Who's amoung us?

sábado, 1 de maio de 2010

Grupos políticos disputam canal de TV para Itabira e região

Mais rápidos e intrépidos do que os demais grupos econômicos, dois grupos políticos itabiranos , ambos ligados ao grupão, disputam um novo canal de TV para Itabira.

Trata-se da concorrência 004/2010 do Ministério das Comunicações, com valor mínimo orçado pela 'bagatela' de R$ 1.263.460,32, só para a concessão do novo canal 10+, que poderá atingir Itabira e toda a região. Entretanto, o valor final a ser desembolsado pelo vencedor, especula-se que pode ultrapassar  de R$ 4 milhões de reais, como disse, só para ter o direito de exploração do canal por 15 anos. Ainda deverão ser acrescidos no investimento os custos com aquisição de equipamentos, que são carísssimos, e  o custeio, que é bem alto. Para se implantar uma TV, com qualidade semelhante à da TV Cultura de Itabira e que já não é lá grandes coisas, pode-se ultrapassar, facilmente, a cifra de outros 1 milhão e tantos de reais. 

A fase de habilitação, com apresentação da documentação e projetos, aconteceu no dia 23 de abril passado. Em  entrevista, por telefone, com o Cácio Guerra, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itabira e um dos interessados, 9 grupos participaram da primeira fase licitatória, sendo que 3 são de São Paulo e 2 de Itabira, um deles encabeçado pelas filhas do Cácio e outro grupo identificado como WG, que segundo o Cácio pertence ao Wilson (Campos), tido como dono da Rádio Caraça, e Gui (Emerson Alvarenga Barbosa), ex-secretário de obras da Prefeitura de Itabira, durante o governo Ronaldo Magalhães. 

Como se pode perceber, trata-se de um altíssimo investimento e que é intangível para quem trabalha na área há décadas, como minha produtora de vídeo, que atua em toda a região. Outro ponto que faz com que empresas do ramo não se manifestem é o alto custeio de manutenção. Não se mantém uma TV de boa qualidade com menos de 100 mil reais mensais. Daí, para conseguir tal montante, só com o varejo, torna-se inviável. Uma saída é buscar recursos de manutenção com serviços prestados de veiculações de anúncios para instituições públicas e com algumas grandes companhias. E ainda sim, pensar só no mercado itabirano, seria temeroso demais. Da parte do Cácio, se vencer a proposta, segundo me garantiu, ele planeja dividir os custos de investimento e manutenção com investidores, num regime de capital aberto ou sociedade. Já da parte da WG, pelo visto e se pertencerem mesmo ao Gui e Wilson, não  deverão precisar de capital. Ou não?

Para mim, não há dúvidas. O que está no pano de fundo é uma ambição político-econômica bem maior: a região, que sustentaria, na boa, tamanho investimento. Ter um canal de TV regional na mão (além das rádios, jornais e revistas parceiros)  abre-se muito espaço político para liderarem a região, que é tida como uma das de maior PIB nacional. Com fartos meios de comunicação nas mãos, alcança-se o domínio polltico e, consequentemente, o domínio econômico. Outra dedução minha é o fato de dois grupos concorrentes pertencerem ao mesmo grupo político, que indica queda de braço por espaço político e mais sinais de ruptura do já fragilizado grupão.

2 comentários:

  1. Fernando,salvo melhor juizo são grupos economicos que estão tentando conseguir o direito da tv em itabira, são chamada oportunidades de negocios assim como voce é empresarios todos os 9 grupos que participam da licitação são de empresarios.
    Acho que devemos ficar felizes por alguém de Itabira conseguir a tv..
    Itabira vem se consolidando com cidade polo, esta tendo indices que nunca conseguiu antes... assim uma tv para Itabira será de utilidade para manter como cidade forte comercialmente e polizadora de negocios.

    ResponderExcluir
  2. Devo lembrar que nem a TV Bahia, filiada da Globo, de propriedade da família ACM, segurou o declínio político deste clã.
    Eleição se ganha no voto. O voto é fruto da percepção do cidadão sobre o ambiente no qual ele está inserido. Se TVs e jornais ganhassem eleição, o Lula nunca seria eleito presidente. Felizmente, a população está cada vez mais esclarecida. O que vale é a competência do candidato e sua capacidade de argumentação; sua oratória; sua capacidade de articulação e de se capilarizar pelas classes sociais; e, fundamentalmente, o seu curriculum vitae que, além de tudo, deve atestar a sua idoneidade moral . Envolvimentos em corrupção será um dos over-size das peneiras que os eleitores filtrarão os candidatos. A população está cansada de ser subtraída por pseudos políticos que se travestem de cordeiros, mas que não passam de lobos.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.