Who's amoung us?

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DILEMAS E PROBLEMAS

URUCA: boas lembranças da infância

Andei conversando com alguns amigos, nesses dias atrás, lembrando-me de um gracioso personagem, mas pouco bem-vindo da família 'Os Flintstones': o URUCA. Achei engraçado que poucos se lembraram dele. O engraçado personagem é este aí, ao lado, amigo do Bam-bam e da Pedrita (filhos do Fred e Vilma e Barney e Betty). Sempre que Uruca surgia, tudo passava dar errado, acidentes aconteciam, os dinossauros de estimação corriam e tudo virava um caos danado.

Quanto ao criativo nome dele, não sei quem veio antes, se o nome do personagem, ou o termo 'numa uruca danada', como momentos de azar sem fim.


URUCANDO O JOÃO

A minha lembrança do Uruca se deu após eu ler a manchete do Diário de Itabira, de terça-feira passada: "Presidente da Câmara sanciona projeto rejeitado por João Izael". Na matéria, Neidson Freitas expõe mais o prefeito: "É com muita tristeza que vejo o veto do prefeito para um simples projeto, para dar condição do povo humilde de usar a farmácia...". Outro fato estranho é por quê ele se posicionou longe do prefeito João Izael, no extremo oposto do vasto palco de inauguração da estrada MG129, em São Gonçalo. Não me lembro de ter visto ele sequer cumprimentar o João. Em tempo, recordo, é comum, na base deles, políticos queimados não aparecerem durante campanhas eleitorais, o que não quero dizer que seja esta a iniciativa.


ANTES DE SER URUCA, TÔ COM JOÃO

Neidson Freitas, desde que se elegeu vereador, anda afinado com João Izael, é parceiro do governo, é presidente da câmara apoiado pela base governamental, amigo (ou parceiro?) do Gui e Chiquinho, parece ter vários cargos indicados na prefeitura, mantém contrato com a mesma agência de propaganda da prefeitura (Promocional) e é membro da base do grupão. Só que há novos fatos que podem esclarecer essa nova postura. Dentre elas, as seguintes:
1) Estamos em época de eleições e Neidson precisa se projetar para deputado federal, sob pena de morrer politicamente, caso tenha uma votação medíocre;
2) O Governo João Izael vive numa uruca danada, no qual, quase nada tem dado certo e está com altíssima rejeição;
3) O G6 (novo grupo de vereadores contrários ao governo) cresceu e ganhou o clamor popular.


URUCAR OU NÃO URUCAR? EIS A QUESTÃO

Daí, imagino, o dilema vivido pelo Neidson e demais aspirantes da base do decadente grupão. Ser ou não ser grupão? Como se desfazerem da imagem de grupão? Aí que está a questão central para os marqueteiros desenrolarem!

O que parece não terem previsto, neste salve-se quem puder, foi: E o pobre do João Izael? Vai ser queimado vivo? Eu, na minha modesta opinião, não acho justo. Afinal, quem comeu a carne, que roa os ossos. Se o posicionamento dos apoiadores, na atual campanha for esse, o João sai mais queimado ainda, a prefeitura termina na UTI e quem ajudar a queimá-lo receberá o rótulo de covarde.

Os esforços, ainda na minha opinião, deveriam ser de solidariedade e de pegarem nos chifres para melhorarem a imagem do todo, mesmo que pareça impossível no momento. Ou será que estou errado?


2 comentários:

  1. Fernandinho,

    Uruca, eu acho que vem de Urucubaca. Nome sugestivo ao nosso presidente da Câmara. Uruca! Rsrsr! É mais um exemplo da falta de personalidade e caráter de nossos políticos. Enquanto a vaca dava leite, todo mundo queria estar ao lado do João Izael. Agora tentam queimá-lo para garantir popularidade. É uma pena!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Fernando, o início do fim do “grupão”, com suas divergências internas e a tentativa de seus integrantes no “salve-se quem puder”, me deixa imensamente feliz. É prova que a população começou a sair da letargia em que se deixou permanecer e começou a se posicionar. Está se tornando mais crítica e não está se deixando levar pelas estratégias que essa corja utilizou para se manter no poder, principalmente com a utilização da “mídia chapa branca”, como nomeia o ‘Luiz’.

    Mas, o que acho mesmo terrível não é continuar vendo a falta de caráter dos seus membros, que hoje, para se safarem frente à população indignada, acusam-se mutuamente. Isso, não. Isso, como você mesmo disse, com os itabiranos mais alertas, provavelmente não vai, espero, redimi-los de seus ‘pecados’. Por isso, ao contrário de você, acho que está sendo até benéfico para a cidade que continuem se mostrando como são: interesseiros, sem escrúpulos, capazes de atos vis como se acovardarem e acusarem uns aos outros. Talvez, não da forma como gostaríamos, sejam esses deslizes os melhores atos que estão fazendo pela população: mostrando as barbáries e o descaso dessa administração com o povo.

    O que acho terrível nisso tudo é ver que, João Izael, que espero ver mesmo indo para a ‘fogueira’ (não sair desse lamaçal sem ter que responder pelos seus atos), ainda continue se acercando dos mesmos incompetentes e arbitrários assessores. Ou seja, essa notícia do Diário de Itabira só mostra que os erros persistem. Isso sim, é preocupante.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.