Who's amoung us?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

NOVIDADE!

Bernardo Mucida mandou-me um e-mail comunicando que seu nome passou na convenção para Deputado Federal pelo PT. É mais um nome de um jovem, com determinação e com tamanha responsabilidade pela frente. Alexandre Banana, também, passou e virá para Deputado Estadual pelo mesmo partido.
Para estadual, Damon e Ronaldo Magalhães (ambos do PV), na semana passada, já tinham sido também confirmados.


E MEUS TEMORES...
Tentei entender o porquê do Banana vir para Estadual, sabendo que o Damon, também, viria para o mesmo cargo, sendo que eram parceiros e militaram na mesma frente para mudar esse cenário assombroso que se consolidou em Itabira. Não resisti e perguntei a um integrante de peso do PT o porquê disso. Na resposta, ele se defendeu em dizer que o Damon foi convidado algumas vezes para ajustarem isso; ele não compareceu às reuniões do PT e não justificou. Daí, entenderam que o PT itabirano não poderia ficar de fora do cenário e assim, acabou prevalecendo aquela sequela da inauguração da sede do PV, com Ronaldo e Neidson no palanque e Alexandre no chão.

O que antevejo, para os dois, se não estiver errado, é o seguinte: 
1) HARAQUIRI: Para o(s) que se sair(em) mal nas urnas, morte politica. Bom para o grupão.
2) Se a oposição ao grupão havia colhido bons frutos com a coesão nas últimas eleições, com os desvios dos focos e divisão, vai ficar difícil defender os dois depois, principalmente se os resultados forem aquém do que já alcançaram (que é bem provável).
3) O espaço político para novas frentes e novos nomes vai aumentar significamente.
4) Se Damon vence para Estadual, a situação ganha o discurso de que "Itabira não pode perder um deputado" (e a Acita, parere, ainda não sacou isso no "Movimento Apartidário").


COITADOS DOS ELEITORES
Pelo que se desenhava, veio a confirmação: a ruptura política pegou em cheio os dois lados políticos até então remanescentes. Nem o grupão, nem a oposição conseguiram alinhavar, até agora, um projeto político consistente e único, dentro de suas respectivas facções, é claro. 

Roberto Chaves rachou com o grupão, o grupo do Ronaldo puxa de um lado, o G6 para outro e por aí vai. Estamos no tempo do cada um por si, o que é bom para Itabira, por enquanto, porque não havia  porquê de termos apenas duas frentes, com representatividades fracas ou duvidosas. Tentativas, por certo, vem ocorrendo. A Acita, com a participação resistente (ao que parece) de entidades parceiras, apresentou o antigo modelo de validação de candidaturas locais: o "Movimento Apartidário". Só que se esqueceu de convencer bem a sociedade da sua isenção partidária.

O que restam são dúvidas e mais dúvidas para os pobres eleitores. 


NOVO DESENHO 
A vantagem é que, graças às essas manobras, começa a desenhar um novo cenário muitíssimo favorável para uma boa novidade, para um novo grupo e um novo nome. 

Outro ponto a favor desse cenário novo é que a mídia do mal perdeu terreno e força pela saturação de seus excessos. Caiu no descrédito total, com centenas de processos e sentenças judiciais. A discussão, de agora em diante, terá que ser em alto e bom nível de educação. Valerá o comprometimento com as idéias, não com os factóides plantados.

Pelo visto, com raríssimas excessões, 2010 tende a ser o ano dos bois de piranha para quem tinha algum capital político e tende ainda ser uma janela de projeção para os ilustres desconhecidos. Para quem se preservou, (ou que tiver mais sorte) os caminhos estarão mais abertos em 2012.

4 comentários:

  1. Li uma reportagem ontem nesse blog e hoje já não a encontrei.
    Pensei que tinha encontrado alguém mais imparcial e comprometido com a verdade. Será que me enganei?

    ResponderExcluir
  2. Calma, meu ou minha caro(a),

    Ela voltará ao ar e está sendo revisada pelo nosso corpo jurídico e editorial pra não infringirmos nenhuma lei. Até segunda-feira retornará.

    Na oportunidade faço o convite: este blogue é comunitário e qq pessoa devidamente identificada e responsável pode colaborar. Na boa, tá passando da hora de alguns itabiranos tirarem as mãos dos bolsos e agirem no mínimo aplaudindo quem os defendem. Mas o ideal é cair aqui nesta arena e ajudar a pegar a onça. É sério! Itabira precisa mais de todos nós, principalmente agora que começamos a ver resultados. Até segunda então.

    P.S.: Para quem topar, mande um e-mail com seus dados pessoais para contatoitafq@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  3. Me aliviei quando li sua resposta, por saber que tirei conclusões precipitadas.
    Precisamos realmente de mais pessoas envolvidas tentando mudar esse quadro desolador de nossa cidade.
    À propósito, já ouviu algo em relação as represálias que começam a surgir aos funcionários da educação que fizeram greve?
    Vale a pena se informar a respeito.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Aprecio imensamente este blog, parabéns pela coragem em meio a tantos que já se renderam à politicagem e desonestidade que impera em nosso município. Sinto que é hora de nós, itabiranos, darmos nosso grito de CHEGA!!!!Acredito que matérias boas e honestas como as suas, pouco a pouco chegarão a um grupo maior de pessoas. Desejo ver sempre aqui matérias reais, imparciais e desvinculadas dessa corrupção deslavada que impera por aqui.
    A propósito, ao ler o comentário de um leitor sobre as perseguições aos funcionários da educação que fizeram greve, também sugiro que vocês procurem averiguar, a temporada de caça já se iniciou....infelizmente!
    Li uma frase hoje e acho importante deixar aqui : Quer ver a honra de um homem, dê-lhe poder!!!!!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.