Who's amoung us?

sexta-feira, 5 de março de 2010

COM QUEM VOCÊ CHUPA JABUTICABAS?

Vou transcrever um poema que recebi de um amigo. O João Tavares, assessor de uma deputada federal do PT. Gostaria que o João fosse milionário, assim ele pararia de ficar nesta correia louca e cuidaria mais de seu filhinho e de sua vida.
Ele é um convidado meu para comer feijoada e chupar jabuticaba em Itabira.
Li o mesmo e fiquei pensando, “com quem vou dividir a bacia de jabuticabas”?
Com quem deturpa uma informação e publica que um convescote etílico entre amigos é transformado num encontro festivo de esquerdistas milionários?
Ou com quem confunde amizade com conluio, e transforma gestos de apoio a projetos em nossa cidade a interesses mesquinhos, contaminados por genética familiar?
Certamente que não!
Vamos comer nossas feijoadas e chupar as jabuticabas saboreando o sabor de nossas identidades e das diferenças,numa boa, mas longe dos aloprados.


Jânio Bragança





Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do
que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.

As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.

Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e
sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade...
Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!

Mário de Andrade

7 comentários:

  1. Janio, obrigado por voce estar conosco em Itabira, pois poderia estar em São Paulo, Brasilia ou qualquer outro local, que escolheu a nossa Itabira acreditando que nao ficara apenas como um retrato na parede.
    "Os homens passam e suas ideias ficam", voce sera sempre lembrado como guerreiro, sincero, honesto e acima de tudo um defensor da nossa Itabira. o nosso guardião.
    Sempre me falam que os amigos são contados nos dedos de uma unica mão. assim voce pode saber quem são seus amigos.
    a inveja mata....e muitos tem o sabor de inveja em seus olhares.
    Continue olhando nossa Itabira.
    obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Ei janio deixa de ser bobo, candidate a prefeito na proxima e podera fazer por Itabira o que sempre sonhou.
    Pode contar com meu voto.
    Deputado federal se tiver interesse, pelo tanto de candidato a estadual voce tera mais votos que todos juntos.

    ResponderExcluir
  3. Jânio... não te conheço, pelo menos acho que não... mas, que texto bom heim??? Muito bom, chegou numa hora oportuna.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Enfim, saiu da moita, Jânio!

    Eu e muitos outros itabiranos sabemos que muito tem o que dizer e nós muito temos o que ouvir de você. Daí, como bom ouvinte e colega de blog, sentencio: você não tem mais o direito de se calar!

    Fale, esbraveje, elogie, chupe mais jabuticabas e se delicie com as feijoadas, que, aliás, quero ser parceiro glutão, se minha louca agenda permitir (risos). Mas não nos abandone. Valeu?

    ResponderExcluir
  5. Janio, janio é nome forte, lembremos de janio quadros, foi o que quis ser .. Presidente, prefeito, Verador, enfim todos os cargos que desejou..e Voce Janio Bragança também com o nome forte, porque nao vem candidato por nós de Itabira, por nós Itabiranos, por nós que estamos vendo homens e nomes sem pé nem cabeça desejarem ser candidatos sem nunca ter ajudado Itabira ou desejarem ajudar.rogai por nós janio.

    ResponderExcluir
  6. Quem mandou ser bonzinho e expandir o convite aos tolos de plantão, que não tendo nada para falar e publicar, publicam besteiras sem fim.
    Exclua do mailing esses destinatários otários.

    ResponderExcluir
  7. UFA, fechou o paleto do ABello.
    Pena que, penso que ele não entenderá a mensagem, mesmo que consiga ler o poema até o final.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.