Who's amoung us?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESTRELA FOSCA E ENFERRUJADA

Na nota anterior, publicada hoje, teci um comentário que merece maior destaque. Cadê o PT? Tanto os candidatos da terra, quanto os de fora? Onde está a Dilma e o Patrus Ananias? Será que virão à Itabira, que é uma cidade operária e que já confiou tantos votos no PT?

Há muito tempo venho observando isso. O PT nacional e estadual parecem ignorar o PT de Itabira. Deve haver algum motivo lógico para isso, afinal, Itabira não é uma cidade que se despreze, com quase 80 mil votos. Pode até ser que ainda permaneçam na memória, os maus resultados do PT local, no único momento que alcançou o poder. Pode ser, também, que as executivas estadual e nacional aguardam uma reoxigenação interna no partido local. Mas, sem a presença e a interferência deles, mais a militância se definha e mais se arrasta o partido na cidade. 

É triste vermos candidatos a deputados, federal e estadual, como o Bernardo Mucida e o Alexandre Banana, respectivamente, gastando solas de sapato em campanhas franciscanas, principalmente, diante do respeitável eleitorado existente, da qualidade dos dois postulantes e do quanto a cidade já contribuiu com o estado e a união.
 
Acredito mesmo, que o PT deveria voltar a encarar Itabira como 'estratégica', porque muito poderia contribuir para colocar a cidade nos trilhos. Eu, como cidadão, sou muito grato ao Aécio Neves-PSDB, pelo bom governo e grandes feitos na cidade e região. Mas desaprovo as alianças deles e de seus candidatos com membros sujos do grupão.

MEMÓRIA

O Lula, que aqui visitou no passado e que formou uma legião de militantes e de fãs, sumiu daqui depois de eleito, embora tenha enviado significativos recursos, como presidente da república. Raramente, recebemos alguns ministros, como o Patrus Ananias. 

Está passando da hora do PT dar uma boa polida na estrela e voltar a apresentá-la na cidade, com mais orgulho, mais brio e mais brilho. Para o bem da democracia, é claro!


NOTA DO EDITOR:  Não sou petista! No momento que trabalhei como assessor da prefeitura de Itabira, na gestão do PT, conheci pessoas de distintos valores. Convivi com pessoas supercapacitadas e muito bem intencionadas, bem como convivi com quem nem merecem ser lembrados. A defesa aqui postada pela recuperação do partido é por entender que grandes partidos precisam ser ativos, para disputarem de forma mais acirrada e mais equilibrada, como forma de fortalecer a democracia e de elevar o nível político de uma cidade, que tem andando em maus lençóis.

 

4 comentários:

  1. Fernando,

    Hoje estive com a coordenação da campanha do Fernando Pimentel para o Senado e definimos a data da ida do mesmo a Itabira.
    Será em meados de setembro.

    O Banana ficou de agendar a ida do Patrus.
    Na semana passada o Virgílio Guimarães, deputado federal do PT mais votado em MG, foi ao lançamento das candidaturas do Banana e do Bernardo.

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Jânio! Estes podem ser uns primeiros indícios de aproximação.

    Mas entendo que o PT nacional e estadual devem mais para Itabira. Na campanha passada, o Lula não veio e sequer enviou uma mensagem gravada em apoio para o correligionário Banana, candidato a vice prefeito na chapa com Damon. Tenho informações seguras que, até em Santa Bárbara, o Timbira, que não é do PT e numa cidade bem menor, conseguiu.

    E mais do que visitas de apoio, os candidatos do PT local precisam mesmo são de recursos, inclusive de uma boa injeção de dinheiro, para conseguirem fazer volume de campanha. Caso contrário, este grande partido continuará no ostracismo na cidade e na região, perdendo aí a melhor oportunidade de voltar ao poder, diante de um cenário que implora por mudanças e de um povo que precisa renovar as esperanças. Itabira é cidade pólo e possui significativo eleitorado. O grupão está em estágio terminal. Para mim, este é o melhor momento para retornarem com força total.

    Abraços e boa sorte nas campanhas.

    ResponderExcluir
  3. Devem muito sim. Tanto o PT Nacional como o Brasil inteiro.
    Mas nós devemos ter voz para fazer ecoar a nossa existência. Vozes como a sua e de vários de nós se unirmos numa Frente por Itabira quem sabe...

    ResponderExcluir
  4. O Patrus e o Hélio Costa já estiveram em Itabira.
    Caminharam na João Pinheiro e etc.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.