Who's amoung us?

terça-feira, 20 de julho de 2010

FESTIVAL DE INVERNO MAL AVALIADO

O 36º Festival de Inverno de Itabira já caminha para quase a metade dele e, pelo que registra a enquete do portal Defato OnLine, os leitores avaliam mal a programação deste ano. Mais de 68% dos leitores classificaram as atrações como "ruim". Um número expressivo, por certo (vide tela abaixo).

Outras questões que me deixaram com a pulga atrás da orelha foram o manifesto dos artistas locais contra a política cultural itabirana, ocorrido dias atrás, e dois comentários negativos vindos de colegas artistas.

Conforme postei aqui, na semana passada, a programação passa longe de ser "referência nacional", mas, no meu conceito, está interessante sim. Imagino que essa avaliação ruim pode ter ocorrido por dois motivos:

1. Reflexo da alta rejeição do governo João Izael;
2. Formato adotado pela editoria do portal, ao colocar 3 opções com tendência para Bom (Excelente, Ótimo e Bom), contra uma única opção abaixo de bom, "Ruim". Talvez, se tivesse colocado a opção "regular ou razoável", poderia reduzir o índice de ruim.



3 comentários:

  1. O que não consigo entender, meu querido Fernando, é como o pessoal da Fundação consegue ir até a TV e dizer que está tudo ótimo!

    Esta semana começará o Festival de Ouro Preto, e com ele as comparações.

    ResponderExcluir
  2. Que saudades das frias noites itabiranas de alguns julhos passados. Um mes inteirinho respirando e praticando cultura, altos porres de cachaça com mel ao som de Alceu Valença, Sá e Guarabira, Lô Borges, João Bosco e outros renomados nomes da música popular brasileira. A ferveção cultural era intensa, pra todos os gostos, festivais dígnos de serem citados como um dos melhores do país. Hoje, como tudo nessa cidade, o festival (aínda ousam chama-lo assim) está sem vida, está sem magia, sem brilho (ainda existem umas poucas atrações) e nem de longe lembra o que já foi um dia. Até o pouco de cultura que existia nessa cidade foi-nos retirado de maneira grotesca, quase canibalesca. Tomara que os bons tempos voltem, trazendo com ele a satisfação e alegria de sermos itabiranos, do mais alto quilate.

    ResponderExcluir
  3. Zé de Broca, este Festival nem passa pela cabeça daSuper lá fa Fundação! Ela quer mesmo é deixar a casa limpa para o próximo que sentar naquela cadeira.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.