Who's amoung us?

terça-feira, 13 de julho de 2010

EM CARTAZ: 36º FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA

Recebi, no final de semana passado, a programação do 36º Festival de Inverno de Itabira. Como tenho andado mais fora da cidade, só hoje tive tempo de dar uma olhadela para, então, poder propor uma primeira análise. 
Dentre as atrações (clique aqui), a 36ª edição do Festival de Inverno, pelo que pude ler, conseguiu reunir pelo menos um clássico dos festivais, como a Companhia de Dança 1º Ato, e algumas atrações interessantes, como o shows com Dominguinhos, Moraes Moreira, Wilson Sideral e outras mais requintadas, como a Cia. Filarmônica de SP, tocando Beatles e um concerto com duo de violões e cravo. 
Na área de artes cênicas, algumas peças de teatro infantis, comédias e para adultos, que podem agradar bem ao público. Alguns artistas itabiranos compõem a programação, como o consagrado Tumbaitá; os Drummonzinhos; Coral da FCCDA; Ana Cristina; Luiz Bira; Prakatum; Tony Primo (quase esquecido da mídia); Gilson Panta; Marco Antônio e Natércia; Rosa Márcia e a Companhia Itabirana de Teatro.
Há ainda cinema, intervenções culturais na cidade e oficinas, que parecem ter contemplado mais a formação e melhoria da arte local.
Por contar só com cerca de 800 mil reais, a programação, a meu ver, foi até bem planejada e distribuída. Um show de ponta pode custar uns R$ 150 mil reais de cachê artístico, fora os custos de traslado, hospedagens, alimentações, sonorização e palco.
Contudo, o Festival, embora passe longe da pretensão de "ser referência nacional", como o prefeito gostava de prometer durante sua campanha de sucessão, ou ainda fique aquém de alguns antigos festivais, conta com uma interessante programação e merece ser acompanhado de perto.
As dicas que deixo para a superintendência são: ao invés de produzirem um vídeo do festival abordando a importância dos servidores na execução dele, que mude o foco da edição deste ano para mostrar o que o público sentiu, afinal, é para eles que tudo se destina. Outra dica é, da próxima vez, colocar no sítio da internet trechos dos espetáculos, para atrair mais o público. Por exemplo, soube hoje, que o Bebossa é um quarteto musical, cujos músicos não usam instrumentos musicais. Todos os sons tiram do próprio corpo. E deve ter sido muito legal.

Em tempo: Embora meu nome figure como  membro efetivo do Conselho de Cultura da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, desde que o Conselho, unânemente, vetou o pedido do programa Zé Geraldo na TV e o mesmo foi mantido pelo gabinete do Prefeito, não mais participei de nenhuma reunião. Assim sendo, os méritos e críticas à programação, no meu entender, não me cabem e sinto-me isento para opinar. Razão pela qual, fiquei à vontade para tecer a crítica acima.

Um comentário:

  1. Garanhuns, cidade com mais de 130 mil habitantes, fica no Planalto da Borborema, a 230 km de, Recife.PE. Lá faz frio e tem um Festival de Inverno muito superior ao de Itabira. Tanto em shows, mostra de cinema, oficinas, etc, etc, etc.
    Nos links abaixo você poderá sentir a diferença.

    http://www.pernambuco.com/diversao/eventos/fig/2010/shows.shtml

    http://www.garanhuns.pe.gov.br/programacao_do_fig_2010.pdf

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Garanhuns

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.