Who's amoung us?

terça-feira, 17 de agosto de 2010

BABEM AÍ...

Desde que me instalei em São Gonçalo do Rio Abaixo, tenho desfrutado de excelente qualidade de vida, nesta tranquila e pacata cidade. Do ponto de vista de opções noturnas, é natural que, uma cidade com núcleo urbano de 5000 habitantes, tenha suas limitações, que, para mim, não são necessárias.

Já do ponto de vista de atendimento dos serviços públicos, é notável a diferença. Morei e passei por várias outras cidades, tendo ficado até 2 meses diretos fora, inclusive em outros estados.

Aqui, em São Gonçalo, temos acesso gratuito à internet, com qualidade e fácil acesso, em vários pontos (telecentro, escolas e centro cultural), não precisando sequer andarmos com um notebook. Basta um pen-drive e tudo fica resolvido. 

Mas, um atendimento que chega a causar graça é o de saúde. Semanalmente, uma atendente do PSF chega até minha janela e pergunta se estamos precisando de algo: remédios, atendimento, exames etc. Eu vinha agradecendo, sempre justificando que tenho Unimed. Só que, diante da quarta insistência da moça, resolvi pedir um check-up, pasmem, com data a ser definida depois, em função da minha complicada agenda. Pacientemente, a moça me procurou aqui por mais umas 2 vezes, cobrando a definição da data. Sem graça por tanto enrolar, marquei dois dias depois, conforme minha conveniência.  Dá para acreditar? Ao invés de eu me submeter à disponibilidade deles, pegar fila e tudo mais, eles é que ficaram no meu pé para me atender. Aqui, ô espertinho, não sou peixe, não! Eles fazem isso com todos, em todas as casas que já perguntei! Tudo bem que penso em encarar também um exame de próstata com urologista... mas deixe isso pra lá. rsrsrs ... Falando sério e deixando as piadinhas de lado: vá marcar um exame gratuito na sua cidade e perceba a diferença.

Ah... só uma coisa, pelo amor de Deus! Não enviem comentários comparando a saúde daí, com a daqui.  Por razões éticas, me foi solicitado para não postar nenhuma comparação  neste blogue, que deixasse o governo daqui, em má situação com as demais prefeituras,  que, confesso, é um pedido dificíl de atender. Portanto, perdôem-me se recusar os comentários comparativos. Só lhes restam babar e morrer de inveja. Fui! (quero dizer embora, hein!)

7 comentários:

  1. Fernando, já ouvi dizer que a educação aí também é muito boa. Inclusive a cidade conta, pelo que já me foi reportado, com uma escola de tempo integral de causar inveja a qualquer cidade de grande porte.

    É, realmente para nós itabiranos fica muito complicado deixar de fazer comparações... Principalmente quando estamos cônscios das coisas que acontecem por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Cada um merece o proctologista, a internet e os políticos que têm. Mais uma vez Itabira está perdendo no quesito qualidade de vida. Agora, no quesito organizar 'festa Junina', poucos nesse país tem a competencia itabirana.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, gostei dos comentarios mas voce esqueceu de informar que São Gonçalo tem deputado que trabalhou durante 4 anos pela cidade, com prestigio e proposito.
    O Gustavo Valadares é um irmao do Prefeito Nozinho e o que esperamos que uma administração tão boa venha para Itabira.
    Estou com você NOZINHO deve ser nosso candidato a prefeito e vamos votar no seu deputado para ver se as coisas melhoram por cá.

    ResponderExcluir
  4. Continuando....
    O Deputado de São Gonçalo GUSTAVO VALADARES tem a ficha limpa...lembra dos 55 deputados que ficarão sujos nao se houviu falar em Gustavo Valadares, nao teve almoço de mais de 3.500 nao teve nota fiscal como os deputados de Itabira e João Monlevade.
    Ele Gustavo Valdares merece credito.

    ResponderExcluir
  5. Menos, Menos !! Acho que esse espaço não deve ser usado pra ficar fazendo campanha pro filhote do atleticano e bigodudo, Ziza. Vamos por o pé no chão moçada. Essa história de depender de deputado pra fazer as coisas acontecerem nos municipios ainda mais em Itabira e SG é balela !!! Ainda mais com os recursos que cada um tem. Fala sério!!!

    ResponderExcluir
  6. Fernando,
    comparar são Gonçalo com Itabira não é correto, pois existem várias diferenças entre as duas cidades,
    a principal é que São Gonçalo não é uma cidade polo como Itabira,
    também possui menos de um décimo de sua população.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Anônimo... Tem razão, não é correto compararmos as duas cidades de forma tão simplista, como sugeri no texto, tampouco pela população das duas cidades, como você colocou. Eu levo em consideração uma fórmula própria, na qual divido o orçamento anual, pela população, para saber quanto é o valor per capita proporcional da cidade. Neste raciocínio, os habitantes de São Gonçalo (R$ 6000/ano) gozam do dobro de Itabira (R$ 3000/ano).

    Além do mais, o Nozinho já me pediu, pelo amor de Deus, para pararmos com comparações, para evitar mau-estar entre as cidades. E ele tem razão, principalmente, por ser presidente da Amepi e por ser muito ético. O meu texto era mais para provocar risos e, não, para reflexão.

    Bem, desta forma e sem compararmos as duas cidades, sugiro a gente focar só no nosso quintal, ou seja, em Itabira, para observarmos como nosso dinheiro tem sido gasto. Deixemos as vizinhas de lado.

    Pelo que se ouve dizer, se tentarmos colocar todos servidores contratados e comissionados na Prefeitura, vai faltar espaço até para oxigênio. E mais, não faltam nomeados do grupão que não trabalham, que chegam na prefeitura, câmara e autarquias só para bater o ponto, quando batem. Daí, meus caros, não há dinheiro que chega, além de desmotivar os que trabalham, é claro. Aí está uma das razões do fracasso deste modelo político em Itabira.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.