Who's amoung us?

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Blog clandestino na mira da Justiça

Segundo o portal de notícias Leste Mais, o Juiz Ronaldo Vasques acionou a Google para identificar os (as) autores(as) (itabiranos?) do blogue Porta de Motel, após representação de queixas de um grupo de mulheres, que se sofreram ataques contra a reputação das mesmas.

Após visitarmos o blogue acionado pela Justiça, nossa redação procurou saber quem é(são) o(s) autor(es) do mesmo, mas não foi encontrado nenhum registro de autoria real, fato que pode o configurar como clandestino, segundo a antiga lei de imprensa.

Irreverente, bem diagramado e até engraçado, o blogue exagera ao caçoar pessoas da cidade, quanto aos trajes e condutas na sociedade. Causa outros problemas, também, quanto aos direitos autorais e morais, tanto das pessoas nele publicadas, que sentiram-se desonradas,  quanto por parte de infração contra os direitos dos autores das fotografias copiadas de outros sítios e portais de notícias locais, como do Via Comercial e da De Fato OnLine.

Vale lembrar que vivemos numa democracia. As opiniões de gostar ou não de algo são livres e garantidas por lei, tal como de perguntar e apresentar denúncias (com direitos de defesa resguardados). Da mesma forma como funcionam tantos programas de humor na TV (CQC, Casseta e Planeta, quadros do Ronaldo Vesper, Pânico na TV etc.), por vezes até mais irreverentes, é necessária a identificação de autoria das críticas publicadas. Inclusive recomenda-se assessoria jurídica e editorial com jornalista responsável, para evitar exageros, excessos e para que a parte que se sentir desonrada, possa se defender. Do contrário, os autores, assim que forem identificados, poderão sofrer sansões penais de detenção, indenizações e multas.


P.S: Diariamente, nosso blogue (Filhos-do-Cauê) recebe até dezenas de comentários com severas críticas contra políticos e autoridades locais, que são recusados pela editoria jornalística e jurídica, por causa de anonimato ou por não termos como provar alguma denúncia. Incentivamos a democracia e a livre liberdade de expressão, mas com total responsabilidade.

Fica aí a dica para os navegantes, se mostrem e se identifiquem claramente, para que possam se manifestar livremente!

Um comentário:

  1. entrei no blog em questão:
    Tem tiradas inteligentes, críticas estéticamente adequadas, isto tudo entremeado de provocações e baixarias.
    Sinceramente tem coisa pior na TV Brasileira.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.