Who's amoung us?

quinta-feira, 4 de março de 2010

Números muito contraditórios

Recebi um puxão de orelhas sobre a provocação que fiz sobre a pesquisa de avaliação da nossa Câmara de Vereadores, realizada pelo DataMG, que pertence ao jovem Adilson Simeão, que (segundo nos foi informado) também trabalha para a Câmara de Vereadores de Itabira. Na verdade, ele havia feito a pesquisa sim e optou por a publicar no site da DeFatoonline, onde trabalhou. Usualmente, o Adilson vinha enviando cópias das pesquisas para meu e-mail particular, entretanto, a da Câmara local, estranhamente, ou se esqueceu, ou ocorreu alguma falha. Daí, o erro. Por isso, peço perdão a todos pela minha precipitação.

Segundo o DataMG, conforme publicado no site da DeFatoonline, a avaliação popular sobre os trabalhos da Câmara de Vereadores de Itabira "cresceu em 14%", cujos resultados apontam para 40% como positivos, 36% como regulares, 14% como negativos e 10% como não sabem ou não responderam. 

Paralelamente, por coincidência, nosso blog vinha avaliando a atuação dos nossos vereadores, só que fechamos com resultados bem piores e até pífios. Apenas 3% dos nossos leitores entenderam que a Câmara é atuante e que cumpre bem seu papel de legislar e fiscalizar. Mas, as maiores aberrações ficam para os 94% que a condenam como subserviente, que não fiscaliza o executivo e que nem propõe leis. Outros dados curiosos são que 36% dos leitores do Filhos-do-Cauê entendem que a Câmara vai mal porque toda ela pertence ao grupão, que o presidente é ruim e vaidoso (30%) e que, ainda, o povo não sabe escolher seus representantes (18%).

Ressalvadas as limitações que têm as enquetes diante de resultados de pesquisas e ao fato do dono do DataMG trabalhar para a Câmara (segundo as informações), com tamanhas aberrações, não há como não ficarmos inquietos e desconfiados. Ou nosso blog é, praticamente, visitado só por pessoas insatisfeitas e os resultados ficaram tendenciosos; ou a pesquisa do DataMG não retrata a realidade; ou, ainda, o povo de Itabira é pouquíssimo politizado. Como é que, diante de tantos indícios de desvios, sem qualquer ação da Câmara no sentido de fiscalizar, consegue-se resultados como os que foram publicados pelo DataMG?

É duro e é de doer.



Um comentário:

  1. Amigo Fernando,
    Suas idéias são perfeitas e a conclusão brilhante. Ao tomar conhecimento dessa "pesquisa" me vem a pergunta: Uai... será que o "jovem Adilson Simeão" pensa que nois é besta? E quadrada?.
    Corri para o espelho e verifiquei que na minha testa não está escrito otário, por mais que os aliados da Câmara e do Grupão tentam escrever.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.