Who's amoung us?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PEC PROPÕE RECONHECIMENTO DO JORNALISMO

Mais uma polêmica em debate.

A Câmara de Deputados, por meio da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), acatou o pedido de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), na quarta-feira passada, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Essa PEC propõe restabelecer a exigência de diploma para o exercício de jornalista, colocando abaixo a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

O relator do tema, deputado Maurício Rands (PT-PE), defende que "a história cansou de demonstrar que o jornalismo produzido por pessoa inapta pode causar sérios e irreparáveis danos a terceiros, maculando reputações e destruindo vidas". O relator ainda defende que, para se conseguir um diploma de jornalismo em curso superior de ensino, exige-se o efetivo e comprovado aprendizado de determinadas matérias fundamentais a essa formação, referindo-se, por exemplo, à ética jornalística.

O ministro Gilmar Mendes descartou a hipótese de reverter a decisão da Suprema Corte e elencou vários motivos na sua defesa, dentre eles: porque ele teme que uma decisão dessa vai repercutir sobre outras profissões; tal como acredita que o diploma de jornalista "não garante que não haverá danos irreparáveis ou prejudicar direitos alheios"; bem como entende que "a profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia" e, por fim, defendeu que  "não há razão para se acreditar que a exigência do diploma, seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão". E é bem verdade.

JUSTIÇA x CONSELHOS: QUEM REGULA MELHOR?

Por vários motivos, concordo com o ministro. Lembro ainda que o artigo V da Constituição Federal, para o bem da livre manifestação do pensamento e do exercício da liberdade de expressão (premissas do estado democrático), já regulamenta o exercício da comunicação e propõe punições para maus usos, indiferente se a queixa foi proferida por um graduado ou não. Segundo, porque não acredito que será pelo corporativismo que se garantirá o correto e fiel cumprimento da profissão do Jornalismo. Quem me garante que um jornalista, ao analisar uma denúncia contra um colega de profissão num Conselho, conseguirá ser mais isento do que a Justiça comum?

E A ISENÇÃO JORNALÍSTICA?

Se nos orientarmos a favor da ética e da isenção jornalística, a rigor, entendo que nenhum jornalista graduado deveria assumir cargos de diretoria de órgãos de mídia ou de assessorias de comunicação. Como é que eles conseguirão ser isentos e, ao mesmo tempo, defender o lado do cliente, que paga os salários deles? Complicado, não? Se assim fosse, jamais poderiam crescer na instituição, até porque os cargos de direção teriam que ser assumidos por administradores de empresas. Ou não?

Há outros problemas corriqueiros que me fazem ainda mais reticente. Tenho visto aberrações praticadas por veículos com ambas as situações, principalmente aqui em Itabira. E o pior é que a maioria desses veículos que se vendem, contam com fartos anúncios oficiais, ou seja, acabam "bancados" com dinheiro do povo e, muitas das vezes, contratados por jornalistas graduados, que ocupam cargos de assessorias de comunicação. De igual forma, vejo aqui pouquíssimos exemplos de linhas críticas e livres, como o jornal O Trem, que é muito bem editado e assinado por um não graduado, o competente Marcos Caldeira. Como vêem, não interessa o status de graduação para garantir ética e espírito crítico...

RECONHECIMENTO PARA TODAS AS GRADUAÇÕES

Se a moda de reconhecimento pega, os profissionais graduados em TI, como eu sou,  reinvindicarão para si a programação de websites e os administradores exigirão que até os pequenos comércios tenham que ser administrados por eles, matando a viabilidade desses pequenos negócios. Pensem bem... nesse raciocínio, o poeta maior Carlos Drummond de Andrade terá que ser lembrado apenas como farmacêutico; o premiadíssimo fotojornalista internacional Sebastião Salgado como economista e Obama como advogado. Cada qual com suas respectivas graduações.

Reivindicações semelhantes ocorrem também na minha formação, em Sistemas de Informação. Na nossa área, a SBC - Sociedade Brasileira de Computação - não defende o reconhecimento, por respeitar a capacidade alheia, graduada ou não, e por entender que as leis e o mercado são melhores regulamentadores.

ESTUDAR É FUNDAMENTAL, MAS IDOLATRAR DIPLOMA É TOLICE

É claro que a graduação é sempre bem-vinda e em muito auxilia na formação do profissional. Aliás, é um bom indicativo de aptidão. Entretanto, diploma, lamentavelmente, não garante nada. A idolatria de diplomas é um forte indício de profissionais inseguros ou certos de suas fraquezas e limitações.
 
O mercado e o público são sábios o suficiente para discernirem os bons, dos maus. Quem é bom, se estabelece com bom portifólio e legado profissional. Não precisa reivindicar reconhecimento nunca. Podem estar certos: o mercado é quem corre atrás dele.

A nova polêmica está lançada. Pelo jeito, vou bater o recorde do colega Márcio Passos, em maior número de comentários... (Risos)... Mãos à obra, pessoal. Deitem o malho!

Fonte: Folha on Line. Clique aqui e veja mais.

6 comentários:

  1. Vamos adiante e voltemos atrás. A liberdade de expressão é livre e pode ser exercida por qualquer um. Escrever um artigo é lícito ao engenheiro, advogado, médico, empresário, estudante, dona de casa, empregada domestíca, qualquer um.
    Mas ser responsável pelo jornal, TV, rádio etc, penso que deve ser função exercida por profissional formado e capacitado.
    A imprensa deve ser livre, porém deve ser responsável.

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito, é uma questão meramente corporativista...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com quem diz que é livre o direito de expressão. Porém a direção desses canais tem que ser exercida por alguém capacitado, que estudou pra isso.
    Sou a favor da liberdade de imprensa, mas também devendo a valorização dos bachareis em Comunicação Social, como eu.

    ResponderExcluir
  4. Durante muito tempo rezou-se na cartilha de que apresentador de TV ou radialista deveria ter o diploma de jornalismo. Um reporter para entrar em uma televisão deveria ter o canudão que era a prova de sua graduação em jornalismo, caso contrário o sindicato dos jornalistas via deitando o malho em cima do pobre coitado. Hoje, sabemos que no interior isso nunca aconteceu e nem acontecerá. Principalmente nas rádios, que em sua imensa e esmagadora maioria é formada por apresentadores/jornalistas em sua formações escolares baseadas no fundamental e olhe lá. Conheço bons redatores que não possuem formação acadêmica e são excelentes formadores de opniões em seus textos, bem como, jornalistas com pós-graduações que suam frio para escreverem um texto de dez linhas. A profissão de jornalismo é espetacularmente bem exercida, como você disse amigo Fernando pelo sempre espetacular Marcos Caldeira, que ao meu ver dispensa qualquer título acadêmico. Concordo que algumas profissões requerem um diploma como você citou, principalmente nas Humanas. Mas chega ao exagero pedir que um apresentador de TV ou repórter possua tal graduação, afinal, se postar diante de um microfone ou camêra de tv não requer formação escolar e sim dom. Dom não se adquiri, não se aprende, na verdade nascemos com ele. Desafio colocar os jornalistas com diploma diante uma camera e microfone e analisar seus desempenhos. Desafio também verificar quais dos excelentes apresentadores, redatores e reporteres que possuem diplomas.

    ResponderExcluir
  5. Não é o diploma que garante ética, a lisura, a isenção, e principalmente a honestidade.

    Se fosse assim, não existiria nenhum DOUTOR BANDIDO, PADRE SAFADO, etc...

    O QUE REALMENTE É NESCESSARIO NO BRASIL, É LIBERAR AS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO COMO RADIO TV, ETC..., ACABANDO COM O ATRELAMENTO GOVERNANMENTAL. PASSARIAM A SER EMPRESAS COMUNS QUE QUALQUER EMPRESARIO PUDESSE MONTAR E EXPLORAR. Assim, o cidadão ficaria realmente livre para escolher.

    EM ITABIRA É DIFERENTE:

    É uma imprensa, a grande maioria, subiserviente, é um amontuado de pequenas empresas vivendo as custas do cofre da prefeitura municipal de Itabira. O que circula na imprensa itabirana é o extrado das formas penssamento dos apadrinhados do prefeito.

    ResponderExcluir
  6. "Dom não se adquiri, não se aprende, na verdade nascemos com ele"

    Corrijo : " Dom se adquiri, se aprende, na verdade não nascemos com ele"

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.