Who's amoung us?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CAMPANHAS NAS RUAS

A corrida pelos votos chegam às ruas em Itabira e região. Dos candidatos itabiranos, contando com maior volume de campanha, ou seja, com mais presença de marketing nas ruas, destacam-se Adício da Vale Verde-PTN e Neidson Freitas-PP (ambos para deputados federais), seguidos de Doutor Robson-PRTB, Damon-PV e Jayme Duque,  que trabalhou para o João e até então foi ignorado pela mídia.

Na região, inclusive até o Vale do Aço, ainda destacam-se para vaga ao legislativo mineiro, Gustavo Valadares-Dem e Ivo José-PT. Para o Congresso, Alexandre Silveira-PPS (denunciado como um dos maiores faltosos) e Bernardo Santana de Vasconcellos-PR. 


O mais difícil para os eleitores, entretanto, será separar o joio do trigo. Em ambas bases, seja ela do grupão ou da oposição, não ficaram claras as fidelidades ideológicas. A convocação de "enquadramento", pedido pelo Prefeito João Izael, no início do ano, não foi obedecido. Dentro do PMDB (componente do grupão) há um racha, com apoiadores inclusive a favor do Damon (oposição). O doutor Robson chegou a propor alianças com a oposição, no início do ano, mas, diante da falta de acolhida, parece seguir uma linha de centro-direita. Os candidatos do PT, Bernardo Mucida (federal) e Alexandre Banana (estadual) ainda não conseguiram entrar na disputa com semelhantes forças, fatos que denotam profundo enfraquecimento do PT itabirano e completa falta de interesse das duas lideranças do PT com Itabira: Dilma e Hélio Costa. Dos candidatos que mais se afinam com sua base, até agora e a meu ver, é o Neidson Freitas, que se posicionou claramente na situação e que vem com tudo para tentar uma nova perpetuação do grupão. 


9 comentários:

  1. O Fernando deixou um sujeito (sic) candidato jovem, bem na marginal da foto (quase apagado). reparem. kakakakakaka

    ResponderExcluir
  2. Calma aê, Tutu!

    Tentar enquadrar o dito cujo, até que tentei. Só que, por contar naquele momento só com uma câmera de celular em mãos, não consegui corrigir a contra-luz por nada.

    Depois, faço questão de reproduzir. Até porque, a foto escolhida por ele revelou uma face gozada: a insegurança do candidato. Ele aparece na foto com cara de desconfiado. Repare bem e me diga. Será que o fotógrafo fez isso de propósito? kkkk

    ResponderExcluir
  3. Bacana também foi a postagem dessa foto... O pessoal aproveita a imprecisão das determinações da lei 9504 (desculpe se eu usar algum termo de forma equivocada, pois não sou nem fui estudioso do Direito) pra usar esses cavaletes de qualquer jeito.

    No art. 37, parágrafo 6, fala que é permitido esse tipo de divulgação em vias públicas, "desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos". Ora, veja só, qualquer cavalete colocado num passeio vai dificultar a circulação de pessoas, já que, sem ele, seria mais fácil - um obstáculo a menos!! Escancarada a imprecisão deste item.

    Agora, e quando "ajunta" esse MONTE de cavaletes na calçada, como está nessa foto, no que parece ser o início da João Pinheiro (há tempos não passo lá e não sabia q estava assim, mas lá no fim, chegando na praça acrísio, tá tipo isso aí), com esse monte de cavaletes fica difícil mesmo! Imagine uma pessoa com dificuldade de locomoção, que precisa de alguém apoiando ao lado, ou um cadeirante... Com certeza ali o pessoal deve estar andando a pé mais na rua do que na calçada, pq parece um labirinto. Se eu fosse candidato eu teria vergonha de tanto desrespeito com o cidadão.

    Agora, há um candidato que anda desrespeitando um item nada impreciso da lei... é o parágrafo 5 do mesmo artigo 37, vale ler inteiro:

    "Nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza, mesmo que não lhes cause dano."

    Peço que confiram o jardinzinho em frente ao Banco do Brasil, dia desses passei lá e vi uma plaquinha, encostada numa árvore. Mas tinha um pessoal da prefeitura limpando a calçada, e imaginei q eles tivessem apenas feito a gentileza de encostar pra lá a plaquinha, brevemente, até terminar e depois colocariam de volta na calçada - mesmo que atrapalhando o pedestre. No entanto, acabei de vir do centro e lá estava a placa, no mesmo lugar, encostada na árvore, sobre a terra do jardim. Uma placa igual está também num jardinzinho ali perto do Bretas, próximo às faixas de pedestre, também em local irregular, aos olhos da lei. Não vou arriscar dizer o nome do candidato, pois desconhecia e não guardei. E como sou um cidadão desprovido de câmera digital, não registrei a infração.

    Outro desrespeito é a intensidade do som nos carros tocando os jingles políticos, mas isso não é privilégio do período eleitoral... nossa, ir pro comércio na joão pinheiro, num sábado, é insuportável... tem loja em que você não consegue falar com o vendedor, por causa do som da própria loja!!! Eles acham, mesmo, que aquelas caixas de som fajutas (que só fazem muito barulho, além de só tocarem música ruim) atraem clientes??

    Mas isso é outro assunto! Parabéns pelo blog, acompanho há alguns meses, abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. Tanto candidato para pouco voto... Adilson da vale verde precisa de minino 75.000 votos, menos nao ficara nem em quinto lugar. veja tibe vereador de b hte na chapa, mais de 60.000 e alguns outros entre 60 a 50 mil, ele anda falando em 35000 ou 50% de todos votos validos de Itabira. Robson tb acha que achou o partido ideal para ser eleito mas precisa ter 70% dos votos validos de Itabira, damon nao ficara em 5 lugar de suplente.
    assim por diante, quem tem condições de ser eleito somente deputados de fora, ou seja que representem cidades na nossa região.
    veja então: Gustavo Valadares nas cidades circuvizinhas - Bom Jesus, São Gonçalo, Itambe, Itabira, Passabem, São Sebastião, Santo Antonio etc..bernardos santana com espolio de ze santana..
    Governador vou dar o veredicto....Anastasia vai ganhar no primeiro turno.. e podem cobrar....

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, caso fosse permitido, recolheria todo este material e mandava p o caminhão de recicláveis da Itaurb (caso haja jeito de reciclar...). Mesmo apoiando um dos candidatos q está na foto, n concordo c este tipo de propaganda, muita poluição visual e de obstrução de vias p pedestres.
    Em relação ao q está "à margem" da foto, este já está enchendo o saco c a sua musiquinha horrorosa "estilo lavagem cerebral" e os "seus" carros q andam, ou melhor, rastejam pelas ruas da cidade executando tal musiquinha, só estão contribuindo p piorar o trânsito da cidade!
    Sou muito mais a favor do voto p quem polui menos e q nos poupa mais os ouvidos e o estresse de dirigir nesta "linda" Cidade do Bem Viver!

    ResponderExcluir
  6. Será que os candidatos do PT não estão com folego para por cavaletes emporcalhando as ruas, como por exemplo o do PV, ou estão respeitando os eleitores e fazendo uma campanha limpa e na sola do sapato como deve ser???

    ResponderExcluir
  7. Que feio para o damom. O PV é um partido diferente dos outros. É limpo com uma campanha limpa. Essa do cavalete é demais. Não voto em quem põe cavalete e carro de som em volume ensurdesedor.

    ResponderExcluir
  8. Dorinha,
    Se for assim, o seu candidato também tomou bomba. Porque além de poluir a cidade, em outras épocas com a chuva de santinhos, também está tumultuando o trânsito com seus carros rastejantes.

    ResponderExcluir
  9. Por que será que em todo lugar que tem um cavalete do Adicio tem também um do Damon??? Com praticamente as mesmas cores?? Coincidência ou parceria??
    "Diga-me com quem andas e te direi quem és..."

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.