Who's amoung us?

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Realmente ficaremos sem água!

Após a discussão sobre as antigas e as novas LOC – Licenças Operacionais Corretivas da Vale em Itabira no último dia 20 de Julho de 2010, evidenciou-se o já dito: realmente ficaremos sem água!

Nas palavras do gerente da Vale, Rodrigo Chaves, ele que é de João Monlevade, afirma que nós itabiranos, representados pelo SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, não sabemos captar água para o nosso consumo.

Esquece ele que ao exaurirem o Pico do Cauê, o lençol freático de toda a cidade foi rebaixado em 70 metros e com isto extinguiu-se várias fontes no Centro de Itabira, bairros adjacentes e principalmente na Penha.

Após o discurso do Rodrigo, infelizmente constatamos que a mineradora que passou mais de 40 anos explorando nossas reservas minerais sem pagar os royalties/CFEM, descaradamente estão querendo se eximir desta responsabilidade, principalmente porque é a grande responsável pela atual situação que vivemos e viveremos.

Algumas das antigas LOC ainda não foram cumpridas ou somente parcialmente e já estão sendo estabelecidas novas, assim esperamos que não sejam só para nos iludir.

Das antigas, a principal delas também foi realizada parcialmente, que era a de aumentar o volume de captação de água para a população itabirana, abriram alguns poços artesianos e um deles até já secou.

Há uma década estudam a captação de água no Rio Tanque para tratamento dela na ETA – Estação de Tratamento de Água dos Gatos. Meu saudoso pai afirmava que seria mais viável captar a água do Rio Santa Bárbara, na divisa com Bela Vista de Minas, edificando algumas hidrelétricas naquele rio e utilizando esta energia para bombear a água até a ETA da Pureza.

O que sei, o que temos absorvido é o aumento da conta d’agua do SAAE,haja vista que no ano passado houve um aumento de quase 20%, o qual presumo a sua necessidade em decorrência do aumento do consumo de energia elétrica daquela autarquia para manter as bombas d’agua a cada dia em maior profundidade ou distância para levar o líquido precioso até nossas casas.

Como já disse anteriormente, todos nós itabiranos, de nascença ou chegança, simplesmente estamos patrocinando a atividade mineradora extrativista da grande empresa, sendo funcionários dela ou não.

Quem quiser saber mais a respeito do posicionamento da gerência da Vale em Itabira se realmente as LOC serão cumpridas ou não o contato é:
rodrigo.chaves@vale.com

3 comentários:

  1. "Às vezes penso que minha terra é uma anônima prostituta de um gigolo internacionalmente famoso." Newton Baiandeira

    ResponderExcluir
  2. Zé da Broca, é difícil definir quem diz mais besteiras: Se é você ou o autor que citou. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ou você que comentou... o comentário, que é opinião minha e não lhe diz respeito, ainda mais se tratando de um anônimo. Nojento...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.