Who's amoung us?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

À MARGEM DO BREJO



A SUJA

De acordo com o Diário de Itabira, de 27 de agosto, a Câmara Municipal de Itabira resolveu, após longos anos de completo silêncio e bem na época de eleições, dar um grito em defesa do meio ambiente: Querem agora promover uma Audiência Pública para debater a escassez de água na sede do município, devido ao rebaixamento dos lençóis freáticos nas minas circunvizinhas.

É óbvio que eles têm completa razão de debater, de discutir a fundo e de propor ações concretas para que a condicionante 12, definida após a Audiência Pública Ambiental, durante o Governo Jackson, seja atendida. Afinal, não é justo que nós, cidadãos que já pagamos caro por esse líquido essencial à vida, venhamos a arcar com mais aumentos, causados pelo bombeamento e tratamento de água vinda de mananciais mais distantes, depois do esgotamento das fontes atuais, porque a Vale as destruiu e lucrou muito com isso.


AS MAL-LAVADAS

O 'pobrema' é se a Vale resolve, também, abrir a boca. Desde que os parques municipais da Água Santa, Belacamp e Nova Vista foram completamente depredados, obras que custaram milhões de reais para a mineradora que fora obrigada a construí-los por causa das mesmas condicionantes, a Vale não se pronunciou, tampouco fez qualquer ingerência (pelo que sei), até porque não era mais da sua alçada.  Mas, certamente, os envolvidos nas obras, devem ter ficado danados da vida.

É óbvio que a mineradora sabe que, essas depredações, ocorreram por completo desleixo e incompetência da Prefeitura, nos governos de Ronaldo Magalhães e do João Izael, sob os olhares cegos dos vereadores, incluindo-se aí o presidente da casa, Neidson Freitas, que agora resolve correr atrás, 'coincidentemente' durante sua campanha para deputado federal.


E PARA FALAR QUE NÃO FALEI DAS FLORES
 
Então tá bom... Para não dizerem que sou radical, vamos dizer que a iniciativa da câmara de provocar a audiência pública sobre o fornecimento de água na cidade é essencial. É claro que é. Beleza... Mas, só por garantia de que estão, agora, falando sério, proponho que a audiência ocorra depois desta eleição. Que tal?


4 comentários:

  1. Pertinete a tal Audiência. Mas no momento tem contação de campanha política. Será que os demais vereadores não percebem? Quem acompanha a imprensa lembra de dezenas de café ali relizado com seguimentos da sociedade.
    Jornais, Portais, Radios, divulgaram como muito estardalhaço.
    Tenho certeza que o que eu participei, até o momento nada.
    Marconi Ferreira.
    fontedapedra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fernando,
    que tal você sugerir para que a Câmara também discuta e aprove a manutenção/reforma do parque da Àgua Santa e solicite da Prefeirua um plano de manutenção do Parque do Intelecto. Andei lá neste último neste fim de semana e já são necessárias correções... senão daqui a pouco acaba também!

    ResponderExcluir
  3. Mas, até o momento a Vale(?) não disse aonde e como irá captar a água para o consumo da população itabirana, concluindo a principal das LOC que assinou há dez anos.
    Sem contar os dizeres do gerente geral dela, Rodrigo Chaves, que Itabira não sabe captar água.
    Naquela altura ele se esqueceu de dizer que a goela da Vale(?) é enoreme...

    ResponderExcluir
  4. A situação itabirana é crítica, andamos de olhos fechados e recebemos parques (que já foram devidamente depredados), ao invés de obras de infra estrutura (como a captação de água pra abastecer o município). É a visão tacanha de 'administrações públicas municipais' passadas e presentes. Está mais do que claro que o interesse dos administradores dessa cidade é meramente pessoal, parece uma ação entre amigos, "agora é a minha vez, na próxima vai você", E assim nos empurram aglomerados (Monsenhor José Lopes, Carlos Drumond de Andrade e outras barbáries)candidatos. Itabira? Itabira é um mero detalhe na caminhada dos fazedores de fortuna com o alheio. Vejam só nas mãos de quem estamos!!! Reaja Itabira!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.