outros mais no apartamento. O resultado do exame de sangue havia denunciado enzimas, que poderiam causar um coágulo e um consequente AVC.
De novo, levei na brincadeira. Deve ser alguém querendo me assustar. Uma “pegadinha” ou excesso de zelo, sei lá.
-Tá bom, então. Vamos lá! Vou encarar como um descanso forçado. Imagino estar num hotel. Beleza!
Daí, em diante, recebi uma série de telefonemas, visitas, manifestações de carinho, principalmente do pessoal de São Gonçalo. Todo o pessoal da Secretaria de Saúde deu maior atenção e apoio.
Dias depois, recebi o diagnóstico de uma cardiopatia benigna, tratável com medicamentos, graças a Deus, e, caso o problema se acentue, com uma intervenção simples, tudo se resolve.
E, então, para a sorte de alguns e azar de outros, estou de volta, mais revigorado como nunca. São Pedro mandou devolver e aqui estou. 

p.s: Na confusão, esqueci de citar o apoio incondicional que recebi dos meus familiares, que estiveram presentes e que deram total atenção. Muito obrigado a todos pela manifestação de carinho.

6 comentários:

  1. Melhoras e que você se reestabeleça já. O espaço aqui e sua família precisam de você. E não fique comendo em qualquer lugar!

    ResponderExcluir
  2. Que bom q nada de pior aconteceu...vc são e salvo.
    Melhoras,o senhor é um homem bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Fernandão... que loucura heim??? Depois do seu telefonema confesso que fiquei assustado... mas... aká... preocupe não, João Rodão sofreu 3 infartos e continua na carne com gordura, cachaça e cerveja. Você é forte igual a um touro e vai aguentar muitos outros trancos, não na area da saúde, mas de outros lados que não afetam naõ somente você, mas sim uma cidade inteira... AVANTE AMIGAÇO, JUNTOS SEREMOS FORTES!!!! Quando chegar de viagem te procuro...

    ResponderExcluir
  4. Pois é Fernando, é nessas horas q se vê quem são realmente os amigos... a família... e o mais importante é vc se vê de frente com o que não tem domínio... e aí somos obrigados a aceitar que existe algo mto maior que nós!

    ResponderExcluir
  5. Ué, Fernando, fiquei alguns dias sem acessar o Blogue (falta de tempo, mesmo)e agora, como sempre faço, lí todos os posts desde o meu último acesso e sou surpreendida com um relato desses! Cara, que susto, hein? Com a riqueza de detalhes que você relatou o mau súbito, dá pra gente entender tudo e até se coocar no seu lugar. Você é forte fisica e espiritualmente e tudo vai ficar bem. Tenho certeza disso. Forte abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.