Who's amoung us?

sábado, 22 de maio de 2010

POLÍTICA SUI GENERIS EM ITABIRA

Outro dia estava conversando com meu amigo, Henrique Nery sobre a estranha política em Itabira. Nada bate bem e quase nada é lógico... É coisa para louco entender.

SOBRE MANDOS E DESMANDOS
Recordo-me que, quando fui Assessor de Comunicação da Prefeitura, o então Prefeito Jackson havia despachado com o Vice-Governador, Newton Cardoso, algumas obras para Itabira, dentre elas, o início das obras do asfaltamento para Nova Era, uma verba de 7 milhões para a canalização do Córrego da Gabiroba e a transformação da delegacia de polícia civil em delegacia regional. Eu estava presente no gabinete do vice-governador , cobrindo tudo. Ele se comprometeu com as ações e chegou a definir prazos. Dos 3 favores, apenas a delegacia regional vingou em seu mandato. Pelo que me foi dito, houve uma intervenção do então deputado federal do PDT, representante itabirano, Li Guerra, junto com Itamar Franco (Governador do Estado), para que não liberasse tais recursos, antes do período eleitoral, para não favorecer na reeleição do Jackson.

De lá para cá, Jackson saiu do cenário e entrou a turma do grupão, composta pelos grupos do PDT, DEM, PP, PSDB, PMDB e tantos outros, que dominam até hoje a Câmara e a Prefeitura. No extremo oposto, os resistentes PT, PV (agora fracionado) e PCdoB. Até aí, tudo bem...

Só que, nas últimas campanhas políticas, a turma do grupão desceu o cacete no PT, principalmente no finalzinho da campanha majoritária. O mesmo do Lula que tanto fez para eles (falo da ETE Laboriaux, Unifei, verbas para casas populares etc.), inclusive, as poucas e concretas ações do mandato do João Izael. E ninguém do PT itabirano (graças a Deus) fez qualquer imposição ou ação para sacanear ou sabotar. Até aqui, quase tudo bem, fora o não reconhecimento da turma do grupão...

SOBRE ESQUECIMENTOS DOS ALIADOS
E para contrariar mais o senso lógico, o Prefeito João Izael anunciou  mil casas do programa "Minha Casa, Minha Vida", da Caixa Econômica Federal, publicado no Diário de Itabira de quinta-feira passada. Um anúncio de peso (se vingar, é claro) e sem a presença ou citação de qualquer outro político aliado deles. Um louro exclusivo para tentar melhorar a imagem do governo, se esquecendo de ajudar ou favorecer os aliados Neidson Freitas ou Ronaldo Magalhães, pré-candidatos do grupão.

Só lembrando, esse programa de habitação popular é também do governo Lula e que, por estar em época pré-eleitoral, não pode ou não deveria assinar novos convênios agora, sob pena de correr o risco de cassação da campanha de sucessão, a favor da Dilma Roussef.

CADÊ O PT?
É muito engraçado como o PT permite tais apropriações. Tudo bem que é muito mais correto fazer o bem, sem olhar a quem, como bem diz o ditado popular. Mas não receber os louros das conquistas, não é justo. O PT nacional, estadual e municipal deveriam costurar mais as relações e impor a presença, dando os créditos a quem de direito. Ou não?

E AS CONCLUSÕES?
Se é que pode-se concluir algo... da parte do grupão, percebe-se a tendência de rompimento geral e do salve-se quem puder... O que os une, são os recursos financeiros entrelaçados aos interesses, sem qualquer foco comum ou ideologia. Da parte da oposição local, se fracionou há tempos. O PT não se interage e não defende a sigla para o PT local. Parece que deixou de ser estratégia nacional contar com mais uma prefeitura, em Itabira. O PV, se perdeu diante do golpe, o Damon quase não se pronuncia diante das crises (que não são deles... mas que seriam oportunas) e por aí vai...

Ah... quer saber! Não tente compreender sequer esse articulista que vos escreve... Posso estar variando também... Acho que vou ouvir um funk, ou sertanejo enlatado, axé ou pagodão... Quem sabe aprendo a andar no ritmo... Tchau e bom final de semana.







2 comentários:

  1. Fernando, bacana seu texto, principalmente quando se cobra uma posição do PT. A verdade é que o partido perdeu grandes quadros e ficou praticamente morto em IT após o mandato do Jackson (filiaram-se ao partido várias figuras de destaque na política itabirana,como o José Celso por exemplo)o que enfraqueceu e espantou os verdadeiros petistas do partido (Tuniquinho, o saudoso 17 - Zé Guilherme, Zé Afonso, Dona Sinhá). O samba do crioulo doido foi instalado e a verdade é que o partido ainda não se reestruturou na cidade. Tomara que os bons tempos voltem e junto dele a mobilização e o discernimento na hora de fazer política e filiar pessoas ao partido. Enquanto isso não acontece vamos vendo essas pessoas que se intitulam grupão fazendo Itabira sangrar profundamente. O estrago provocado por essas pessoas que estão aí no comando será sentido por diversas gerações em nossa cidade. O quadro é desanimador, é bandido demais prfa pouca reação... um abraço!!! Zé de Broca

    ResponderExcluir
  2. Aqui parece a aldeia do Asterix, só que sem força, sem foco algum. Permanece a politica pequena, está faltando o elixir mágico: idéias e opiniões colocadas em público, para se disputar espaços e ocupar o cenário político.
    Não vejo notas, não conheço pronunciamentos, não vejo debates sobre nada!
    Sem a ação política pública e ampla, só resta a política pequeninha dos círculos de poucos.
    ótimo artigo Fernando.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.