Who's amoung us?

domingo, 13 de dezembro de 2009

TPM – Tensão Partidária Municipal

Em Itabira tivemos uma eleição de 2008 capitaneada pelo prefeito João Izael Querino Coelho e toda a oposição cabeçada pelo médico Dr Damon Lazaro de Sena.

O interessante que os votos alcançados pela oposição nas eleições de 2004, figurada pelo ex-prefeito Jackson Tavares de Pinho e o médico Dr Damon de Sena, foram praticamente repetida em 2008 totalizando cerca de 32.000 votos.

O grande erro fatal foi à realização de uma eleição plebiscitária em 2008, não neutralizando as possíveis rejeições do grupo da situação.

O cenário em 2010 vai sendo desenhado e a grande bússola política será certamente a dicotomia entre os anos de administração do atual grupo que permanece no poder com alguns novos nomes que poderão aparecer.

Primeiramente o PV que se encontra em uma disputa interna entre o Deputado Ronaldo Magalhães e o possível candidato Dr Damon de Sena para uma vaga ao cargo eletivo de deputado estadual.

O Delegado Dr Robson Matos Esteves migrou-se da legenda do PDT para o PRTB que possivelmente cerca de 25.000 votos poderá ocupar uma vaga na Assembléia Legislativa, mesmo caminho percorrido nas eleições de 2006 pelo Deputado Juninho Araujo, que migrou-se para o PTB.

O PT aparece com dois nomes, o primeiro o ex-vereador Alexandre Banana e o outro o jovem advogado mestrado em Ciências Políticas pela UFMG Bernardo Mucida, também empresário no setor de educação.

Por outro lado o PP poderá lançar para deputado federal o vereador Neidson Jose Freitas, o atual presidente da Câmara Municipal.

Desta forma, as próximas eleições serão um palco de reafirmações de alguns candidatos e o lançamento de novos nomes para os eleitores.

Agora, gostaria de saber como será o norte dessas campanhas, pois, se o governo estiver passando por um bom momento, será fundamental para os candidatos do atual grupo do governo, caso contrário, poderia caracterizar um saldo negativo de uma rejeição de tabela.

Um comentário:

  1. Henrique Nery, deixa de ser sonhador, o mundo da muitas voltas e nas voltas que o mundo da vamos encontrar adicio da vale verde, o vereador elson sa, gustavo valares com proporção de votos desde são sebastiao, morro do pilar, passabem, santo antonio, Itambem do mato dentro e sao gonçalo.
    vamos fazer as contas, olhe a as ultimas eleições e veja a matematica para itabira.
    Deus salve Itabira

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.