Who's amoung us?

sábado, 6 de março de 2010


SIDERÚRGICA VALE

Leio no jornal O Tempo que o diretor-executivo de ferrosos da Vale, José Carlos Martins, disse que a mineradora pode voltar a investir na produção de aço no Estado.
A afirmação é uma resposta ao presidente Lula e ao próprio governo do Estado, que pressionam a Vale a agregar valor ao minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço. A expectativa é que, até o final do ano, a mineradora anuncie projeto na área de siderurgia e defina qual município mineiro vai receber o investimento.
Antes disso a Vale vai investir R$9,4 bilhões no estado até 2014 em várias minas, entre elas as de Caeté, Santa Bárbara e Itabira.
Esta última, berço da empresa e eterna cobradora de passivos ambientais, sociais e históricos, seria por direito o município ideal para receber o projeto de siderurgia da Vale.
O problema é que as autoridades que representam o município devem se dar por satisfeitas com a quantidade de dinheiro que rola a céu aberto ou no submundo dos porões da política.
E, talvez por isso mesmo, não tenham mais a confiança nem dos investidores.

4 comentários:

  1. Isso aí Márcio, vamos falar de Itabira. Texto muito bom. Parabéns pela objetividade. Assuntos estaduais, nacionais e internacionais estão acabando com este blog. Os videos estão, nem se falam.

    ResponderExcluir
  2. A VALE tem um papel estratégico no desenvolvimento do Médio Piracicaba e no Vale do Rio Doce.
    A siderurgia é uma cobrança que expressa os nossos anseios de superar a ação somente extrativista.

    ResponderExcluir
  3. O maior problema do extrativismo mineral, esse que a tal Vale pratica com total empáfia aqui em Itabira, é que ficam os buracos a olhos nús e a poeira para a comunidade comer.
    Sendo o cidadão a arcar com os ônus pelo excesso de pó no ar convivendo com bronquite e tantos outros "ites" e também com a conta da farmácia e sem qualquer contrapartida direta por conta da malfadada mineradora e seu lero-lero contumaz.

    ResponderExcluir
  4. Que a VALE tem débito com Itabira não se discute. E tem que ser pago.
    Mas, tecnicamente falando, é impossível a instalação de uma siderúrgica em Ita. Problemas com o minério, com a logística e outros, que seriam necessários espaço maior para explicar.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.