Who's amoung us?

terça-feira, 16 de março de 2010

E por falar em asfaltamentos e estradas...

Cadê as obras dos asfaltamentos para os distritos?

No ano passado, estive fotografando os asfaltamentos para Senhora do Carmo e Ipoema. O destaque ficou para as obras para Ipoema, iniciadas no ano eleitoral que reelegeu João Izael. Na ocasião, li que a estimativa de vida útil de um piso asfaltado é de 8 anos, em média. Daí, imaginei logo que, no ritmo que vinham tocando a obra para o Carmo, quando terminarem, já estará na hora de refazerem o piso, visto que ela se iniciou no governo do Ronaldo Magalhães, há cerca de 7 anos atrás.

Paralelamente, o asfaltamento para a vizinha cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, custeado pelo próprio município de São Gonçalo e com uma parcela do DER-MG, em cerca de 2 anos já está quase que todo concluído. O último trecho dos 2 quilômetros restantes e algumas obras de arte começam a ser retomadas nestes dias, após acordo com a Vale.

Curioso, neste final de semana, resolvi dar uma volta na região rural de Itabira e ficou patente a má conservação das estradas rurais itabiranas, sobretudo na região da Boa Vista, mesmo tendo recebido fartos recursos para recuperação de, pasmem, 5.550 quilômetros, segundo denunciou a última edição do jornal Impacto. E o pior, o asfaltamento para Ipoema, antes em ritmo acelerado, encontra-se totalmente abandonado, com trechos cortados em franca erosão. Vide fotos ao lado.


Estamos (Estávamos) sem pista da terceira pista

EM TEMPO: Após publicarmos a nota abaixo, dias depois, as máquinas voltaram a operar no trecho entre a Chapada e o Barro Branco. Leia mais.
Meses atrás, as obras de construção da terceira pista do trecho entre Itabira e o trevo para BH, ora chamado de MG-129, de BR-120, de MG-434 e de BR-434, se encontravam em plena atividade. Parte do asfalto, próximo ao bairro Barreiro, foi recapeado e víamos máquinas pesadas cortando as margens da estrada, próximo do Barro Branco.

Estranhamente, há dias venho transitando pelo trecho, antes em obras, e tenho percebido que, sem qualquer justificativa ou satisfação para os contribuintes, as máquinas abandoram o local (vide fotos abaixo). Será que foram transferidas para outros currais eleitorais?



Sem a construção desta terceira pista, bem como da duplicação da BR-381, qualquer discurso de trazer para Itabira novas indústrias ou a sonhada siderúrgica da Vale, por si só desmotiva bem os investidores. Nossa malha rodoviária, embora tenhamos que reconhecer que tem recebido boa atenção no passado recente, pelos asfaltamentos para Nova Era, João Monlevade e São Gonçalo, percebe-se que o porte delas não foi projetado para grandes escoamentos, ou seja, foi para contemplar as necessidades locais. São cheias de curvas acentuadas e sinuosas, praticamente não contam com acostamento e ainda possuem trechos muito acidentados. Aliás, após os asfaltamentos, o trecho até o trevo para BH passou a ter um tráfego muito acima da sua capacidade. Daí, a nossa urgência em ver Itabira, realmente, bem conectada à capital.




2 comentários:

  1. No período do carnaval cai na maior fria: Fui levar alguns amigos de São Paulo e Rio Grande do Sul para irem de Bom Jesus para Ipoema.
    Quase 10 km de estrada de terra!
    De Ipoema para Itabira, só terra até a MG.
    Que mancada!

    ResponderExcluir
  2. É impressionante como os administradores jogam as mais deslavadas mentiras ao público..., e o pior é que a grande massa engole e digere.

    No caso dos 5 mil e 500 quilômetros de estradas rurais recuperadas e encascalhadas, fazendo umas continhas simples, chegamos à conclusão de que seriam necessários, pasmem, 600 MIL caminhões de cascalho!!!

    É mole... ou quer molho??? (pra ficar mais fácil de engolir)

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.