Who's amoung us?

terça-feira, 17 de agosto de 2010


O CANDIDATO DAMON

Vários erros, como em toda campanha, colaboraram para que Damon Lázaro de Sena não fosse eleito prefeito de Itabira em 2008. E entre esses erros, credito alguns a minha pessoa, já que atuei como consultor de marketing eleitoral da campanha.
O principal erro, no entanto, acredito ter sido uma base político-partidária muito limitada para o enfrentamento natural que a política itabirana oferece. Basta lembrar que a base partidária da campanha de Damon não elegeu nenhum vereador. E isto, por si só, explica muita coisa.
O candidato do Partido Verde, no entanto, saiu da disputa sem vitória, mas cacifado numa situação tranqüila para a disputa de 2012, situação que só melhorou nos últimos dois anos com as dificuldades enfrentadas pelo governo do prefeito João Izael, que passa pela pior avaliação pública de seus seis anos de mandato.
A convergência dos fatos e o encaminhamento das ações para o afunilamento das vantagens em favor de Damon, me levavam a crer que a melhor estratégia para este anos de 2010 seria o trabalho de crescimento da base político-partidária, de vital importância para as pretensões na próxima eleição municipal.
Acredito que a oportunidade seria ideal para fortalecer os laços de união com aqueles partidos que sempre marcharam juntos – e onde se destaca o PT -, além de buscar outros que fortaleceriam a tão necessária base que possa viabilizar um sucesso eleitoral.
Pensei que veria neste ano o Damon declarando seu apoio à candidatura de Alexandre Banana ou Bernardo Mucida, bem como a candidato de outro partido que se revelasse como um novo aliado.
Entendo que política não pode ser um vale tudo com parcerias que não se completam, como a água e o óleo que não se misturam, mas desconheço sucesso eleitoral sem crescimento de base partidária.
É bem possível, no entanto, que eu esteja errado e que minha avaliação não passa de um devaneio apesar das quase três décadas de aprendizado. Aponto a possibilidade, pois vejo o Damon como candidato a deputado estadual, disputando votos com Alexandre Banana e sem nenhum sinal de trabalho buscando o crescimento da base partidária. Pior, o que se vê hoje é uma base pequena ainda mais reduzida.
Mas como toda campanha serve para a gente aprender mais, vamos torcer para que Damon tenha feito a opção certa, até porque nos dois meses em que prestei serviços a ele em 2008, descobri um cidadão muito bem focado e preparado para realizar um bom governo por Itabira. Principalmente se ampliar sua base.

3 comentários:

  1. Com essa atitude de ser candidato a Deputado Estadual de qualquer forma, sem apoio e com um palanque de Presidente e Governador (principalmente) muito fracos, penso que Damon está jogando fora sua chance de ser Prefeito de Itabira.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que também não consegui compreender a estratégia política de Damon. Concordo com o Marcio, era hora de fortalecer as bases e ganhar folego pra 2012.

    ResponderExcluir
  3. Damon, assim como outros candidatos da cidade é mau assessorado, e no seu discurso inicial esqueceu do povo e preferiu falar de outros politicos e chamalos de corruptos mais um vez sem ter provas! ou seja, palavras ao vento! isso queima, não pega bem! o povo quer propostas, transparencia, trabalho... é pedir de mais uma plataforma de governo volta pra isso? simples!
    Temos muitos candidatos perdidos, assim como nosso Prefeito! Itabira perde de mais!

    4 anos sem deputado fato!!!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.