Who's amoung us?

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ENFIM, O PRIMEIRO ANO DO FILHOS-DO-CAUÊ


Há um ano atrás, eu e o Tonny Morais, num encontro informal no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, queixávamos que a ONG, para fiscalizar as instituições itabiranas, não havia saído do papel. Estávamos inconformados com o destino decadente de Itabira, que vivia com a Câmara Municipal toda aliada ao inerte governo João Izael, com uma justiça que parecia silenciosa e nossa população sem brio, sem esperança.

Daí, nasceu a idéia de criarmos um blogue coletivo. Só que, até então, era apenas uma forma, quase que isolada, de desabafo, de protesto puro e simples. Sem investimentos de divulgação dele, sabíamos que não seríamos lá muito lidos e acompanhados. Entretanto, definimos que o blogue deveria ser coletivo, contando  com autores responsáveis e de várias tendências ideológicas e partidárias, para mantê-lo democrático e mais isento possível.

E então, de uma iniciativa despretensiosa, foram chegando novos autores de peso, novas adesões de pessoas que compreenderam e que permitiram se expor, se manifestaram e que registraram aqui suas opiniões. Vieram outros também, que, mesmo que não tenham ainda publicado algo, silenciosamente apoiaram, dando corpo ao coro a favor de Itabira. Tivemos advogados, jornalistas, marqueteiros, empresários, professores e artistas. Estava formado o blogue coletivo apartidário da cidade.

De lá, para cá, batemos muito, denunciamos, criticamos e expusemos as entranhas podres do poder e de sua vizinhança. Mesmo que não tenhamos alcançado ainda todas as camadas populares (e acho difícil com este modelo de textos mais complexos), acredito que houve uma colaboração na formação de opinião na cidade.

Coincidentemente, a partir de então e com o aumento de órgãos independentes na cidade (Jornal Mosaico, blogue do Zanon, Jornal Vox, Jornal Impacto e O Trem), algumas rupturas começaram a se suceder na cidade. A Câmara, antes 100%  vinculada ao grupão, virou de lado. O G6 (grupo dos 6 vereadores) nasceu , mostrou o poder esquecido e colocou abaixo a várias iniciativas tendenciosas, como a pretensão do Neidson de se manter na presidência; vetaram o empréstimo para obra do Bulevar;  não se "enquadraram" no pedido do prefeito em apoiar os candidatos 'oficiais'; reduziram de 35 para 10% o índice máximo de remanejamento de verbas da prefeitura; o Ronaldo Magalhães não teve sucesso com seu golpe contra o PV; o vice prefeito abandonou o barco; João Izael mexeu no secretariado e tantas outras mudanças, que pareciam improváveis, até então.

Culpa ou mérito nosso!?! Não creio nisso. Seria muita presunção nossa. Na verdade, com a chegada de outros órgãos de imprensa mais livres, a sociedade passou a ter mais coragem e passou, mesmo que timidamente, a torcer o nariz.

Então, indiferente de chamarmos para nosso umbigo os méritos, temos que comemorar. E como democrático que somos, sugiro uma votação das notas mais legais. Uma ótima oportunidade para vocês, leitores, conhecerem antigas notas ainda não lidas. Daqui a pouco, publicaremos aqui os textos para serem escolhidos. De presente, apresentamos o novo leiaute do blogue mais falado da cidade. Esperamos que aprovem e continuem conosco.

Muito obrigado a todos, pela companhia e pelo apoio. Itabira agradece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.