Who's amoung us?

terça-feira, 23 de março de 2010

CADÊ A OPOSIÇÃO?

Após algumas provocações de alguns leitores do Filhos-do-Cauê, sobre o sumiço e o processo na aprovação das contas da campanha do médico Damon de Sena-PV, acabou ascedendo uma dúvida: será por isso que o ex-candidato a prefeito e pretenso candidato a deputado estadual tem andado meio distante, ao se ocupar na solução desse problema? Outra questão que veio à tona é, também, por onde tem andado o ex-candidato a vice, Alexandre Banana-PT?

Não restam dúvidas de que, embora não tenham sido eleitos, é quase que unaminidade em toda a região o reconhecimento de que quem ganhou a campanha passada foram os dois. Tenho ouvido isso inclusive de prefeitos da região e, pasmem, mesmo de integrantes da coordenação da campanha de João Izael, que acabaram assumindo posições mais estratégicas no final da campanha e que resgataram o poder já quase perdido.
Só que, passadas as águas, alguns tropeços sucederam e para 2010, Alexandre defende os interesses do PT e o Damon do PV. Pelo menos, no próximo round, para as vagas de deputados estaduais, eles podem vir inclusive a competir entre si, cada qual pela sua sigla, garantidos pela boa democracia, embora eu tema que a ausência de um projeto comum e maior, possa custar caro depois.

Então, se os mesmos não têm militado contra os erros e desmandos do grupão, que na verdade nem são da responsabilidade deles, quem tem feito tal papel, com uma câmara de vereadores, pelo menos teoricamente, toda do grupão?



A VESPA E A ARANHA

Imagine-se ter seu corpo picado por uma vespa caçadora que inocula um veneno paralisante e, em seguida, ser injetado dentro de você algumas larvas que devorarão seus tecidos vivos aos poucos, até ocuparem todo seu corpo e não sobrarem nada além dos seus ossos e pêlos?

Pois é, esse tipo de voraz parasitismo existe na natureza e, por mais terrível que seja, é uma criação de Deus, responsável tanto pela manutenção do ciclo reprodutivo das vespas do gênero Pepsis (dentre elas a Pepsis cupripennis e Pepsis frivaldszkyi), quanto pelo controle do número de indivíduos das aranhas, inclusive as gigantescas caranguejeiras, do gênero Avicularia.

Se percebermos atentamente e conseguirmos ler nas entrelinhas, percebe-se, nitidamente, que a política em Itabira muito se assemelha com esse cruel parasitismo, do ponto de vista dos constantes problemas sofridos pela atual gestão, acometidos por gente a eles ligados e não da oposição. Estão sendo devorados por dentro, depois de tornarem-se um ninho paralisado pelo veneno inoculado por indivíduos deles mesmos. Não acredita? Então siga o meu raciocínio.

Mês passado, o vice Roberto Chaves-PSDB foi ao programa do Vagner Ferreira e disparou duras críticas contra o próprio governo, que acabou culminando com a distribuição de mais de 30 mil jornais na cidade, apoiando o deputado estadual Mauri Torres. Uma "desobediência" explícita ao prefeito que convocou o "enquadramento" da base no apoio à candidatura do Ronaldo Magalhães.

Há ainda outras disputas em cena, desde de quem será o próximo presidente da câmara, expandido após o pretenso sucessor Neidson Freitas defender a alteração da lei orgânica para continuar no cargo; até via disputas entre os partidos que teimam em não seguir o Ronaldo, que diga-se de passagem, anda muito mal cotado. Recentemente, durante uma reunião do Dem, ocorreu um racha na direção por causa desse problema, porque um cacique de visão propôs que o Dem itabirano apoiasse Gustavo Valadares, enquanto outra parte defende a fidelidade funesta de apoio ao Ronaldo, pedido pelo João, sem lá tanta convicção. Isso sem falar no recado do prefeito, do tipo "deixa quieto", disparado em cima do presidente da câmara, exposto semana passada pelo Diário de Itabira, acerca do caso da possível vinda da siderurgia da Vale.

E as ações estrapolam o universo político local. Tive notícias, dias atrás, de iniciativas do publicitário Perón Colombo ao contratar o ex-secretário de governo de Santa Bárbara para prospectar novos clientes das câmaras municipais e novos serviços em toda a região, que por ser, provavelmente, uma frente de salvação pós queda do grupão. E, se ele atuar como já fez no passado recente em Itabira com sua empresa, vai atuar politicamente, investir pesado (e grana ele consegue fácil) e vir a ser uma das principais lideranças regionais, nos bastidores econômicos. Aí, quem sabe, o grupão de Itabira poderá passar a mandar no pedaço, em toda a região.

Portanto, em franca decadência, pode-se perceber que, há muito tempo, já tem gente só preocupada em garantir os bônus de serem situação, sem tantos compromissos em salvar o corpo ainda vivo do grupão. Se o prefeito João Izael não descobrir a tempo, que a posse da caneta do poder está sob suas mãos, não haverá outro destino que não seja o salve-se quem puder.

Isso, é claro, se a aranha conseguir se safar dos temíveis ferrões das vespas caçadoras que, com eles, conviveram no mesmo habitat e que só pensam em devorar todo o seu corpo ainda vivo. Daí, de volta ao universo político, será que precisamos mesmo de atitudes da oposição?

Fonte: Veja mais sobre a Vespa Caçadora em Editora Saraiva.

11 comentários:

  1. Engraçado... as brigas de roberto com o governo(?) só acontece em ano de eleição para deputado.
    Daqui a dois anos eles estaram abraçados de novo.
    ACORDA ITABIRA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, lembra do topico do escorpiao e o sapo para atravessar o rio, pediu carona e no meio picou o sapo ..assim morreu os dois.
    é questão de sobrevivencia, questão de saber quem podera nos salvar...????
    Estamos ou tentando antecipar as eleições 2.012, onde o Prefeito atual não é candidato, esquecendo e colocando em evidencias nomes sem pé e cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Mais engraçado ainda é essa oposição que seu único feito é tentar ser "posição"...
    A grande verdade é que eles só aparecem em épocas de eleição... A maior vontade é ocupar o cargo máximo...
    Extremamente ocupados em planejar a tomada do posto maior...Planos para o município são os de sempre...
    Apoiar a saúde, educação, lazer, bla bla blá, etc...

    ResponderExcluir
  4. Cadê o Damon?????? Cadê o Banana????? Em Itabira não existe oposição. Indiscutivelmente não existe. Pelos sintomas, chego à conclusão que isso merece uma averiguação muito profunda ...... Pelo andar da carruagem, há forte indício de que tem coisa nisso aí!

    ResponderExcluir
  5. e as contas do damon que foi reprovadas e rejeitadas.
    e por falar em saudades onde anda voce.
    solução para Itabira, janio Prefeito

    ResponderExcluir
  6. HUMMMMMM, Fernando Damon esta inelegivel, Banana nao decola, kd a oposição? VC sugeria alguns nomes de credibilidade? Este blog tem algum nome potencialmente politicos?

    ResponderExcluir
  7. O pau quebrando, o povo descendo a ronca em João e Banana tomando sol no clubinho, bebendo no Voleyburger e fazendo caminhada no canal da praia. Estamos fritos.

    ResponderExcluir
  8. Predomina o pensamento e a ação restrita ao período eleitoral.
    Nenhum dos dois se manifestam e atuam no sentido de trazerem melhorias e inovações para a cidade.
    Não fiscalizam a administração atual.
    Não escrevem sobre nada. Não se manifestam.
    Só esperam ...

    ResponderExcluir
  9. E o Banana, ficou inelegível também? Quem não faz leva, diz o ditado. O grupão deitando e rolando e a oposição incompetente com problemas na justiça. Um advogado amigo meu disse que Banana rodou também. Se não rodou ainda, Ronaldo vai contratar um mega advogado para torná-lo inelegível.

    ResponderExcluir
  10. Cade as pessoas que pensam em Itabira, crescendo desenvolvendo, gerando empregos..só vejo homens pensando neles, naquilo e deixando de lado o que é melhor para Itabira..vamos nos unir e pensar Itabira é melhor com compromissos assumidos de Itabira em primeiro lugar.deixemos o prefeito trabalhar e somar, se estiver errando foi o escolhido pelo povo.
    assim vamos ajuda-lo a acertar.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Fernando. A ganância pelo poder é tanta, faz com que os interesses pensoais atropelam qualquer projeto,

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.