Who's amoung us?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O dia depois de amanhã

Vivemos na região das minas. Neste pedaço do planeta, a maior parte da riqueza é gerada por meio da mineração. Há lugares em nosso imenso planeta em que a riqueza é fruto da agricultura, enquanto em outros a atividade industrial é o grande motor econômico. Há lugares em que predomina o comércio de bens, em outros, a prestação de serviços. Nós vivemos na região das minas, e por aqui predomina a mineração.

A mineração é capaz de sustentar durante longos anos a riqueza da região mineradora. Enquanto a terra é minerada, extrai-se enorme riqueza do solo, que é processada e vendida. Uma pequena parte do valor auferido com a venda do mineral é revertida, por meio de impostos, para a região que suporta a mineração. A maior parte cobre os gastos da atividade e remunera a empresa mineradora. Poderíamos viver durante anos assim, uma geração atrás da outra.

É inegável que a atividade de mineração proporciona expressivos benefícios socioeconômicos, dinamizando o mercado de trabalho, modernizando a infraestrutura de serviços e gerando vultosa arrecadação tributária ao município. Porém, a mineração é atividade finita; minério não dá duas safras.

Se um dia nossa fonte de riqueza irá acabar, e sabemos disso, devemos cuidar para criar alternativas econômicas à mineração. Contudo, ao longo do tempo, nota-se que mesmo as mais antigas cidades mineradoras permanecem dependentes da mineração e raramente possuem perspectivas de desenvolvimento autônomas à atividade mineral.

Para quem vive na região das minas, resta a tarefa de buscar alternativas econômicas. Nosso avanço até os dias de hoje são ainda tímidos. Já faz décadas que cerca de 90% da riqueza produzida em Itabira é fruto da mineração. O vigoroso crescimento econômico permanece atrelado a uma atividade específica e não-renovável. O crescimento do setor de serviços, especialmente nas áreas de educação e saúde, é um importante esforço rumo à diversificação econômica, mas ainda insuficiente para atenuar a dependência à mineração.

O desafio é enorme. Ao nosso redor, não faltam exemplos de cidades que chegaram ao auge econômico com a mineração, e com a exaustão do mineral, vivenciaram declínio e estagnação econômica. Por isso, é preciso buscar diversificação econômica. Gestão pública municipal eficiente e transparente é premissa básica. Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo são exemplos de cidades da nossa região que demonstram como uma gestão eficiente modifica a vida de um povo e de um lugar.

Mas não é responsabilidade apenas de um governo: é responsabilidade coletiva. Governo local, estadual e nacional, sociedade civil, Vale e demais empresas. O que será depois de amanhã? A responsabilidade é de todos nós.

6 comentários:

  1. Olha mais merda chegando aí... o dia depois de amanhã ou depois da eleição que vá pro raio que nos parta.

    Newton Cardoso busca apoio em Itabira para deputado federal
    26/05/2010 15H19
    Encontro com cerca de 30 personalidades políticas aconteceu no Labinho Pizzaria durante esta manhã
    ANDRÉ NOGUEIRA
    O ex-governador de Minas e pré-candidato a deputado federal pelo PMDB, Newton Cardoso, esteve hoje, 26, em Itabira, num encontro com lideranças políticas locais, na busca por apoio nas eleições. Acompanhado de cerca de 30 personalidades, a reunião foi no Labinho Pizzaria, no bairro Amazonas.

    Newton Cardoso disse que não pretendia se candidatar, mas houve o convite de diversos amigos parlamentares e ele acabou mudando de ideia. O pré-candidato contou que seus colegas lhe disseram que Le possui muito respeito no Congresso, por isso sua candidatura fortaleceria o partido e suas decisões.

    No discurso, pediu apoio itabirano. “É de grande importância para uma cidade ter um representante no Congresso Nacional. Itabira é uma cidade de muito potencial. Só precisa de um representante”, argumentou. “Élson [Sá] na Assembleia e Newton no Congresso”, ressaltou Armando Costa, membro da comitiva.

    Um dos membros do PMDB-Itabira, Douglas Martins, ressaltou a importância da participação dos jovens na politica. “O jovem é muito importante na política. Exemplo disso é o nosso presidente da Câmara Municipal de Itabira, que é jovem e desenvolve um grande trabalho na cidade”, comparou.

    Newton Cardoso fez um curto discurso pequeno, de pouco mais de sete minutos, e garantiu apoio ao candidato a deputado estadual, Élson Sá.

    ResponderExcluir
  2. Bernardo,
    o nosso respeito, ainda mais quando andam falando de Newton Cardoso e personalidades do PMDB, meu Deus como rezei, chorei e pensei onde andam os nossos passos da vida afora onde anda nossa vida de sonhos..Itabira tem futuro e como tem. veja relembre e pense, cada dia sABEMOS o que podera acontecer.. havera nossos proximos anos mais empregos, universidade federal, uma cidade tranquila com qualidade de vida.
    assim, pense que voce nao precisa usar nome de filme.

    deixo como lembrança a letra da música quem sabe .....

    Eu tô sentindo que a galera anda entediada
    Não tão ouvindo nada e não tão dando risada
    E aí qualé vâmo lá moçada
    Vâmo mexe vâmo dá uma agitada
    Esse nosso papo anda tão furado
    É baixaria prá todo lado
    Eu quero me esbaldar quero lavar a alma
    Quem sabe sabe quem não sabe bate palma
    E prá celebrar a nossa falta de assunto
    Vâmo todo mundo cantar junto(Ueba!)

    Eu não nada prá dizer
    Também não tenho mais o que fazer
    Só prá garantir esse refrão
    Eu vô enfiar um palavrão

    Eu não tenho nada prá dizer
    Também não tenho mais o que fazer
    Só prá garantir esse refrão
    Eu vô enfiar um palavrão
    De novo:

    Mas eu tô vendo que a galera anda entediada
    Não ta fazendo nada e não tão dando risada
    E aí qualé vâmo lá moçada
    Vâmo agita vâmo dá uma detonada
    Esse nosso povo anda tão chutado
    Quando não é o vereador roubando
    É o deputado
    Eu quero me esbaldar quero lavar a alma
    Quem sabe sabe quem não sabe bate palma
    E prá celebrar a nossa falta de assunto
    Vâmo todo mundo cantar junto

    Eu não tenho nada prá dizer
    Também não tenho mais o que fazer
    Só prá garantir esse refrão
    Eu vô enfiar um palavrão

    Eu não tenho nada prá dizer
    Também não tenho mais o que fazer
    Só prá garantir esse refrão
    Eu vô enfiar um palavrão
    De novo:

    Eu quero me esbaldar quero lavar a alma
    Quem sabe sabe quem não sabe bate palma
    E prá coroar a nossa falta de assunto
    Vâmo todo mundo cantar junto

    Eu não tenho nada prá dizer
    Também não tenho mais o que fazer
    Só prá garantir esse refrão
    Eu vô enfiar um palavrão:

    Eu não tenho nada prá dizer
    Também não tenho mais o que fazer
    Só prá garantir esse refrão
    Eu vô enfiar um palavrão:

    Eu não tenho nada prá dizer
    Também não tenho mais o que fazer
    Só prá garantir esse refrão
    Eu vô enfiar um palavrão:

    ResponderExcluir
  3. Onde foi que errei Newton Cardoso e Elson Sa, faltou somente o apoio a Ronaldo Magalhaes e seu trio, mas é tudo a mesma coisa...Itabira, pode e merece mais.

    ResponderExcluir
  4. Sexta, 27, foi o último dia para Itabira se adaptar à Lei da Transparência.

    Itabira quis tanto, mas tanto ter mais de 100 mil habitantes: agora os prefeitos descaradamente imperfeitos - puro eufemismo, terão que, por lei, serem transparentes, como não querem ser. (Está no plural porque, acho, Itabira tem mais de um prefeito: JoãoRonaldo e IzaelMagalhães).

    Apesar das reinvidicações públicas, como blogs e trabalhadores, e do conivente Ministério Público em Itabira.


    Veja o que saiu no Nassif:

    As novas ferramentas do Portal da Transparência
    Por Sanzio

    Acho esta notícia importante:

    Receitas e despesas do governo serão publicadas diariamente
    From: TVNBR | 27 de maio de 2010 | 93 exibições

    Carregando…
    Mais transparência nos gastos públicos. União, estados e municípios com mais de 100 mil habitantes devem garantir ao cidadão acesso detalhado às depesas governamentais. É o que determina a Lei da Transparência. Hoje (27/5) é o último dia para governos estaduais e municipais se adaptarem à nova regra.

    A Controladoria-Geral da União anunciou as medidas para implementação da lei e também apresentou uma nova ferramenta de consulta no Portal da Transparência.

    Para acompanhar pelo Twitter: http://twitter.com/luisnassif

    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/29/as-novas-ferramentas-do-portal-da-transparencia/

    ResponderExcluir
  5. oba vamos ver a tansparencia de LULA o poderoso chefão.

    ResponderExcluir
  6. Amigo,
    Um dia depois do amanhã, como sobreviveremos?? Já vi este filme sem roteiro... vazio, "sindrome do tutu caramujo", chega... voçê se propõe a liderança, escreve sobre isso???
    A cidade é maior, o itabirano é maior, sobreviveremos com ou sem, isso ou aquilo, a criatividade, a garra, a vontade de vencer é que nos faz vencedor...jovem. Diversificar é importante SIM, mas francamente isso não se faz da noite para o dia! Pergunte ao seu pai(Dr Caio) já fomos muito mais dependentes, e já tivemos lideranças mais empreendedoras e inovadoras...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.