Who's amoung us?

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PÉROLAS DO FILHOS-DO-CAUÊ

Selecionei algumas pérolas registradas no primeiro ano do Filhos-do-Cauê.  Algumas postagens, pela qualidade dos textos, outras, pela

Autor: Fernando Martins – 13/08/2010.
5 comentários.
Sinopse: Reproduz notas de Raquel Faria, para o Diário de Itabira, sobre a discrepância entre os altos lucros da Vale, em detrimento do baixo retorno para o país. Em seguida, o autor analisa e critica a ‘pequenês’ dos políticos itabiranos, principalmente os candidatos a deputados federais, por não apresentarem um plano para revisão dos royalties e da fiscalização da aplicação dos mesmos.
 

Autor: Fernando Martins – 31/07/2010.
9 comentários.
Sinopse: Compara o projeto do I-Tec (Parque Tecnológico Itabirano), inaugurado no governo Ronaldo Magalhães, com as reais instalações. Uma severa, mas muito bem humorada, crítica de um grupo político vendedor de ilusões.

Autor: Tonny Morais – 28/07/2010.
6 comentários.
Sinopse: O autor rechaça a carta de renúncia do ex-candidato a deputado estadual, Ronaldo Magalhães.

Autor: Fernando Martins – 08/07/2010.
2 comentários.
Sinopse: O autor expõe a trajetória política do João Izael, desde quando era muito bem aceito na classe política, até o momento, no qual os companheiros do João estão ‘urucando’ ele, depois que ele alcançou a pior aceitação já vista na cidade.

Autor: Marcelo Pinto Coelho – 01/07/2010.
4 comentários.
Sinopse: Um triste retrato da situação do Parque Natural do Ribeirão São José, em frano abandono e depredação.

Autor: Mauro Moura – 25/06/2010.
2 comentários.
Sinopse: Critica a linha ‘facista’ adotada pelo assessor de comunicação da prefeitura, Fernando Silva, ao distribuir mais anúncios para os órgãos de mídia que se ‘afinam’ com o governo.

Autor: Genin – 16/06/2010.
4 comentários.
Sinopse: Uma bela charge cedida pelo jornal O’Trem, Genin e Lúcio Sampaio, criticando o sombrio futuro de Itabira, muito propenso para roubos à sombra.

Autor: Fernando Martins – 12/06/2010.
6 comentários.
Sinopse: Uma real montagem fotográfica sobre o comportamento das assessorias de comunicação da prefeitura e da câmara.

Autor: Fernando Martins – 02/06/2010.
0 comentários.
Sinopse: O autor expõe as dificuldades que passava o Ronaldo Magalhães, para que sua candidatura a deputado estadual decolasse. Uma quantidade de ‘SE’s que inviabilizaram a reeleição e culminou com a renúncia.

Autor: Fernando Martins – 01/06/2010.
6 comentários.
Sinopse: Um texto sobre o que seria uma boa novidade para os cidadãos acompanharem a execução orçamentária da prefeitura, em cumprimento da lei complementar 131 (Lei da Transparência), que começou a funcionar com erros no portal da prefeitura e que depois foi retirado do ar. Um flagrante descumprimento da lei pelo governo João Izael.

Autor: Bernardo Mucida – 26/05/2010.
6 comentários.
Sinopse: Uma interessante reflexão sobre a dependência econômica de Itabira com a mineração, na qual o autor responsabiliza todos nós no destino da cidade.

Autor: Érico Porto – 30/04/2010.
2 comentários.
Sinopse: Retrato da situação das estradas dos distritos de Itabira, mesmo após o ‘pequeno’ investimento dos 11 milhões de reais em manutenção, sem concorrência!

Autor: Bernardo Mucida – 10/04/2010.
7 comentários.
Sinopse: Excelente crítica do cientista político, que ironiza o que é vendido na mídia, pago com dinheiro público, e a realidade.

Autor: Fernando Martins – 28/03/2010.
3 comentários.
Sinopse: Um texto que narra a manobra encabeçada pelo vereador Élson Sá, ao retirar o direito do Neidson Freitas de se reeleger, pelo terceiro ano consecutivo, para presidente da casa, como forma de se autopromover.

Autor: Fernando Martins – 23/03/2010.
10 comentários.
Sinopse: Um dos melhores textos do autor, no qual revela que, com a inércia da oposição na cidade, quem assumiu a frente foram os próprios correligionários do João Izael. Começava aí a rejeição do João.

Autor: Fernando Martins – 09/03/2010.
25 comentários.
Sinopse: Uma grave denúncia de favorecimento para o “Imprensa Jovem”, atribuído ao pastor Ailton Moraes, que acumulava o cargo de secretário da ouvidoria da prefeitura. Recorde de comentários no blogue.

Autor: Fernando Martins – 28/01/2010.
8 comentários.
Sinopse: Denúncia apresentada no blogue sobre a contratação da empresa para o carnaval, antes mesmo dela ter vencido a licitação, marcada para 4 dias após!

Título: CORAGEM JOÃO
Autor: Bernardo Mucida – 12/01/2010.
13 comentários.
Sinopse: Excelente texto, no qual o autor incentiva o prefeito para uma virada de mesa, para que ele se desprenda dos excessos de compromissos com o seu grupo, para que seu governo decole.

Autor: Henrique Nery – 13/12/2009.
1 comentário.
Sinopse: Uma interessante leitura do autor, cuja previsão acabou se consolidando. Redigido em dezembro, parece que foi escrita neste mês.

Autor: Fernando Martins – 01/12/2009.
7 comentários.
Sinopse: O autor ressalva, neste texto, os bons nomes que compõem o grupão, mesmo sendo ele composto por grupos tão ideologicamente contraditórios e, ainda, aponta para um futuro melhor, desde que provocado por membros das tradicionais famílias itabiranas.

Autor: Henrique Nery – 07/11/2009.
0 comentário.
Sinopse: Uma bem humorada e inteligente análise de cenário político naquela época.

Autor: Fernando Martins – 19/10/2009.
0 comentário.
Sinopse: Dia decisivo na história política de Ronaldo Magalhães, ao convocar imprensa para uma coletiva, quando anunciaria o golpe da filiação no PV. Desde então, o blogue se posicionou contrário, promoveu uma enquete para avaliar a repercussão (que revelou-se negativa ao deputado) e que veio a culminar, meses depois com a renúncia da sua candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.