Who's amoung us?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Onde esta nosso Patriotismo

Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi,
o nosso Brasil chorar:

O que houve, meu Brasil brasileiro? perguntei-lhe!

E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado
e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando,
com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo...
Vejam o que estão fazendo comigo....
Antes, os meus bosques tinham mais flores
e meus seios mais amores...

Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.
O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante...

Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada...
Havia paz no futuro e glórias no passado...

Nenhum filho meu fugia à luta...

Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil...
Eu era gigante pela própria natureza,
que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem
que às margens plácidas de algum riachinho,
tenha a coragem de gritar mais alto
para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar
o verde louro de minha flâmula...

Eu,
não suportando as chorosas queixas do Brasil,
fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece
no lábaro que o nosso país ostenta estrelado
Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes?
Pensei mais...
Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala
mas encontrei o mapa silencioso e mudo
como uma criança dormindo
em seu berço esplêndido....

Autor: Estudante de 14 anos de idade da cidade de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.