Who's amoung us?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009


VESTIDO CURTO ROSA CHOQUE

Pode-se discordar dos meios e da forma utilizada, mas não há como negar que foi uma grande jogada de marketing. Talvez a maior jogada de marketing pessoal do ano.
Geisy Arruda, a loira roliça que estuda Turismo na Uniban, em São Paulo, precisa urgentemente mudar de curso. Sua vocação não é atender ou cuidar de quem quer conhecer o Brasil e o mundo. O negócio dela é o marketing.
Da noite para o dia, Geisy deixou de ser a anônima garota estudante de uma das piores universidades do Brasil, para se tornar celebridade no mundo todo, sem gastar um centavo.
Tudo graças à falsa moralidade de uma juventude boba e abobada que a atacou com palavras e ameaças de agressão física, além – é claro - de sua habilidade para tratar o episódio e suas consequências.
O que a tornou famosa, com direito a imagens e textos em destaque na grande imprensa e teses de comportamento que mereceram a atenção de especialistas e autoridades brasileiras, foi a reação de seus colegas que se escandalizaram com o seu nada inocente vestidinho curto rosa choque.
Dentro do modelo que a sociedade atual estabelece como a ideal, não se pode afirmar que Geisy seja um monumento à beleza e à melhor forma física feminina. Mas ela é bonita, jeitosa e sensual. E sabe disso.
Alunos da Unibam a acusaram de provocações com apelo sensual (ou sexual), o que ela rebate alegando que é seu jeito de ser e de vestir. Em outras palavras, quem gosta olha e quem não gosta aprecia outra paisagem.
A questão cultural e comportamental sobre o caso já está devidamente explorada nas centenas de debates que a repercussão na opinião pública provocou nos órgãos de comunicação e eu não vou somar palavras, até porque nada acrescentariam.
Na realidade, o que mais me chamou a atenção foi o comportamento da estudante após o episódio. Ela praticamente não cometeu erros, apesar de tanta pressão. Escondeu-se nos primeiros dias, chorou na hora que era para chorar, falou as palavras certas nos momentos certos, deixou os bons advogados contratados conduzirem todo o processo e apresentou a mãe ao mundo quando todos acreditavam que ela precisava de um colo.
Uma semana ou pouco mais depois, Geisy está sendo disputada para ser fotografada pelas revistas masculinas, teve sua expulsão da faculdade revogada, recebeu convite para estudar em outras escolas, passou a ser presença requisitada em todos os programas de televisão e ainda pode receber uma bolada de indenização por dano moral.
Nem ela poderia imaginar que aquele fato provocasse tanta mudança em sua vida.
E de uma certeza ela pode ter: dificilmente seu dia-a-dia vai voltar a ser aquele marasmo de subir e descer escadas da escola puxando para baixo (dentro do possível) o vestidinho curto rosa choque.
Êta vestidinho que dá sorte, ó gente!

Um comentário:

  1. Muito bom Márcio... muito bom mesmo.... essa menina é algo de estudo se tratando de publicidade, e olha conforme você disse, ela não é nenhum modelo de beleza e vai sair pela em revistas masculinas e ganhar uma graninha. O mundo é dos espertos...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.