Who's amoung us?

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VEJA COMO ANDA A REPUTAÇÃO...

PF vai monitorar eleição em municípios de MG com histórico de crimes eleitorais”
Esta é a manchete do portal Uol, na página dedicada às eleições deste ano. 

O repórter Rayder Bragon, em Belo Horizonte, noticiou que agentes da Polícia Federal fiscalizam, desde a terça-feira (28), localidades do Estado de Minas Gerais com histórico de crimes eleitorais. Ao todo, 450 agentes estão distribuídos em 45 municípios, incluindo Belo Horizonte, e a incumbência do grupo será a de coibir crimes como compra de votos, abuso de poder econômico e político, propaganda ilegal e a prática de boca de urna, se verificada no dia da votação. 

Segundo o juiz José do Carmo Veiga de Oliveira, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE de Minas Gerais, a operação casada da PF com o órgão vai ter apoio das polícias civil e militar do Estado e do Ministério Público Eleitoral. De acordo com Oliveira, além da fiscalização no dia da votação, a operação pode desdobrar-se em eventuais punições a eleitos, mesmo após o fim do pleito e a conseqüente diplomação do candidato. “A cada eleição nós identificamos algum tipo de prática que requer a intervenção da polícia. Então, nós estamos agindo preventivamente neste ano. Para se ter uma idéia do trabalho realizado, após a eleição de 2008, somente no 1º ano de mandato (2009), foram cassados 20 prefeitos e os respectivos vices e realizadas novas eleições”, disse ele. A operação, no dia do 1º turno de votação (3 de outubro) será das 7h da manhã até a conclusão da apuração dos votos. “Os contatos (entre as equipes de campo e os coordenadores do grupo) serão feitos por telefone, e-mail, enfim, o meio mais rápido de comunicação que o local dispuser”, declarou o juiz.

Então, Itabira tem o tal “histórico de crimes eleitorais...”

Itabira é uma das (apenas) 45 cidades (entre 853 de MG) ‘agraciada’ com a presença da Polícia Federal e a confirmação de ‘histórico de crimes eleitorais como compra de votos, abuso de poder econômico e político e propaganda ilegal’.

O antenado repórter itabirano, Átila Lemos publicou em seu site que “a determinação (da presença da PF) é do Tribunal Regional Eleitoral, para as cidades que tiveram maior incidência de crimes eleitorais nos últimos oito anos”. E, de quebra, fotografou os agentes na porta do Fórum Desembargador Drummond, no bairro Pará. 

Um comentário:

  1. Sei que é cômico mas, mesmo assim, isso me deu uma vontade de chorar...

    Será que ainda vai demorar muito para a população começar a reagir?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.