Who's amoung us?

quarta-feira, 17 de março de 2010

Um recado do prefeito e umas contradições

O RECADO

No Diário de Itabira, edição de 16 de março, o prefeito João Izael "pede cautela" para o presidente da câmara de vereadores, Neidson Freitas, com relação à proposta do vereador de fazer uma mobilização para que Itabira receba uma unidade siderúrgica da Vale.

Para mim, a iniciativa do prefeito de se posicionar via a imprensa e não pessoalmente, soou como um recado para o jovem e inexperiente vereador, aspirante ao cargo de prefeito, para que deixe para ele a iniciativa, porque, em cena, estão os louros politicos da pretensa conquista pela siderúrgica, ou seja, disputa por sobrevivência política no malfadado e decadente grupão.

Em todos os casos, manda quem pode e obedece quem tem juízo.

E AS CONTRADIÇÕES

No primeiro parágrafo da matéria do Diário, o editor deixou claro que o diretor-executivo de Ferrosos da Vale, José Carlos Martins, "divulgou recentemente o interesse da mineradora em instalar uma siderúrgica em Minas Gerais, ainda este ano". Já na fala do prefeito, precisamente no parágrafo quinto da matéria do Diário, Izael nega e alega que procurou pessoalmente a direção da Vale e a resposta foi taxativa: "a Vale não pretende, neste momento, fazer qualquer investimento na área de siderurgia".

Na coluna de destaque, à direita da matéria, João derrapa ao afirmar que "Não vou dizer que seja a redenção (econômica), porque, na verdade, Itabira já vem caminhado a passos largos, principalmente no sentido de ter uma economia um pouco independente da Vale" (sic). Não entendi bem o que o prefeito quis dizer ao se pronunciar, inclusive com certo desdém... Se estamos realmente a passos largos da independência econômica, ou se vale o que ponderou depois, como "um pouco independente"... Afinal, o que seria da própria prefeitura sem os royalties da mineradora?

SOBRE A USINA SIDERÚRGICA ITABIRANA

Há outros pontos que temos, lamentavelmente, que reconhecer. Não temos águas em abundância próximas da sede do município e nem boas estradas para escoamento da produção, porque não atendem à necessidade de uma lógística mais arrojada, com terceira pista, acostamentos e ainda contamos com a estrangulada e assassina BR-381 nos assombrando. Por outro lado, a empresa conta com uma malha ferroviária invejável e, é claro, tem um passivo sócio-econômico-ambiental histórico com Itabira, que poderia ser mitigado com a implantação da siderúrgica.

Eu, como itabirano e em primeira instância de prioridade, defendo a vinda da unidade para nossa cidade, terra-natal da Vale. Mas, ainda se não puder vir por causa das restrições técnicas, que a instale o mais próximo possível, para que ela impacte positivamente, pelo menos, no setor comercial e de serviços itabiranos. E aí, não vejo melhor opção do que instalá-la em São Gonçalo do Rio Abaixo, que tem água em abundância, área disponível com boa topografia, minério de ferro, ferrovia, malha rodoviária um pouco mais privilegiada e, se sobra, está a 30 quilômetros de Itabira.

3 comentários:

  1. Fernando, quem consegue trazer para Itabira uma Universidade Federal merece todo nosso respeito.
    Lembra do governo do PT, trouxe faculdade com socios da cidade (emrpesarios, politicos etc e tal)
    Havera nos proximos anos os maiores investimentos na região realizado pela Vale, suas ações estão pelo mundo afora.
    Temos uma boa industria, precisamos sim colocar nosso produto ao lado da transformação em unidade industrializada.
    assim sim agregamos valores.
    agora gostaria de ver Nozinho nosso candidato a Prefeito, pois tem feito muito em São Gonçalo, bons deputados ao seu lado e assessores competentes.

    ResponderExcluir
  2. Olha Fernando, eu fico preocupado com comentários dessa natureza. Penso que você é um cara legal, bem relacionado, instruído, e que pode estar deixando se levar por um caminho que a volta seja dificil. Penso que você deveria se pegar aos fatos e não às pessoas. Penso que se você começar a atacar cidadãos que estão no governo, como fez com o nosso amigo Ouvidor, ou até mesmo com o chefe do executivo, de forma pessoal, isso fechará portas. E na verdade Fernando, todos nós sabemos que esse grupo que tá ai já já vai rachar. Veja o Vice, o Chiquinho da Nacional, O Raimundo Afonso... ta todo mundo saltando de vagazinho. Nós somos a oportunidade para Itabira viver melhor. Mas não chegamos só. Penso que você deveria se ater a atos e não às pessoas. Fica aqui o meu pensamento, minha sugestão. No mais vc tá indo bem.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os elogios e conselhos, mas pondero com fatos: O PT itabirano derrapou com as faculdades e com as relações com a sociedade, entretanto, com bem menos recursos, fez muito mais: 2/3 do Canal da Praia, cultura de qualidade, turismo sobre a obra Drummondiana etc. e não se viu, em nenhum tempo, nenhum ex-secretário ou assessor ter se tornado milionário. Em tempo: não sou e nunca fui petista.

    Tentarei rever a linha, mas há várias aberrações que têm que ser mudadas por aí, como o caso do uso de influência do ouvidor Ailton Moraes (e de outros); dos abandonos das estradas rurais (não de recursos pagos, mas da real execução delas); dos problemas com a "licitação" do carnaval e por aí vai.

    João Izael, se quer nosso respeito, dos itabiranos, tem que honrar com seu cargo e coibir toda e qualquer má conduta. Sem isso, vai ficar na história como um dos piores prefeitos de Itabira. Vai levar fama bem pior do que a do Jackson (em grande parte injusta, a meu ver), porque não fez e deixou que os outros "fizessem" para si.

    Restam ainda 2 anos e meio e estaremos de olho.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.