Who's amoung us?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NOVOS TEMPOS À VISTA

Na minha recente postagem, sob o título 'Instintos Animais', andei analisando o estranho comportamento do itabirano diante de tantos indícios de corrupção, jamais vistos na cidade. Proponho dar sequência à análise, pedindo mais um pouco de atenção para continuarmos com o raciocínio.
Semanas atrás, recebi dois e-mails, de duas lideranças de oposição, fazendo graves denúncias contra a Prefeitura. Um dos e-mails, enviado pelo presidente do PV itabirano, traz anexo um recorte escaneado de um jornal (parece ser do Estado de Minas), com uma matéria sobre condenações do TCE - Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – contra prefeitos e agentes públicos, no qual, cita que um ex-secretário da fazenda de Itabira foi condenado a ressarcir em R$ 24,5 mil, por homologação de contratos entre janeiro de 2003, a junho de 2004, ou seja, nos mandatos do Ronaldo Magalhães (prefeito) e João Izael (vice).

No dia 19 de novembro, o Diário de Itabira estampou um "contra-ataque" do Alexandre Banana, quando ele reagiu às declarações do Ronaldo Magalhães, por ter afirmado que as denúncias dos ex-vereadores do PT, Alexandre e Wanessa Porto, eram infundadas porque tramitam como procedimentos administrativos ou porque já foram arquivadas. Banana se irritou, rebateu as declarações e fez questão de provar que 10 ações ainda estão em andamento em 1ª e 2ª instâncias.

Minha hesitação em postar aqui tais denúncias é porque condenações cabem recursos e porque acredito que há bons e bem intencionados agentes no grupão, embora percebe-se que não sejam dominantes na gestão ou na péssima linha política adotada. E corro o risco de citar alguns desses bons nomes, como Marcos Alvarenga, Alcides Escolástico, Deoclécio Mafra, Mauro Márcio Alvarenga, Geovane Novaes, Geraldo Rubens, Henrique Carvalho e outros mais que possa ter me esquecido.

Os problemas, a meu ver, são que as falhas parecem ser bem íntimas do gabinete, que dão a má cara e a má fama ao grupão. À reboque segue cega a população perdida, sem esperança, arrastando-se como zumbis, em troca de migalhas, de restos, de contratinhos, de carguinhos e de estagiozinhos, servidos em milhares de porções propositalmente racionadas. Falsas benesses que custam alto demais ao se dar conta que vivemos numa cidade sem projeto de autosustentabilidade, com saúde, cultura e educação medianas, bem aquém do bilionário orçamento municipal, nunca antes alcançado.

Como receita para se perpetuarem no poder, a estratégia de unir (ou cooptar) apoiadores das três facções políticas remanescentes, de Luiz Menezes (que tinha uma linha mais populista), aos apoiadores do grupo do Li (que foi mais técnico), com alguns dissidentes do Jackson, por meio do PSDB e PMDB, quando formou-se essa estranha mistura, sem idealismo, sem sentimento comunitário, que mais se assemelha a um coquetel de diesel com leite, brita, fubá, pimenta, rapadura e gás carbônico; superaquecidos pela pseudoimprensa e, depois, servida goela abaixo, pelando, como única fonte de sobrevivência. Ou seja, uma alquimia que nenhum composto útil produz para ninguém.

Por sorte nossa, esse mau tempo não tarda a mudar. Se você der uma olhadela, nos resultados das nossas recentes enquetes, os itabiranos querem mudança verdadeira. O governo do João tem recebido a pior avaliação conhecida, segundo nossas enquetes, e apenas 10% da população alegam querer algum nome do grupão na sucessão. Os 90% demais querem Damon, Alexandre Banana ou outro novo nome, bem distante do atual modelo.

Itabira vai muito além da gana de um grupo. Itabira tem raiz, tem nomes tradicionais como Ferreira, Drummond, D´Caux, Morais, Santos, Porto, Lage, Martins da Costa, Andrade, Caldeira, Saez, Lott, Jácome, Barros, Bragança, Ribeiro, Silva, Braga, Penido, Rosa, Soares e uma infinidade de gente boa, que formará bons filhos e excelentes formadores de opinião e que, assim que acordarem, darão o correto recado a quem só se preocupou em beneficiar a si próprio.


7 comentários:

  1. Fernando boa noite, esse seu blog veio bem a calhar quando o assunto é política e principalmente conscientização popular diante do quadro ridículo instalado em nossa cidade. Eu concordo com você e quero ver gente de fato, de fibra, de atitude, assumir o comando de nosso município, sem precisar mentir para o povo, sem precisar do cargo, das benesses, do dinheiro alheio para se auto afirmar. A repercussão de seu (nosso) blog em toda a cidade é muito grande (eu não sei se vc ja teve a oportunidade de conversar com um anonimo que o tenha lido), tudo nisso incita a população a pensar, a raciocinar diante de tanto mau caratismo. Creio que faltam ferramentas na "imprensa" itabirana que possam levar levar um pouco dessa balbúrdia que virou nosso município. É estarrecedor ver pessoas pouco esclarecidas abandonadas à própria sorte que são manipuladas descaradamente através de programas de rádio e jornais de qualidade duvidosa. Itabira precisa urgentemente de um mutirão cívico, de acordar as boas cabeças pensantes para a partir de então realizarmos as mudanças que irão perenizar a nossa cidade. Eu não me canso de dizer que essa era pra ser uma cidade modelo pra o país (veja a relação população x orçamento anual) não seria necessário existir uma escola particular nessa cidade, a saúde seria referencia nacional sim (temos dois hospitais à mingua e ninguém fala nada), os índices de violencia seriam mínimos, poderíamos ser de verdade uma cidade rica culturalmente, poderíamos ver o nosso VEC brilhar pelo país afora (e não ser motivo de chacota para muitos ou trampolim político para uns outros). Mas não, nossos jovens morrem sem expectativa de melhoria de vida (atolados no crack ou sobre uma motocicleta como moto taxistas - nada contra a função os índices de suicídio são elevadíssimos e eu creio que isso seja de alguma forma um basta diante da nulidade que representamos para os poderosos. Seria muito interessante e bom que esse blog chegasse às pessoas que conduzem em Itabira a Comissão de Justiça e Paz, seria um grande reforço nessa luta, como disse anteriormente as cabeças pensantes têm que estar divulgando e alertando as pessoas para os crimes e o caos que estão sendo praticados e instalados nessa cidade. Muito boa sua iniciativa, tenho recomendado aos meus amigos a leitura desse espaço criado por vc. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernandinho, tudo bem.
    Li com os olhos de quem vê os mesmos principios de vida que daqui nao levaremos nada....Vc coloca que ex secretario de fazenda paga multa e cita o nome dele como excelente secretario...veja com os olhos da justiça, negue com visto da imortalidade, mas seja o bom ouvinte...Cristo entra em Jerusalem na quinta com Hosana Hosana nas alturas e na sexta é morto na cruz...
    Vejo somente nos filhos do caue materias de quem esta na ofensiva para ganhar a proxima..
    Para voce pensar um pouco....guarde em seu caderno... o proximo prefeito de Itabira será alguém novo na politica, estamos cansado dos politicos quem prefere dar somente empregos, precisamos de um bom tecnico com coragem para fazer a reforma.
    com conhecimento para a Historia.
    Lembre-se de Sarney com todo seu prestigio.
    agora veja o Lula se seu filme ficar na historia ....Me conte sobre o prestigio dos prefeitos de Itabira, Luiz Menezes na ultima nao se elegeu para deputado, Li foi derrotado dentro de Itabira e Dr. Jairo eleito duas vezes deputado onde anda....me fale de politico que é lembrado...Ronaldo pelo Museu Tropeiro, João pela Unfei, Dr. Jairo pela avendia das Rosas, Luiz Menezes pela agua de ipoema, rodoviarie e avenida osorio.
    mas, a vida continua e quem viver vera.....o proximo prefeito pode ser voce...

    ResponderExcluir
  3. Os textos acima de Fernando Martins e de Antônio Lino são o que de melhor já aparecu até hoje no bolg Filhos do Cauê. Nota 10. Um ótimo presente de Natal para Itabira e que serve de referência para todos os municípios de nossa região.

    ResponderExcluir
  4. Putz! Agradeço as considerações e elogios. Quanto aos nomes citados como boa gente, é porque acredito na boa fé dessas pessoas, embora tenham acompanhado más pessoas. Quanto a pretensões políticas, para mim, não dá. Acredito ser mais útil com a visão atenta e os dedos afiados no teclado do meu notebook.

    ResponderExcluir
  5. Fernando e Lino, vocês são fora do normal... Textos que deviam estar estampados em outdoor`s dessa Itabira sem lei, sem escrupulos e sem vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente os comentários de Lino e Fernando são excelentes. E infelizmente retratam a triste realidade de nosso município.
    Município tão rico, mas altamente subdesenvolvido e fortemente dependente de uma grande fonte de renda.
    Recordo que na campanha eleitoral de 2004 havia a promessa de instalação de novas indústrias geradoras de renda para o município, com o objetivo de eliminar ou minimizar a dependência econômica da empresa multinacional que impera na cidade.
    Isto é uma vergonha. Se formos analisar a história de Itabira chegaremos a conclusão que vivemos na cidade do “Quase”.
    Quase foi uma instância hidromineral;
    Quase teve uma a instalação de uma fábrica de macarrões;
    Quase teve a instalação de uma montadora;
    Quase teve uma usina siderúrgica;
    Quase teve uma economia fomentada pelo Turismo; e muito mais...
    Alguém se lembra da frase “(...) Itabira tem que aprender andar com suas próprias pernas (...)” Será que o prefeito já se esqueceu desta frase?
    Nas eleições de 2008 continuaram com o slogan “Cidade do bem viver” prometeram cuidar de três áreas básicas: Educação, Saúde e Segurança.
    Mas o que se vê são prédios e mais prédios com imóveis negociados a preços absurdos.
    “O Negócio...” é a oportunidade que alguns têm de enriquecerem mais rápido enquanto a cidade não acaba de vez. Ou melhor, parafraseando Drummond, enquanto a Itabira “não se torne apenas um retrato na parede”.
    Espero que a população Itabirana desperte para os absurdos ocorridos e Itabira tenha um futuro mais digno. Se nós merecemos, nossos filhos e netos também merecem.

    ResponderExcluir
  7. Bruno Rodrigues

    Excelente texto Fernandinho, li e reli. Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.