Who's amoung us?

terça-feira, 24 de novembro de 2009

INSTINTOS ANIMAIS

Tenho pedido aos colaboradores desse blog para evitarem notas com mais de 12 linhas. Entretanto, esta que publico aqui, preciso que seja bem contextualizada, porque proponho uma reflexão muito séria para todo itabirano que planeja criar sua família aqui, com a qualidade de vida que todos merecemos. Tire um tempinho, leia e reflita comigo, que valerá a pena. Vamos lá...

No ano passado, fui contratado pela Vale para gravar uma reunião com a comunidade de Morro Vermelho (Caeté), quando foi apresentado o relatório ambiental da região que será impactada com a implantação do Projeto Apolo, para extração de minério de ferro na divisa do município com Santa Bárbara e Rio Acima. Chamaram-me a atenção a lisura e o profissionalismo dos técnicos da mineradora. Fizeram um retrato bem fiel da situação atual, dos futuros impactos e das propostas de compensações, para que a comunidade tivesse a oportunidade de debater e defender, previamente, o meio ambiente onde vivem e a coletividade. Ao todo, gravamos reuniões iguais em quase uma dezena de outras comunidades a serem impactadas, conforme prevê a lei.

Só que, em Morro Vermelho, assim que terminaram as apresentações e discussões, foi servido um buffet com um café repleto de iguarias, com salgados finos, sucos e biscoitos. De repente, uma senhorinha mais humilde tirou da bolsa uma sacola plástica, dessas usadas para lixo, a abriu com uma das mãos e, usando o outro braço como um rodo, rapou boa parte dos salgados de uma das mesas para dentro da sacola, se desculpando que queria levar uns salgadinhos para a filha que não pôde comparecer. Rapidamente, outros convidados começaram, também, a encher os bolsos, surgiram outras sacolas plásticas, braços defendendo pratos,  num alvoroço medonho. Assustada, a gerente do buffet, ao ver começar a sumir taças e talheres, ordenou que seus garçons defendesse seus pertences:
- Esperem aí! As taças, copos, vasilhames e talheres não! - gritou ela desesperada.

Quando dei conta, uns rapazinhos meteram as mãos nos cabos de energia da minha empresa, pretendendo saquear os refletores de luz da filmagem, correndo risco inclusive de se queimarem gravemente.

E aí, você deve estar pensando... e o que nós itabiranos temos a ver com isso?

Pois é... Andei relembrando esse episódio e comparando os fatos. A Vale, de forma semelhante, tem investido em obras na cidade e contribui com a maior parte da arrecadação. Tal como fez em Morro Vermelho, costuma reunir com comunidades locais, apresenta relatórios, participou e foi obrigada a cumprir com condicionantes ambientais e tantas outras iniciativas mais, sendo a mais recente o anúncio de investimento de 2,68 bilhões de reais numa nova usina de recuperação de minério no município.

Se ainda analisarmos a situação político-administrativa itabirana, de uns 10 ou mais anos para cá, praticamente, não vimos investimentos arcados com recursos próprios, proporcionais à altíssima arrecadação. E olhem que as receitas daqui, só no último mandato, chegaram perto de 1 bilhão de reais! Coincidentemente, nunca se viu, nem aqui, nem em qualquer outra cidade da região, alguns ex-secretários (e parentes deles), em curtíssimo tempo, passarem a ostentar riquezas e patrimônios, como se tem ventilado por aí. Em cascata, outra observação que me lembrei são os parques Nova Vista e Belacamp construídos pela mineradora para a cidade: em pouco tempo foram saqueados e completamente depredados. Estranhamente, outras reações que observei foi a recente composição do chamado grupão com, nada menos que, 18 (ou 19?) partidos e a posterior contratação sem fim de milhares de pessoas para pequenos cargos. Ou seja, essa imensa arrecadação parece contemplar uma dúzia de novos milionários e milhares de seguidores com as raspas dos pratos, em detrimento de investimentos sólidos, de preparar o município para a sobrevivência após a exaustação mineral, ou de contarmos com saúde, educação e cultura à altura da inédita receita. O Hospital Nossa Senhora das Dores, segundo comentários na cidade, está pendurado numa dívida de 10 milhões de reais!

Se nos compararmos com o povo de Morro Vermelho, quais semelhanças e diferenças temos com eles? Na minha modesta opinião, parece que, de igual forma, praticamos o mesmo instinto animal de defender os pratos para nossas proles, no primeiro momento que nos vimos ameaçados pela esperteza dos outros, mas a diferença se fez patente na proporção dos saques.

Será que é isso mesmo ou divaguei feio?


11 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!
    Estimula a reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, Fernando, é isso mesmo.
    Talvez podemos desculpar os moradores de Morro Vermelho pelo grau de instrução q possuem, veja bem, talvez! Pq o ocorrido é furto e tal n há desculpa. O q ocorre nesta bela cidade do Bem Viver, já passou de roubalheira, é mais descarado do fato ocorrido na pqna comunidade mencionada. No caso da última eleição municipal, o q ocorreu foi uma regressão da democracia. Juntar tantos partidos foi um retorno ao coronelismo, destruir parte de uma Mata p lavar dinheiro e dizer q estamos caminhando p o progresso, é um vandalismo e lotear tal área desmatada leiloando tais lotes a pessoas já pré-selecionadas, é roubo!!!
    N sei se meu comentário está coerente, faço-me a mesma pergunta q vc se fez: será isso mesmo ou divaguei demais?

    ResponderExcluir
  3. E assim vamos vivendo, sempre que noticias horripilantes são veiculadas em jornais e emissoras de rádio da região eu sinto um arrepio... Por que o dinheirão que ainda e por enquanto corre em nosso município não é revertido em beneficio das pessoas? Por que temos que deixar uma parte (grande) da população de fora dos acontecimentos, por que temos que escravizá-las deixando-as ignorantes e sem entender o seu papel na história dessa cidade. A grana que saí dos cofres municipais em direção ao povo é exatamente para deixá-los mais burros e ignorantes e fazê-los serem a cada dia mais escravos de Joões, Ronados, Zé Geraldos do Espinhaço, Wágner da "rádia". É foda, e isso nos faz sentir-mos nos tão impotentes diante de tanta maracutaia. E a festa continua como se nada de anormal estivesse acontecendo...

    ResponderExcluir
  4. Fernandinho, voce foi muito feliz, mas nao se esqueca que tem medo do diabo nao faz parte do inferno....acho que temos que ser cuidadoso para com as coisas publicas, principalmente pelo nivel de nossos fiscalizadores, os vereadores, que a cada mandato tem um perfil mais intereceiro com empregos e ajuda de todos os tipos e modos.
    verifique cada nome, cpf, certidão negativa de cada vereador e nao tenha supresas.

    ResponderExcluir
  5. Achei lamentável sua postagem e por ter tomado conhecimento dela só agora, por mais que tenham ocorrido exceços por parte de algumas pessoa durante o buffet nada justifica comparar toda uma comunidade a animais instintivos e ainda acusá-la de furto. Se aconteceu algo tão grave assim durante a reunião, como você diz, porque providências não foram tomadas!?!?!
    Chamar uma comunidade de Animais e ainda por cima acusá-la de furto, é desrespeitar sua história, sua tradição e sua cultura!!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Nandinho...

    Pena mesmo. Mas o papel nosso, da imprensa, é expor, noticiar e criticar o que for e contra quem for.

    Tal como você, fico ruborizado em ver conterrâneos nossos agirem de forma tão primitiva e rude, contra o coletivo, contra a boa fé e os bons costumes. Aí em Morro Vermelho ainda é, de longe, melhor do que aqui em Itabira, porque os danos são infinitamente maiores aqui.

    O que nos diferencia dos demais, é a forma com que reagimos diante das aberrações. Se nos permitimos fechar os olhos para proteger os nossos, pecamos por omissão, por aceitar como normais atitudes deploráveis e acabamos com as mãos sujas. Se reagimos contrários, oferecemos a oportunidade dos demais se darem conta dos erros e, melhor, deixamos um bom legado, para nossos filhos e descendentes. Isso sim, é cultura que devemos proteger e incentivar.

    ResponderExcluir
  7. Conheço bem o papel da imprensa,o respeito muito, e não quero omitir o erro de ninguém. Não está em questão quem é melhor ou pior, só critico a forma como suas idéias foram expostas e a maneira desrespeitosa com a qual a comunidade de Morro Vermelho foi tratada, com uma comparação, no mínimo, infeliz.
    Assim como você, quero o melhor pra minha comunidade.

    ResponderExcluir
  8. Você esta se referindo a comunidade de Morro Vermelho como esfomiados ,pessoas que nunca viram um prato de comida,lamento o ocorrido, só que esse fato não deveria ser exposto desta forma,pois muitos moradores do distrito se sentiram ofendidos.OS JUSTOS PAGARAM PELOS PECADORES

    ResponderExcluir
  9. pense bem antes de acusar as pessoas de roubo isso e muito grave!mas se vc tem prova fica diferente.talher o que vc se refere?colher,faca,garfo nao tinha.tinha copo plastico(descartavel) que eu saiba era o que tinha la e taÇa nao vi nem um talher se quer isso posso dizer e provar mas o restante me desculpe mas ser chamada de animal por quem eu nunca vi na minha vida .ate acho estranho vc dizer que queria furtar pertence seu como alguem perguntou se este trabalho estava sendo gravado que queriam uma copia vcs disseram que nao?e ai o que me diz?estou dizendo o que eu vi .

    ResponderExcluir
  10. Senhores cidadãos de Morro Vermelho, lamentavelmente, o relato acima ocorreu, eu estava presente com 2 amigos e testemunhas, representando a imprensa regional. Havia talheres de plástico e de metal, bem como vasilhames do buffet, que correram risco de terem o mesmo destino dos salgados. É uma pena, mas foi real. Fato, tambem, que não que dizer que todos da comunidade são assim. Em qualquer esfera, há sempre gente boa, uns às vezes bons mas que podem ser mal conduzidos e más pessoas. E a comunidade de vocês não é diferente, visto o ocorrido. Aliás, é como já disse, a melhor forma de se juntarem aos maus, é defendendo-os.

    Agora, o que mais me deixa mais constrangido é que, se vocês se indignaram tanto com a comparação dos nossos cidadãos com os seus, sendo que em Itabira os desvios alcançam valores milionários e o ocorrido aí não chega a mil reais, eu só tenho que ficar ainda mais triste e decepcionado. Meus caros, é duro e vocês têm todo o direito de ficarem incomodados com a comparação tão discrepante. Afinal, enquanto aí presenciei gente levando salgados para casa, por aqui, levam-se prédios, carrões, viagens ao exterior e por aí vai.

    É duro, mas é verdade!

    ResponderExcluir
  11. Associação Comunitária de Morro Vermelho21 de janeiro de 2010 às 08:22

    Resposta do instinto animal para o instinto humano

    Há algum tempo atrás, aqui na comunidade de Morro Vermelho, foi realizada uma reunião com representantes da Vale, resultando nesta matéria postada na internet, causando indignação na comunidade a maneira com o qual a comunidade de Morro Vermelho foi tratada, sendo chamada de animais e mal educada. Pois bem, concordo com vocês que em todo ambiente e local, existem pessoas honestas, desonestas, educadas e mal educadas, mas discordo com suas atitudes tomadas em relação a população de Morro Vermelho, pois quem compareceu a essa reunião foram uma minoria e, creio eu, que entre essas pessoas haviam também pessoas educadas e honestas. Me admira muito, pessoas educadas, honestas e que agem com racionalidade humana, não fazerem uma ressalva em favor da população, sabendo que a população não estava toda presente e que entre os presentes haviam pessoas que não participaram da confusão. Em todos os lugares existem pessoas educadas e mal educadas, e tenho certeza que as educadas superam as outras.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.