Who's amoung us?

terça-feira, 13 de julho de 2010

MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO

A corrida eleitoral deste ano, pelo que percebi, vai passar longe do comportamento das anteriores.

Dentro a ala enfraquecida do grupão, não se entendem bem; o vice -prefeito desligou-se; a ordem de "enquadramento" feita pelo Prefeito, meses atrás, não tem sido atendida pelos seus integrantes; perderam a Câmara Municipal; não conseguiram sequer fechar os nomes e, o pior, estão começando a cacifar o Prefeito João Izael como o novo "Uruca" político.

Dentro da ala opositora, também, não conseguiram fechar um projeto único, de consistência de oposição. Alexandre Banana-PT e Damon de Sena-PV, que se uniram nas últimas eleições, disputarão pelo mesmo cargo, dividindo as atenções e os votos de oposição, para Deputado Estadual.
E há ainda candidatos tentando correr por fora, como atual opositor e, ao mesmo tempo, como ex-integrante do grupão, Doutor Robson Esteves-PRTB, também, para Estadual.

O mais curioso, entretanto, tem sido o comportamento de alguns integrantes de primeiro e segundo escalões da Prefeitura, que têm avalizado e, pasmem, até pedido votos para Bernardo Mucida-PT, candidato a Deputado Federal. É bem provável que o Neidson Freitas-PP, após saber disso, se descabele ainda mais, porque seriam dele esse legado oficial. Bernardo transita bem na elite e junto aos formadores de opiniões, enquanto o Neidson transita melhor na camada popular e periférica.

No quesito poder de investimento, entretanto, é que prevejo que não ocorrerão derivações semelhantes. As campanhas de oposição tenderão ser limitadíssimas e as de situação, para garantirem as respectivas sobrevivências políticas, não poderão e não deverão poupar recursos.

Agora, voltando ao assunto principal, quais serão os motivos desse novo comportamento? No meu reles entendimento, tanto a situação, quanto a oposição, estão fragmentados e divididos, bem como pode-se perceber que seus candidatos não representam bem, à rigor, as características originais de suas bases. E mais, da parte do grupão, há gente boa e bem intencionada a fim de ver Itabira em outros rumos, bem melhores do que no atual cenário. É um sentimento estranho e atípico, que aponta para uma única possibilidade: os itabiranos estão órfãos de lideranças.

4 comentários:

  1. Em relação ao Neidson e ao Bernardo Múcida, vamos ter bastante consciência! Neidson, bacharel em Direito (ele se formou? Eu nem sei...), fez o quê durante estes doisa anos em que está na Câmara? Ah! Devolveu dinheiro aos cofres públicos! Me lembrei...
    Bernardo, bem, Bernardo Múcida é Mestre em Ciências Políticas, professor universitário, advogado... n há como comparar um com o outro... Aliás, n há como compará-lo com nenhum candidato a Federal!

    ResponderExcluir
  2. Muito engraçado!

    A turma do Bernardo enche a boca para falar que ele é mestre! Como se fosse um grande diferencial. Afinal, curso superior e mestrado já é pré-requisito no mercado de trabalho, e pode ser conseguido em Universidades públicas e privadas. Acho que o discurso da militância tem que ser focado em outro sentido. Propostas e ações que consigam fazer com que a população se identfique com eles. Não tenho dúvidas que o Neidson é fraco. Aliás... o meu voto é do Bernando. Mas pelo amor de Deus!!! Não me venha com balelas como essas durante a campanha. Queremos atitude e propostas sensatas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. me resumo a dizer que pra federal temos dois teóricos!! Na prática até hoje nada! com ou sem cargo, com ou sem empresa, dentro ou fora da faculdade! Quando abordados e questionados são fracos e tentam levar suas candidaturas e a vida politica que almejam no gogo!

    Queremos é trabalho sério na prática pelo povo! desses ai eu nunca vi! e não precisa de cargo pra fazer acontecer!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, tanto o bernardo, como o neidson são diferente. Mas a única semelhança entre os dois é que estão na escola para se tornarem os futuros "raposas velhas" de Itabira.

    Meu voto vai para o Vale do Jequitinhonha!Vou escolher um candidato que defenda aquele lugar.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.