Who's amoung us?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Deu no Blog Luiz do Mosaico

Não resisto à tentação... tenho de publicar....
.
.
"Ocorreu neste domingo em Itabira um encontro entre espíritas kardecistas de várias cidades de Minas. O acontecimento é bem oportuno, tendo em vista o sucesso do filme "Chico Xavier", sobre a vida do fabuloso médium e humanista mineiro..Outro motivo é que espíritas da cidade estão francamente envolvidos na composição do 'movimento apartidário' que pretende apoiar candidatos de Itabira nas eleições parlamentares deste ano. A reunião anterior do grupo de entidades deu-se, inclusive, na creche Nosso Lar, mantida por um grupo espírita local, na terça-feira 11/5, representado ali por Alzira Martins da Costa.
........................ESPERANÇA FRUSTRADA........................
Na última quinta-feira, 20/5, nova reunião ocorreu, na sede da Interassociação de Amigos de Bairros. A Acita, a seção itabirana da OAB, a representante da creche, o diretor da 'Inter' Mozart Alves e todo o grupão que (des)governa Itabira pretendiam que a Interassociação presidisse o movimento. A proposta já havia sido feita no encontro anterior..Porém, Mônica Reis, presidente da entidade, frustrou a expectativa deles. Além de rejeitar a liderança, colocou condições para a instituição dar seu apoio. A enorme contrariedade dos citados acima estampou-se. Os vários líderes comunitários presentes manifestaram seu apoio a Mônica..Ela foi extremamente crítica aos políticos da cidade, afirmando que os representantes das comunidades, e os próprios moradores dos bairros, estão cansados de promessas vazias. A indignação contra os políticos locais foi manifestada sem receio pelos diversos líderes presentes. O grupão da maracutaia não amedronta mais..Mônica Reis lembrou inclusive a promessa de campanha de Izael de garantir internet gratuita para a população, não cumprida. Se o governo quisesse mesmo promover a inclusão digital - sem maracutaias - isso já poderia ser uma realidade itabirana. O orçamento municipal é fabuloso. (Conversamos sobre isso na última sexta-feira com o secretário de Governo, Oldeni Santos. Aguardem a matéria).Reclamou ainda da falta de estrutura da 'Inter': "Nós podemos apoiar o movimento se nossos critérios forem aceitos, mas estamos com muitas atividades até novembro, e não temos como pegar mais essa responsabilidade. Também não temos condições financeiras para ajudar, porque nós estamos sem dinheiro até para manter nossas atividades regulares"
...............................FICHA LIMPA..........................
A presidente, ao iniciar a exposição dos critérios exigidos pela Interassociação, deixou claro que a entidade não apoiará corruptos ou alguém que esteja passando por problemas judiciais, em nítida referência a quem possa responder por desvio de dinheiro público, maracutais diversas ou outras questões de interesse público que impliquem repúdio social. Exigiu: "O candidato tem que ter ficha limpa"..E continuou: "O mandato tem que ser popular". E mais: "O candidato tem que amar a transparência. Parar com falsas promessas, a população não aguenta mais"..Nesse momento, foi interrompida pelo advogado José Vital, ansioso, que representava a Ordem dos Advogados do Brasil. Falou muito, para concluir: "Mônica, esse critério de transparência é subjetivo. Como vamos saber se o candidato é transparente antes de ser eleito? Não tem jeito"..O equivocado José Vital foi interrompido por este blogueiro: "Claro que é possível saber se os candidatos defendem a transparência, há critérios objetivos. O candidato teria que se manifestar favorável à transparência no trato de questões de interesse público, e sua vida mostrar que ele é coerente. No próximo dia 28 entra em vigor a lei da transparência. Municípios com mais de 100 mil habitantes terão que divulgar para a população os gastos, detalhadamente. Nem seria necessário lei para isso, quem não gosta de maracutaia não tem problema em ser transparente no uso do dinheiro público. Se o prefeito João Izael quisesse, a prefeitura já teria seu portal da transparência com tudo detalhado"
................................POLÍTICOS CRITICADOS..........................
Mônica Reis foi constantemente interrompida pelo presidente da Acita, José Antônio Lopes, pela representante da creche Nosso Lar e por José Vital, ficando impedida de continuar apontando os critérios. Bem menos por Mozart Alves..Os líderes comunitários presentes também se pronunciavam, manifestando-se vigorosamente a favor dela, e fizeram severas críticas aos políticos locais. Também o presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, José da Penha, prestou solidariedade a Mônica Reis..Este blogueiro lembrou ainda que há uma Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que destina até 1% do Orçamento para subvencionar projetos sociais executados pelas associações de bairro, e que basta um decreto do prefeito para regulamentá-la. Seria uma forma do povo decidir em que aplicar o dinheiro público. Só para este ano poderia atingir R$ 2.300 milhões. Os líderes comunitários se manifestaram indignados com a não-regulamentação..(É a Emenda 010/2003, inserida no artigo 170 da LOM. Dispõe sobre a criação de um Fundo para ser aplicado conforme acima. Estabeleceu um prazo de até 180 dias para ser regulamentada pelo ex-prefeito Ronaldo Magalhães (PV), através de Decreto ou por Projeto-de-lei do executivo, a ser votado pelo legislativo, criando o Fundo. Até hoje isso não ocorreu.)
...............................PERFIL DEFINIDO.........................
Em nervosa intervenção, o presidente da Acita pediu: "Precisamos do apoio da Inter. Sem essa entidade fica muito difícil levar o movimento. A Acita não pode tomar a frente, ela já tem o nome vinculado a uma única classe, que são os empresários. A Inter abrange todos os bairros. Além disso, devido a erros de diretorias anteriores, nós carregamos o estigma que temos uma tendência política, porque diretores anteriores apoiaram diretamente alguns candidatos. Infelizmente, se não conseguirmos definir uma liderança, o movimento pode nem existir.".Mais à frente, sugeriu que a OAB ou a Coordenação do Clube de Mães lidere o movimento. Possivelmente será a OAB, caso o 'movimento apartidário' não se desintegre. A representante do Clube de Mães, Luíza do Carmo Barcelos, colocou-se, durante a reunião, solidária com os critérios e posições adotadas pela Inter e líderes comunitários..Quando, irritada, a representante da creche Nosso Lar disse que o importante era escolher o líder do movimento, e que a escolha dos critérios e candidatos seria numa etapa posterior, foi interrompida pelo presidente da Associação do Bairro Cônego Guilhermino, Hamilton: "Nós não estamos escolhendo candidatos aqui, estamos definindo o perfil que qualquer candidato que venha a ser apoiado tem que ter"..Também o conselheiro do Codema, Francisco Carlos Silva, o popular Chico Fubá, prestou solidariedade à posição adotada pela Inter..Com todo o debate formado, Mônica Reis não conseguiu falar todos os critérios exigidos pela Interassociação. Mas no dia seguinte, procurada por este blogueiro, passou-nos a folha onde os havia anotado juntamente com outros ítens que conduziriam suas intervenções. (ver imagem no alto)
..................................FEITIÇO QUEBRADO.....................
O povo itabirano, em grande parte representado pelas associações de bairro e pela Inter, quer respeito, e conhece a força das associações. Não se curva mais aos desmandos do grupão da maracutaia, nem às suas ameaças de retaliação. O povo itabirano já sabe que, se dormir, a dor não passa. Foi pra rua beber a tempestade..Este blogue está incomodando muito o grupão. A Interassociação e os líderes populares presentes assumiram como necessários todos os critérios postados em nossa última enquete (ver no alto, à direita), para apoiar algum candidato. Inclusive o do domicílio eleitoral em Itabira, que lembramos lá em nossa intervenção. E a violenta reação do grupão se deu já no sábado. É o que sabem fazer. Mais fortes são os poderes do povo.Como iniciamos falando de Chico Xavier, nada como terminar com um pensamento seu:.
"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... TUDO BEM!O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos." "

2 comentários:

  1. O comentário do Zanon é de uma lucidez indiscutível. Na verdade o Zanon é uma competência em pessoa. Uma pessoa culta, séria, comprometida com a cidade e que o grupão, no intuito de queimá-lo na comunidade, tenta-o caracterizá-lo como um desvairado. Mas isso não cola mais e a população sabe quem é quem. A população sabe quem são os loucos e os corruptos.

    Felizmente para Itabira o Luiz do Mosaico existe, assim como existem o Fernadinho da Hollywwod, o Tonny, o Marcos Caldeira, o Marcelo Procópio ...e outros que defendem verdadeiramente Itabira.

    Realmente estou vendo que a mudança está chegando, para o bem da nossa cidade. Só espero que haja cadeia para quem realmente tenha feito o uso indevido do dinheiro público. O próximo ocupante da prefeitura de Itabira tem o dever moral, ou seja, um compromisso com os seus eleitores, em verificar formalmente e detalhadamente as ações danosas do poder que vem ocupando a adminstração publica municipal nestes ultimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, acredito que a internet pode nos ajudar muito contra o que está acontecendo em Itabira... este blog assim como o do Luiz do Mosaico está "bombando" e "bombardeando" aos que fazem mal para nossa cidade, mas acredito também que deveriamos ter um informativo para a população que não tem acesso à Net... vamos pensar nesta idéia.. Abraços.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.