Who's amoung us?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


ITABIRA BILIONÁRIA

Acabo de ler o editorial do jornal O Trem que chegou às bancas neste final de semana.
É um texto muito bem escrito e que convida para uma necessária reflexão. Deveria ser impresso em grande formato e afixado na sala de visita da casa de todo itabirano. Confira:
“Todo político que falar em crise financeira em Itabira não deve ser levado a sério. O cofre público está lotado de dinheiro. O prefeito João Izael, ocupante momentâneo do poder, trabalha neste segundo mandato com cerca de R$1 bilhão. Sim, aproximadamente um bilhão de reais. Para uma cidade do porte de Itabira, é dinheiro demais. Poucos municípios mineiros têm condições financeiras tão favoráveis para trabalhar como este.
Itabira tem dinheiro para resolver todos os problemas. Há dinheiro para criar fontes de riquezas e parar de depender da mineração da Vale. Há dinheiro para combater o déficit habitacional. Há dinheiro para gerar postos de trabalho aos milhares de desempregados. Há dinheiro para fazer a cultura e o turismo decolarem. Há dinheiro para proporcionar educação de boa qualidade. Há dinheiro para combater a insegurança e a violência. Há dinheiro para cuidar bem de ruas e praças. Há dinheiro para atacar todos os males.
O itabirano precisa ficar esperto, deixar de ser apático e cobrar a aplicação justa do dinheiro público. Quanto maior a cobrança de todos pelo uso responsável do dinheiro do povo, maior a chance de uma Itabira melhor para todos. A pressão nesse sentido deve ser tenaz e diária. Responsabilidade no gasto público é a principal obra que o itabirano deve exigir do prefeito João Izael. Orçamento é questão séria demais para ser deixada aos cuidados de meia dúzia no poder.
O itabirano precisa cobrar dos ocupantes do poder a transformação dessa bilionária arrecadação numa cidade boa ou ótima, por meio de obras importantes e projetos bem-sucedidos. Precisa cobrar do prefeito e vereadores a reversão dessa montanha bilionária de dinheiro numa cidade confortável, moderna, próspera, sem miséria, com trabalho e moradia para todos, com espaços públicos aprazíveis, muita arte e saúde de excelente qualidade. O primeiro passo é não acreditar nessa burla jogada no ar recentemente de que ‘Itabira é a melhor cidade mineira para se viver’. É mentira. Não é.
Basta perceber Itabira atentamente para comprovar a incompatibilidade entre a cidade e a arrecadação municipal. O desemprego atormenta, favelas crescem, outras se formam, o turismo não decolou, a cultura vai mal, a poluição incomoda demais e há muita insegurança. Infelizmente, ainda valem as palavras que a antropóloga Maria Cecília Minayo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, pessoa confiável, escreveu sobre Itabira, em 2004, no livro De Ferro e Flexíveis: ‘Indicadores revelam o uso pouco criterioso dos impostos na qualidade de vida dos moradores. Falta correspondência entre a invejável receita de tributos e os investimentos’.
Não haverá uma Itabira ótima se o itabirano continuar a bocejar diante dos bilhões.”

OBRA ATRÁS DA FIDE

De qualquer ponto da cidade que você olhar, chama atenção um corte assustador que promoveram na paisagem acima da Fide, no centro de Itabira.
Centenas de caminhões cheios de terra saíram dali e ficou lá aquele buraco que ninguém sabe a quem servirá: uma base para disco voador? Obra absurda para movimentar mais dinheiro do que terra? Urbanização para beneficiar um grupo ou uma obra de grande serventia para o povo itabirano?
Ninguém sabe, ninguém ainda contou. E nem sei se vão contar...

PREFEITURA LTDA.

Sabe qual a diferença entre Prefeitura Municipal e Prefeitura Ltda?
A primeira é aquela onde o cidadão é informado sobre onde está sendo aplicado o dinheiro público, aos órgãos de imprensa é permitido perguntar, a assessoria de comunicação responde todas as perguntas, a corrupção é combatida, a oposição é vista como processo democrático normal e os recursos do município são transformados em riqueza social para todo o povo e, não, riqueza pessoal para alguns.
Prefeitura Ltda. é o contrário.

CONVIDADO A DESISTIR

Já recebendo declarado apoio em vários municípios da região (Itabira e Bom Jesus, por exemplo), o secretário de Estado de Obras e Transportes, foi convidado pelo governador Aécio a Neves a permanecer no cargo até o final do governo e desistir de sua pretensa candidatura a deputado federal.
É que ele virou alvo dos atuas deputados federais incomodados com sua franca campanha em busca de uma vaga na Câmara.
É a tal política igual às nuvens: cada momento está de um jeito.

O PREÇO DO RISCO

Durante a campanha de Damon a prefeito de Itabira no ano passado, um grupo de colaboradores dele bateu de frente comigo porque queria promover carreatas e comícios, no que eu era contra.
Expliquei repetidas vezes que em campanha eleitoral não se deve estabelecer quem não tem competência, ou seja, qualquer ato público teria que ser o melhor e mais expressivo ou não deveria ser feito.
Alguns entenderam, outros me culpam até hoje.
Vejo agora o ato público de protesto contra a entrada de Ronaldo Magalhães pelas portas dos fundos do PV: foi um fiasco e que não acrescentou absolutamente nada.
O risco valeu a pena? Acredito que não.

14 comentários:

  1. Caro Márcio, no caso da Prefeitura Ltda., tenho visto ainda limitações de competência e de caráter. Tá difícil!

    ResponderExcluir
  2. e mais uma.... apenas critica nada mais... nada falando dos micro onibus doados pelo governo do estado... criticas a defatoonline.com.br(ou seria inveja)...criticas a obras publicas...violencia esta sim esta terrivel no entanto niguem fala nda né?? ou seja vc depende de uma opinião para que vc desprezivelmente consiga gerar a sua... resumindo ou aprefeitura, a defatoonline ou alguem escreva uma nota para que "vc meta o pau" procure um furo de reportagem algo ke ninguem saiba..... so conheci esta merda aki por causa de um colonuna do presidente do grupo defato o sana se não.....
    mas fazer oke mente obscura e fechada toama ki sai do ar o mais breve possivel....
    fiz minha parte denunciando

    ResponderExcluir
  3. Caro Márcio a manifestação não feita com o objetivo de "parar" a cidade,mas sim encorajar a população a lutar pela impunidade uma vez que as pessoas só lembra que ela existe em época de Eleições Municipais....

    ResponderExcluir
  4. Itabira bilionária ... as pessoas comuns, que ainda são atraidas pelo canto da sereia (e que sereia feia), precisam saber disso, precisam ter acesso a essas informações, precisam saber que a ninharia que é dada como um grande e irrefutável favor pelo nosso alcaide é uma micharia perto do que poderia ser essa cidade. Uma cidade sem personalidade, sem caráter, sem objetivos definidos, que vive de mentiras e trotes madrugadianos, partidos de outras cidades por etês dessa mesma cidade. É dureza, é dificil e a cada dia Itabira do Mato Dentro se parece mais com a fictícia ASA BRANCA, do grande Dias Gomes em Roque Santeiro, as pessoas do poder sempre escondendo algo, sempre tramando na surdina. As pessoas precisam saber quem é quem aqui nessa cidade, é preciso dar o nome aos bois e aos boys, é preciso saber que nós não nos contentamos com as migalhas caídas do banquete dos "poderosos de plantão". Esse BLOG é uma ferramenta que tem condições de acordar uma grande parte de cabeças pensantes e colocá-las a serviço do bem público e se posível, de mostrar quem é quem. Por acaso algum de vcs aí se lembra quando o grande Newton Baiandeira escreveu: "... às vezes penso que minha terra é uma anônima prostituta de um gigôlo internacionalmente famoso..."? A puta ainda vive, o gigolozão ainda está aí, o grande problema é que surgiram outros gigolos...

    ResponderExcluir
  5. Sr. Márcio Passos, q bom vc aparecer novamente! Até hj constumamos ouvir pq o PV, ou melhor, a coligação de oposição, contratou vc como marqueteiro da campanha de 2008. No dia 29/10, no Sindicato dos Rodoviários, qdo aconteceu uma plenária do PV, teve um senhor da imprensa da cidade q voltou a fazer esta mesma pergunta, e mais, disse q o senhor n é confiável. Vi o Jadirão tentando se defender do jeito q podia e, no final, alegou q os partidos n possuiam recursos e q o seu preço era o q podiam pagar, por isso o contrataram.
    Fiquei sabendo q o senhor foi contra a outras coisas como, n deixar o som volante divulgar a fala do Lula pedindo apoio p os candidatos da base aliada, q era o caso de Damon, divulgar o resultado da pesquisa q mostrava o Damon na frente do adversário e n permitiu q o Damon ficasse na cidade depois de votar p continuar pedindo voto. Agora vc aparece falando "em risco", valeu ou n valeu a pena?
    Pois pode crer q valeu, meu camarada, e valeu muito! Pois ali, entre os cinquenta e poucos, como alguns órgãos de imprensa divulgaram, n havia ninguém recebendo nada e muito menos fingindo q estivessem fazendo algo p alguém, mas do lado do outro.
    OBS: Se multidão resolvesse alguma coisa, meu galo doido tinha arrebentado o Flamengo, coisa q o PV e Itabira farão c o RM invasor!

    ResponderExcluir
  6. O PREÇO DO RISCO.
    Concordo com o Márcio. O movimento foi tão fraco que penso que enfraqueceu o pv itabirano.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Macio passos, como participei diretamente do processo, me sinto no direto de comentar. ‘Quando você falou que precisávamos de competência, porque quem não tem, não se estabelece! ‘“Que se não podemos fazer o melhor era melhor que não o fizéssemos”
    Pois bem senhor, gostaria de informá-lo que no dia da carreata. Estávamos prontos e a disposição. Pois tínhamos 42 caminhões traçados, 478 fichas de colaboradores, motoristas devidamente habilitados, um caminhão pipa. 238 motos cadastradas também com seus pilotos habilitados. Prontos aguardando seu sinal. Somando a tudo isso 816 bandeiras com os motoristas. MAIS VEJA BEM SENHOR OS PASSAGEIROS TAMBEM IRIAM PORTAR AS BANDEIRAS. Jogando por baixo mais 816 bandeiras. Num total de 1632... (senhor esta estrutura não foi suficiente para atender as suas conveniências??????) Poderíamos sim fazer o melhor, O melhor nosso! Estamos aguardando seu sinal....

    Marcos Antonio
    Marcos.rs@valenet.com.br

    ResponderExcluir
  8. TEM QUE REPERCUTIR

    Há quarenta anos escrevo em órgãos de imprensa da região e meus textos sempre repercutiram, com manifestações de gente que concorda comigo ou não. E jamais deixei de tornar público essas manifestações desde - é claro - que não sejam anônimas nem ataques pessoais. Tudo que escrevi até hoje na vida eu assinei; quem quiser concordar ou discordar tem que assinar. Ou, então, que se cale.
    Sempre disse e repito que, quando não mais repercutir o que escrevo, paro de escrever porque estará na hora do escrivinhador se aposentar das palavras. Mas aceito sem nenhum constrangimento as discordâncias, o contraditório, o debate de idéias.
    Querer ser dono da razão é bobagem que não me pertence mais. Por isso, manifestações como a de Dorinha Cabral são sempre bem vindas, mesmo que com dúvidas e questionamentos sem o menor sentido.
    São as respostas ao que se publica aqui que fortalecem o debate, que estimulam o exercício da cidadania e aperfeiçoam a prática democrática.
    Desde o início do blog "Filhos do Cauê", nossa última postagem foi a que registrou recorde de comentários, pelo que agradecemos a todos que nos prestigiaram com seu precioso tempo para ler e se manifestar.
    Quanto às questões de assessorias de campanha, cada um que pense o que bem entender, pois não tenho a menor vontade de ocupar espaço aqui para comentar. Com 58 anos de idade e 40 de profissão, não tenho que provar mais nada a ninguém, até porque quem gosta de mim vai continuar gostando e quem não gosta vai continuar não gostando.
    Minha consciência pessoal e profissional tem que garantir o meu sono e de mais ninguém. E estou dormindo bem, graças a Deus!

    ResponderExcluir
  9. Virgem Maria! Ao que parece, o golpe do Ronaldo no PV está reverberando até hoje, em todas as facções. O racha que comecou no grupão, com a rebeldia do vice-prefeito em declarar apoio a Mauri Torres e ao contrariar o "enquadramento" comandado pelo prefeito, agora atingiu em cheio a oposição.

    Voltou à tona, agora, a questão se o marketing e a coordenação de campanha se venderam ou não. É o tipo de boataria que só interessa ao outro lado. É simples, quando eu resolvi entrar na campanha do PV para fazer os programas de rádio e TV, não tínhamos nada, nem linhas telefônicas, nem gasolina, nem depoimentos contra o governo conseguíamos. O Tonny, com certeza, deve se lembrar disso. Os índices da oposição nas pesquisas era mixo, tacanho, quase que insustentável.

    Com o altíssimo risco, condicionei a entrada da minha empresa à contratação de um marqueteiro profissional, quando indiquei o Márcio Passos, que já se encontrava em negociação. Não por ter o menor preço, como alegaram outro dia numa descontrolada reunião aberta do PV, mas pela capacidade dele e pelo seu profissionalismo, capaz de atender com ética qualquer cliente, de qualquer partido. Empresas sérias não sobrevivem de ideologias político-partidárias, por melhor que sejam. Sobrevivem de seu legado, de sua credibilidade e conceito no mercado.

    E daí em diante, todos sabem os resultados, crescemos, ultrapassamos a opulenta situação, com todo seu peso e dinheiro. Lamentavelmente, esse último recurso elencado foi decisivo no resultado final. Vários boatos dão conta de compra de votos, que era um terreno inóspito para quem quer plantar um projeto pautado na moralidade.

    Fico estarrecido não com as críticas contra o Márcio ou qual outro bode espiatório, que venha a aparecer, porque a proposta desse blog é essa mesmo, de ser um espaço democrático e aberto. Entretanto, fico preocupado com as consequências da falta ou da demora no posicionamento das lideranças desses partidos, na correta condução e esclarecimento para suas militâncias, porque eles participaram de todas as decisões estratégicas e são, portanto, legítimos solidários pelos acertos (que foram absolutamente maiores e parabéns a todos) e erros (bem menores e quase inexistentes).

    Enquanto discute-se aqui a caça às bruxas e o grupão vai se afundando por causa de seu opulento peso, vem crescendo o anseio popular por novos nomes. Podem estar certos, quanto mais isso acontecer, maior tendência eleitoral teremos para um novo nome, face aos desgastes promovidos.

    Por um lado é bom. Dos poucos partidos remanescentes, o que tomar para si a renovação, de mudar sua cara, de buscar novos nomes para os diretórios, de se reoxigenarem, se rejuvenescerem, tendo em vista o atual cenário, terão mais chances de sair na frente da próxima disputa eleitoral. Vejam e comprovem, a enquete deste blog aponta para esse cenário promissor.

    E até o próximo pleito, quem sabe, o Márcio Passos e tantos outros profissionais podem se dar bem em outros times, tal como ocorrem com os bons jogadores de futebol, que bem sabem vestir e suar as camisas de seus patrões. É assim que se toca a carruagem...

    ResponderExcluir
  10. Quanto a obra de desmatamento que esta sendo realizada atrás da FIDE, informo que: No ano passado nós do PT, PMDB, PPS, PC do B e PV, entramos com uma ação na justiça tentando impedir o desmatamento, por entendermos que aquela area é preservação ambiental permanente.
    Como em Itabira tem uma cabeça de Jegue enterrada, depois de muinto bla...bla... bla...e bastante disse e me disse a promotora mandou arquivar o processo. agora estamos tentando consseguir um exame no processo, atraves da corregedoria de justiça.

    José Francisco da Silva

    ResponderExcluir
  11. nao tome as dores, caro fernando.marcio passos tem 58 anos e 40 anos de esperiencia para se defender...guarde os detalhes da defesa..para você!! a nós da oposiçao ..ja escutamos e tomamos nossas posiçoes...

    Abraço !eu de novo ..atento a tudo e a todos
    e temos que respeitar as opiniões! delas dependemos...

    "eu aprendi! que as vezes ser gentil è mais importamte que esta certo.

    ResponderExcluir
  12. Sabe por nao gamnhamos politica para deputado e prefeito,sim ou nao?
    se sabem ou inagime que ficamos uns contra outros ou los outros...
    gente parece brincadeira, ficamos aqui falando do dinheiro que nao existe, ficamos falando de campanha de ronaldo, de danom e outros de nossa cidade e esquecemos de pensar em oum futuro melhor para todos nos.
    vcs nao sabem quantas viuvas recebem pensao do municipio?
    tem uma que recebe 3 pensoes....eta contra cheque gordo meu deus.
    Existe em Itabira um plano diretor, quantos ja o conhece?
    existe o plano diretor desenvolvimento economico para Itabira que nao realizou somente a teclnogia.....entao se nao estao trabalhando estão fazendo o que..
    fotografando? escrevendo ...santo agostinho dizia que o homem que nao peca pela lingua era um santo.

    ResponderExcluir
  13. Tonny - NUNCA ANÔNIMO12 de novembro de 2009 às 10:06

    Ai, ai, ai, que blá-blá-blá sem fim... E o Grupão taí... Concordo em tudo com Fernando e com o Márcio...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.