Who's amoung us?

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Valério, uma nova chance

Por: José Norberto

Por onde andam aqueles 4 mil associados que existiam no clube? Será que o gato comeu? Porque tanto descaso. Certo é que do jeito que está não pode ficar.

A situação atual que envolve a decadência estrutural do Valeriodoce Esporte Clube, requer cuidados e começa a incomodar o povo itabirano de uma maneira geral. Eu mesmo passei a ficar preocupado com as constantes críticas que partem da imprensa com vistas a formar uma opinião e tomar posição em relação ao que se deve ou não fazer para evitar que um mal maior ao existente, leve definitivamente o clube à falência total.

Os números revelados sobre o passivo são para lá de preocupantes. Mas ainda sim merecem ser trabalhados de forma criteriosa para que se encontre uma saída honrosa para sanear a dívida do Clube. Sabemos das certidões negativas que precisam ser resgatadas, somadas aos processos de causas trabalhistas com os respectivos gastos processuais, entre outras dívidas.
Estima-se que esse valor aproxime-se dos 3 milhões de reais. Uma cifra que, a grosso modo se levado em conta, é quase que praticamente impossível de ser saneada. Mas pergunto: desistir é a saída? Penso que uma ação do tipo mutirão entre pessoas de bem que amam o Clube, aliadas aos órgãos públicos governamentais e empresários possam resgatar e sanear de vez o Valério e proporcionar-lhe uma sobrevida.

Já houve até que sugerisse a troca de nome, criando-se uma nova agremiação. Mas fica nesse caso, outra pergunta: será que seria por aí a via honrosa para a dedução do déficit, para um clube que está às vésperas de completar 70 anos. E acrescento mais: onde ficaria situado o sentimento itabirano de quem nasceu ali dentro e viveu a maior parte de sua infância e juventude, desfrutando das atividades de lazer e entretenimento que ele ofereceu e que tem toda a condição de ainda disponibilizar à população, como alternativa de ocupação do ócio para os jovens e àquelas outras pessoas que estão adentrando à “melhor idade”?

Pois é, se você pensa que é possível reverter esse quadro que se avizinha mais sinistro do que demonstra, convoco-os a arregaçarem as mangas para que junto à Diretoria e ao Conselho Deliberativo e possamos numa grande corrente PRO VALÉRIO mobilizar as forças vivas da comunidade para numa grande empreitada. Creio que, dessa forma, encontraremos a alternativa justa e saudável para o seu resgate, devolvendo-lhe a glória de que é merecedor.

Não custa lembrar, que no momento em que os índices de criminalidade ganham números alarmantes com o advento do “crack”, toda preocupação é pouca com as crianças e jovens. Ele se tornou, pois, o “atleta” antagônico da atualidade, colocando numa ponta as crianças e adolescente (reféns) e na outra, o inchaço dos presídios e penitenciários, afora as casas de recuperação, que não recuperam porque na volta ao “habitat” comum, a cena se repete uma vez que sem muitas alternativas de vida, o retorno ao vício é inevitável.

Acreditamos nós, do Valeriodoce, que a solução possa residir no esforço plausível e compensador se levássemos em conta o investimento presumido para recuperar a estrutura do Clube em comparação ao que se gasta na manutenção dessas mesmas personagens que, não tendo muito o que fazer, acabam se tornando vítimas e presas fáceis daqueles que fomentam o crime organizado alimentando a “roda viva”.

Por isso, entendemos que a união dos credos religiosos, da APAC, Conselho Tutelar, OAB, Clubes de Serviços vários, com destaque para o Rotary e o Lions, Polícias Civil e Militar, Interassociação, Câmara e Prefeitura Municipal, enfim, da população de forma mais ampla, associados à todos que comungam com esta iniciativa de reerguer o Valeriodoce Esporte Clube, seja o caminho a ser cimentado. Sobretudo a empresa VALE, cujo o nome o Valeriodoce herdou da empresa no tempo em que a mesma, ainda era estatal, cabendo-lhe, pois uma parcela significativa de empenho nesse caminhar em busca de resultados positivos e reais a solução definitiva dessa problemática.

Retrucamos, inclusive, a retórica àqueles que tomam por hábito, dizer que a Vale e outros ajudaram e que as administrações anteriores não corresponderam à altura do investimento. Nesse caso, não encontrará ressonância nesta atual administração liderada pelo gestor Reginaldo de Sá Oliveira e Cia. que, bravamente, emprestam o nome, tempo e disposição, que não são poucas coisas, para continuarem a tarefa de mantê-lo suspirando, enquanto são aguardados movimentos com propósitos transparentes de resgate e recuperação do mesmo e, quem sabe, até com uma gestão compartilhada, de modo que o clube volte a ocupar o cenário que sempre evidenciou o município de Itabira no estado, país e mundo.

E vou mais além: É preciso melhor esse discurso surrado de que não temos culpas no cartório. Em meio à comemoração dos 70 anos de existência do clube, misturado com a chegada da Copa, não deveria ser correto o Itabirano prescindir da oferta de colocar as nossas estruturas a serviço do Comitê Internacional de Organização Estrutural da Copa, como forma de investimento, potencialização e fomento do turismo local e regional, para atração turística.

Nossas relíquias não são poucas para avivarem como instrumento, o nosso turismo, se entendermos que neste berço esplêndido há quem sempre bradou o nome de Itabira. Há também o Valério em nosso coração. Drummond descansa, nós itabiranos não. Sabemos que os nossos valores são reluzentes, cujo brilho é inconteste. Carlos Drummond de Andrade associado ao Valério e à Vale do Rio Doce, somado com o nosso turismo em crescimento na região, acredito, somos uma grande força atrativa para quem vier para participar da copa de lá ou de cá, que trazem como pano de fundo, a possibilidade de visitar outras culturas a exemplo da nossa.

Portanto, há que se pensar um pouco mais além do que a nossa vã filosofia. Valeriodoce já, para o bem de todos.

2 comentários:

  1. Para início de uma bom começo para reerguer o Valeriodoce, sugiro a negociação com a Vale da construção de um novo estádio em troca a cedencia do atual espaço que a meu ver interessa mutio mais a empresa.
    Em segundo lugar, sugiro a troca dos dirigentes atuais por pessoas interessadas na sobrevivência do clube.

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de anónimo é mesmo phoda!
    Ô burro, te interessa saber que a tal Vale(?) doou as instalações ao Município de Itabira e logo após cessou quase que totalmente o apoio ao Valeriodoce?
    Esta mineradora tem mais é que voltar a investir e muito no VEC a exemplo dos R$10milhões que vem investindo na criação de um novo Clube na cidade de Belo Vale.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.