Who's amoung us?

quarta-feira, 7 de julho de 2010

CASA DO SANTEIRO ALFREDO DUVAL

A  situação  da  Casa  do Santeiro Alfredo Duval é preocupante. 
Fiz  esta  fotografia ontem, dia 07 de julho. 

"Este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval"
(Confidências de um Itabirano - CDA)

9 comentários:

  1. Que cidade é essa? É a cidade do Drummond? Dos Caminhos Drummondianos? Ou é a cidade do "faz de conta " que administro e vocês fazem de conta que tá tudo bem?
    Com um Festival de Inverno que faz arrepiar os grandes nomes de nossa cultura, mais pelo valor investido do que pelo valor cultural, é de se esperar que não exista nenhuma intenção de preservar o que é nosso, o que é da nossa gente. Preservação se faz em casa!!! Como querer ser uma cidade turística, desvinculada do eterno medo do minério acabar, se literalmente deixam TOMBAR nosso patrimônio??? ACORDA ITABIRA! ACORDA ADMINISTRAÇÂO!! SERÀ QUE SER RESPONSÁVEL PELO ÔNUS DA DESTRUIÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO É MAIS UMA COISA QUE QUEREM ACUMULAR OS MEMBROS DO GRUPÃO E O SEU CHEFÃO???

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que este comentário veio de ANÔNIMO, como são anônimos todos os eleitores itabiranos.
    E como bem dizia o meu pai, aqui em Itabira só dá japonês, é todo mundo amarelo e não envermelha nunca!

    A respeito das reformas das casas "tombadas" pelo COMPHAI, entre 2007 e 2009 (nâo me lembro mais a data) o prefeito sancionou uma lei municipal que a prefeitura poderia intervir nos imóveis tombados mesmo sem a anuência dos proprietários, bastanto para tal constatar a urgência da reforma para tal.
    E a verba do ICMS Cultural também não vem sendo aplicada nos casarões desde 2008, portanto já temos dois orçamentos acumulados (2009 e 2010) e uma fila de sobrados necessitando de reforma, além do sobrado do Alfredo Duval.

    ResponderExcluir
  3. Assim como detonaram com o túnel da estação, como estão deixando cair diversos imóveis e instituições, verdadeiros patrimonios da cultura e história itabirana (igrejinha do Rosário, Valeriodoce, Usina de Ribeirão São José dentre outros)o que se vê na foto é só mais uma constatação da inoperancia e da falta de sensibilidade dessa turma brega que comanda (?) Itabira. Esses caboclos não conhecem história e nem a sua importancia na vida de uma sociedade (devem conhecer a história dos 3 PORQUINHOS ou as histórias dos irmãos METRALHAS... é muito pouco pra Itabira.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mauro e Zé, concordo plenamente com vocês. Uma das coisas que mais me entristecem é ver nossa história indo , ou melhor, caindo pelo chão. Gostaria aqui de acrescentar o sobrado onde funcionou o HNSD. Pra quem não sabe, aquele sobrado perto da Igrejinha do Rosário. Uma verdadeira vergonha, caindo, telhado já entortado pela ação do tempo e do desleixo. Mato pra todo lado, horrível mesmo. Quem sabe devíamos lançar aqui no blog uma coletânia do patrimônio ameaçado de extinção aqui de Itabira, hein? O patrimônio moral já conhecemos, agora acrescentaríamos o patrimônio histórico e cultural.Talvez os dirigentes não tenham tempo de ver o que está caindo e somente o que está subindo ( um parênteses para as obras da Mauro Ribeiro).
    Fico pensando que isso tudo que vem acontecendo em Itabira e em muitos lugares do país se deve à falta de comprometimento dos governantes e também da facilidade que a corrupção e a impunidade têm de se alastrar. Pessoas sérias não agem dessa forma. No meu ponto de vista, não deveria ser necessário denunciar. À medida que o ministério Público percebesse tais irregularidades ( pra não dizer roubalheiras e ingerências)ele mesmo deveria agir. Mas......quanto tempo teremos que esperar para que a moralidade , o bom senso, o respeito às pessoas e à coisa pública, voltem à nossa Terra? O PROBLEMA É QUE ESTÁ TÃO FÁCIL SER DESONESTO, IRRESPONSÁVEL E CORRUPTO, QUE O DIFÍCIL É SER IDÔNEO E REALMENTE HONRADO.

    ResponderExcluir
  5. Nesta "Cidade do Bem Viver", gasta-se muito c coisas irrelevantes e nada c coisas q valem a pena.
    Todos os casarões desta cidade, muitos possuem mais de 150 anos, outros quase isso, alguns c arquitetura mais "moderna" com "apenas" uns 60, 70 anos, mas com muitas histórias p contar, como a casa de meu avô, o Sr. Juquinha Cabral, q teve até uma letra musicada: "Itabira Cabral Street". Todos, todos estão abandonados! Há uma lei? Sim! Há orçamentos aprovados? Sim! Mas, cadê o dinheiro? Usado p desmatar uma das poucas áreas verdes da cidade p se construir uma "alameda" q irá "melhorar o tráfego da cidade e dar mais acessibilidade ao bairro Campestre!"
    O dinheiro gasto nesta obra, como o da construção da Secretaria do Meio Ambiente q, por ironia desmatou uma outra grande área da Mata do Intelecto p construir uma "Secretaria do Meio Ambiente"...(só q ninguém percebeu, pois tal área é um pouco mais escondidinha), daria p reformar vários casarões, construir um muro de arrimo na Rua do Bonde, onde fica esta mesma casa da foto, reformar o casarão dos Magalhães, na Tiradentes, a do meu avô, com toda a sua história, o casarão q está quase caindo ao lado do CAI, o antigo HNSD, reconstruir o casarão do Batistinha, como se fez em Ouro Preto e tantos outro imóveis, que fazem parte de nossa história!
    Mas o que se vê nesta "Sucupira" é um dinheiro sendo lavado por poucos, prédios enormes surgindo na Av Mauro Ribeiro, avenida esta que possui a "maior fábrica de suco de laranja da região"!
    O que se vê é um casario em frente ao Itau sendo demolido, dois grandes e antigos clubes da cidade endividados e quase fechando, como o CAI e o VEC, e uma população com viseira de burro que não faz nada!
    Como querem colocar Itabira na rota turística? Os turistas querem ver casarios antigos, com ruas e passeios mais preservados, menos asfalto, mais lixeiras, mais placas, menos fedor na locomotiva do Areão e no vagão da rodoviária! O turista quer ver a verdadeira cidade do Drummond, q já é bastante destruída pela mineração, mas que não precisa ser detonada pelo Executivo e nem pelo Legislativo!

    ResponderExcluir
  6. Amigos de Itabira,
    Aqui em Caeté vivemos o mesmo problema. Com raras exceções o descaso do poder público com o nosso patrimônio é regra geral, pior é a não aplicação dos recursos como os do ICMS Cultural na área. Temos que gritar, pois "governo é como feijão, só na pressão".
    Wanderlei Pinheiro
    Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté - MACACA

    ResponderExcluir
  7. Sou bisneta de Alfredo Duval e estou pleiteando junto a Prefeitura de Itabira a restauração do Casarão.É muito dificil, então peço a todos ajuda nesta missão para que.não deixem que a memoria de nossos antepassados morrão como o pico do Caué.
    Rosangela Duval

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal. Eu também sou bisneto dele. Fico honrado por isso!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Também sou bisneto de Alfredo Duval. Honrado por isso e em breve assinando seu sobrenome.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.