Who's amoung us?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

TAPANDO O SOL COM PENEIRA

HÁ 12 ANOS ATRÁS...

No meio da gestão do Jackson Tavares-PT, há uns 12 anos atrás (quando fui assessor de comunicação), foi assinado um decreto por ele, exonerando todos os cargos comissionados, numa tentativa de fazer uma profunda reforma política no, então, desgastado governo. Recordo-me que, meses antes, ele vinha amadurecendo a indicação da consultoria política e de comunicação, inclusive sob orientação de grandes nomes do PT estadual.

Foi uma confusão total. Por um raro instante, a população ficou cheia de esperança e apostando no sucesso da mudança. O que mais motivava esse anseio popular eram nomes de primeiros escalões indicados pelos partidos da base política, sendo alguns, pouco ou nada técnicos. Passados umas semanas, paulatinamente, ele foi reconduzindo o mesmo pessoal, apenas mudando de pasta. Caiu em novo descrédito, só se recuperando parcialmente no finalzinho do mandato e após uma série de ações e de alguns acertos, quando conseguiu bagagem suficiente para disputar a reeleição. Mesmo assim, deu Ronaldo Magalhães para o próximo pleito.


A HISTÓRIA SE REPETE

Nesta quinta-feira, somos, novamente, submetidos à outra manobra de marketing, num cenário político semelhante. O desgastadíssimo governo João Izael, que coincidentemente conta com parte da base política do Jackson (PSDB, PMDB e vários ex-companheiros do Jackson) e, também, no meio do seu mandato, resolveu apresentar umas mudanças no seu secretariado, mudando apenas alguns nomes de lugar.

Oldeni José dos Santos deixa a Secretaria de Governo e vai para Esportes e Lazer (o único acerto, a meu ver). No seu lugar, assume Elaine Aparecida Campos, irmã do Sebastião Campos (Batata). O pastor Aiíton Francisco Morais assume a Auditoria Interna e Controladoria; Geraldo Martins da Costa (Lado) foi para a Ouvidoria e João Mário de Brito para a Secretaria de Obras. E o Fernando Silva continua, desafinando o resto do coro.

Quem, também, deve ter torcido o nariz, imagino, foi meu amigo e fiel defensor do João Izael, a quem ele quer muito bem, o colunista Armando Bello. É a troca do alho por bugalho.


E O QUE DIFERENCIA

Feita esta recordação, não consigo me conter de distinguir os governos do Jackson, do João. No governo Jackson não há indício ou fato, até o momento, que denote enriquecimento de ex-secretários, bem como, mesmo com muito esforço, houve uma série de ações concretas e de valor para a sociedade. Dentre elas, as etapas da canalização do Córrego da Praia; o sucesso na Audiência Pública contra a Vale, que resultou em 52 condicionantes e que foram determinantes para o bom desempenho do governo do Ronaldo; as inúmeras obras de pequeno porte do Orçamento Participativo; a boa relação com a obra Drummondiana (inaugurou o Memorial e o Caminhos Drummondianos); trouxe o Corpo de Bombeiros; a relação com imprensa não passava por troca de favores, não tínhamos programas bregas na TV (cultura) e tantas outras ações mais.

Já da parte do João, quase tudo tem ficado para depois. As obras do Campus da Unifei estão atrasadíssimas, os asfaltamentos para os distritos já contabilizam quase uma década, as obras que se efetivaram vieram dos governos estadual e federal ...

Pelo que se pode perceber, não dá para ver sinais de melhores tempos por aí.

PS: Havia grafado errado o título antes, usando o verbo tampar, no lugar de tapar. Mil chibatadas em mim. Desculpem-me pela pressa e vacilo.

13 comentários:

  1. José Luiz das Merces29 de julho de 2010 às 12:23

    Fato é que o nosso prefeito tá mais perdido do que cego em tiroteio, tira dali coloca daqui na tentativa de melhorar, mais como quem manda nas cadeiras são os partidos, ele só consegui fazer a danças das cadeiras! Arimatei só saiu pq a cadeira dele é do prefeito, e que o prefeito indicou mau só descobriu depois de 2 anos!

    O foco da mudança é a cadeira do DEM que anos apitou obras, ums dizem que obras trata muito mau a verba, assim como era na administração e nesse ultimo mandato deram uma arrumada! EStão tampando um buraco e abrindo outro!

    È João pra vc num dá mais não chega! Não é você quem manda!

    ResponderExcluir
  2. Gosto deste blog porque a memmoria dele não é curta!

    Pior do que João só Jackson, bacana ter lembrando que laranjas podres daquele época do PT ainda continuam lá! tucanos, PMDB, e outros como Pastor Ailton e etc...

    ResponderExcluir
  3. Fernando, vc disse: "a relação com imprensa não passava por troca de favores, não tínhamos programas bregas na TV (cultura) e tantas outras ações mais."

    Comentário: Já não tenho a menor motivação para assistir o Jornal da Cultura de Itabira. Sem contar a babação chapa branca, ainda temos que engolir repórters sem boa dicção e imagens feitas "nas coxas".

    ResponderExcluir
  4. Quem é politizado, saberá claramente que esta dança das cadeiras serve apenas para tampar o sol com a peneira. O que não falta é terreno livre para levantar prédios na cidade (se é que vcs me entendem... rsrsrs) Mas, convenhamos: NÃO SINTO A MENOR SAUDADE DO PT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Memoria curta - O termo memória tem sua origem etmológica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências.

    Bem, foi só para lembrar que Jackson exonerou todos porque havia perdido a Camara Municipal para Dr. Ademar, assim ele tentou e foi voltando...mas os urubus foram os mesmos. só ficou fora dr. Marcus Vinius.

    ResponderExcluir
  6. Eu e você
    Somos um só
    Falaram tanto de nós dois
    Não deu em nada
    Sobreviveu
    O nosso amor
    Provamos juntos que essa gente estava errada

    Eu já cheguei
    A conclusão
    Nos machucamos com estórias sem sentido
    Queriam ver
    Eu sem você
    E a vida inteira vão olhar você comigo

    Feliz de mim
    Feliz de ti
    Apostamos em nós dois, tivemos sorte
    Somos iguais
    Mentir jamais
    Digam o que digam, o nosso amor será mais forte

    Quem viver verá
    Como eu sei te amar
    O mundo inteiro é pra nós dois
    O resto fica pra depois
    Depois de amar

    Bem quem viver vera...vai mudar os politicos e se nao estivermos ao lado eles serão ruins.

    ResponderExcluir
  7. Segundo o Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, "Tapar o sol com uma
    peneira", é fazer um esforço mal sucedido para ocultar uma asneira. ...

    assim, force sua vida e relembre os fatos:
    voce foi colega de Pastor Ailton que foi do Roberto Chaves que foi de Ze Mauricio, ei voce ficou fora.

    ResponderExcluir
  8. Trocou seis por meia dúzia, ou trocou só os mosquitos e a mercadoria continua a mesma. Ou tá achando que todos nós somos bobos, bestas e idiotas como os seguidores dessa desajustada festa junina (sacou?).

    ResponderExcluir
  9. O saudoso prefeito Lí fundou a TV Cultura de Itabira, o governo Jackson Tavares mutilou a mesma e o governo de cabeças deu o Tiro de Misericórdia.
    A TV somente foi fiel a cultura, nos primeiros 06 meses de funcionamento, após isso virou produtora de vídeo de prefeito corrupto!

    ResponderExcluir
  10. Isso ai. Gostei de ver o João, mesmo sem pedir opinião ele mudou quem achou que deveria mudar. Ele prometeu quando tomou posse que estaria avaliando o secretariado e se nao desse certo mudaria. Ouvi dizer que para o fim de agosto tem mais 4 mudanças e dois secretários que vão cair. Entre eles estão os do PSDB. Vai nessa João, vou esperar pra ver no que vai dar. Mas se não der em nada vou ser o primeiro a criticar.

    Zezito.

    ResponderExcluir
  11. Ontem, após o lançamento da candidatura do Adício, um grupo de politicos e politiqueiros riam a vontade, inclusive os fãs do Grupão disfarçados. Diziam que foi o maior erro do mundo o prefeito de Itabira ter "mexido" no seu secretariado, afinal, "mer... quanto mais mexe, mais fede!!" Comentavam às gargalhadas...

    ResponderExcluir
  12. Trocar os secretários de lugar não irá resultar em nada. Se João ainda deseja concluir seu mandato com dignidade precisa exonerar muita gente pois o balaio ainda está cheio de frutas podres!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Os pedintes:
    Dizia o antigo secretário de governo da Prefeitura Municipal de Itabira, o professor de educação física Oldeni José dos Santos, que todos que iam à sua secretaria eram pedintes.

    Transcorrido um ano e meio desta segunda administração do João Izael, passando por lá muitos pedintes, inclusivamente a minha pessoa, o grupo de seis vereadores que praticam uma oposição velada àquele governo, foram ao prefeito, pediram e conseguiram o intento de tirar ou remover o professor de educação física da secretaria de governo municipal.

    A princípio a troca foi muito boa, saiu um sujeito que desqualifica todos e colocaram em seu lugar a Elaine Campos que tem o dom de receber a todos com a boa educação que recebeu em casa.

    O porém disto tudo é que sendo todos os órgãos públicos balcões para receber pedidos de todos os tipos, estes pseudo-administradores de antemão já deveriam proporcionar situações, condições e formas de participar mais e melhor do cotidiano da comunidade itabirana e não somente se encastelarem em suas salas com ar refrigerado, água fresca, cafezinho novo, telefone e carro à vontade além de secretária disponível para principalmente atenderem aos próprios anseios ou exclusivamente os pedidos diretos dos partidos e políticos que dizem participarem do governo e não atenderem de forma explícita e direta à toda a comunidade itabirana.

    Como disse o João Izael em seu discurso um dia após o resultado das eleições de 2008: "que iria administrar a cidade para todos."

    Noves fora, a meu ver ficou a mesma coisa e nada de novo acontece em Mato Dentro além de o governo municipal ter cedido à pressão dos seis vereadores descontente com o mau atendimento que vinham recebendo do professor de educação física.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.