Who's amoung us?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Coragem João

Nas eleições municipais de 2008, percebia-se uma grande esperança de parte da população na mudança da administração pública e do modo de governar. O fato era tão evidente que mesmo o candidato à reeleição comprometeu-se, caso fosse reeleito, em mudar todo o seu secretariado, sinalizando reconhecer a deficiência e alterar os rumos do governo. Por certo, grande parte do eleitorado, apesar de rejeitar fortemente vários aliados do prefeito, acreditou no compromisso de João, dando-lhe o voto na esperança de que realmente cumpriria a promessa de mudar seu estilo de administrar.

Passado o primeiro ano de governo, nada aconteceu. Não veio o esperado murro na mesa. A administração pública voltada ao cumprimento de metas e resultados não se efetivou. Ao contrário, remanescem alianças com correligionários que mais trabalham contra que a favor. Aqueles que tinham esperança em ter um prefeito com pulso forte, administrando uma equipe enxuta, cobrando resultados e adotando métodos de gestão mais eficientes estão frustrados. Eu não tinha esperanças disso ocorrer, tanto que além de não votar no prefeito, trabalhei contra. Contra seu estilo de administrar, não contra sua pessoa.

Hoje o que se vê é um governo loteado entre os partidos do grupão, um secretariado que não teve autonomia para montar sua equipe, que não é cobrado pelo cumprimento de metas e trabalho realizado. O que se vê é um governo dividido em facções inimigas, alguns bons secretários, porém desmotivados, e um comandante refém de seus próprios comandados e sem coragem para adotar as medidas necessárias. Não faltam elogios à boa administração pública e aos governantes que apresentam resultados concretos à população, mas faltam atitudes concretas, pulso e coragem para mudar. Outro dia, um senhor me disse: a prefeitura se transformou num balaio de gato com cachorro dentro.

É fácil culpar o prefeito, mas é preciso investigar quais são as forças políticas que sustentam tal situação na cidade. A Câmara Municipal tem grande importância para a administração municipal. Vários vereadores jamais votaram contra o governo. Ao contrário, apoiaram a redução do salário dos profissionais de saúde e o aumento do IPTU... São os vereadores que aprovam o orçamento público, e tem o dever de fiscalizar. Mas, até então, não se observa qualquer contestação à falta de transparência nas contas públicas e ao destino dos recursos municipais. Apesar disso, querem lhe fazer de otário! Até mesmo partidos aliados do prefeito, que ocupam diversos cargos na prefeitura e lhe dão sustentação na Câmara ensaiam um discurso oposicionista. É preciso ficar atento. Vende-se gato por lebre!

Itabira precisa de gente compromissada com a cidade e não com a divisão de cargos. A cidade quer uma administração que dê liberdade para o prefeito governar mas que lhe cobre resultados. Itabira quer mudar de verdade! Ainda faltam três anos, João. Ainda é possível fazer a virada. Itabira merece! Coragem João.

14 comentários:

  1. Muito bom texto. Parabéns Bernardo Mucida pela coragem e pela visão política. A oposição agora está mais organizada e participativa. Vá em frente Mucida!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, falou exatamente o que penso e vejo acontecer em Itabira. Esse Bernardo é corajoso mesmo porque tá desafiando o grupão, que é unido, forte e poderoso. Bernardo é um jovem professor, cientista político e microempresário.

    ResponderExcluir
  3. Novamente, aliás, como sempre, um ótimo texto, claro e direto, sem ser hostil. O que falta é coragem, e não só ao João, mas a todos nós, para termos iniciativa, começarmos a mudar a partir de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto!
    Onde assino?

    ResponderExcluir
  5. História
    Filho preferido de Jacó, apesar de não ser o seu primogênito (mas o primeiro filho de Raquel, a mulher que mais amava), José nunca escondeu a sua posição de superioridade em relação aos outros irmãos, que se ia manifestando através de sonhos em que a sua figura tomava sempre um lugar de destaque e liderança. O favoritismo, de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos, que o venderam, por 20 moedas (sheqel) de prata, como escravo a mercadores ismaelitas, os quais levaram José ao Egito[1] do período da XVII dinastia.
    Já no Egito, foi comprado por Potifar (oficial e capitão da guarda do rei do Egipto), de quem conquistou a confiança e tornou-se o diligente dos criados e adimistrador da casa. Na casa de Potifar, acabou estudando com um escriba e aprendeu o antigo egípcio. Foi preso após acusação injusta de tentativa de abuso da mulher do seu amo, depois de uma tentativa frustada de sedução por parte desta.

    Bernardo,
    O joao é nosso josé no Egito, sonhos (unfei) a Itabira de vida e trabalho (tecnologica) sem o minerio, sem as enxadas, sem a siderugia, teremos um novo tempo, o tempo da razão, pois diversos outros governantes estiveram no poder e nao fizeram nada.
    Itabira até pouco tempo era a unica cidade com + 50 mil habitantes que nao era polo de nada. hoje somos saude, educação e como dizia o Deputado Mauricio Campos, Começar mal nao tem problema o problema é terminar mal.
    É muito diferente ser vidraça, jogar as pedras, acho que voce sabe que tenho razão e pode ter certeza que as mudanças serão para o bem da comunidade.
    a vida de José do Egito é´parecida com a de João, e nos precisamos saber o que é melhor para Itabira com visão de administrar.
    olhe dentro de voce que podera ser o joão de agora. tenha calma Bernardo.

    ResponderExcluir
  6. Por um futuro empreendedor

    Representantes do Sebrae e do Governo do Distrito Federal pretendem implantar o Projeto Jovem Empreendedor na educação infantil. O objetivo é desenvolver nas crianças a capacidade de empreender. A intenção é estimular a inteligência e a criatividade dos alunos. Segundo o secretário de Educação do Distrito Federal, Alcenir Guerra, ensinar desde cedo as crianças a empreender contribui para torná-las inovadoras em seus trabalhos e dentro de seus empregos no futuro.

    vamos para uma dica para melhorar a vida de todos, conheça o Homem que fez da cidade Pato Branco no Parana a segunda cidade no Estado. uma cidade pouco maior que santa maria de Itabira, passa com o conhecimento a cidade do futuro.

    ResponderExcluir
  7. Itabira merece e pode muito mais.
    agora vai

    ResponderExcluir
  8. Déjà vu? já vi esse filme antes.....
    Déjà vu é uma reacção psicológica, para por vezes tornar um local mais acolhedor, fazendo com que sejam transmitidas idéias de que já se teve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, etc.. O termo é uma expressão da língua francesa que significa, literalmente, já visto.

    Sabe-se que nossa memória às vezes pode falhar; nem sempre consegue-se distinguir o que é novo do que já era conhecido. Eu já li este livro? Já assisti a este filme? Já estive neste lugar antes? Eu conheço esse sujeito? - essas são perguntas corriqueiras de nossa vida. No entanto, essas dúvidas não são acompanhadas daquele sentimento de estranheza que é indispensável ao verdadeiro déjà vu. Eu posso até me sentir um pouco confuso, ou indeciso, ou triste por sentir que minha memória já não tem a limpidez de outros tempos, mas isso é natural; o sentimento associado ao déjà vu clássico não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza.

    Bernardo de todos os Bernardos a fila esta bem acima de voce, vá com calma, vá com passos certos e seu futuro sera promissor.

    ResponderExcluir
  9. Se João chamar Bernardo para fazer o que ele propôs no texto, será uma demonstração de fraqueza do prefeito, pois ele que é o prefeito. Bernardo, se você for chamado, não vá, pois é uma arapuca para você, eles vão deixar do jeito que tá bom para eles e falar que você não fez nada. Solução: João ler este texto, que reflete tudo que é falado na rua, e implante sozinho as medidas. A obrigação é do prefeito, foi isso que ele prometeu na campanha.

    ResponderExcluir
  10. Calma Bernardo! O prefeito está realmente concluindo o trabalho, é preciso um pouco mais de paciência!
    Vc já reparou na Av: Mauro Ribeiro? Esta quase q completadas as obras! E a tal "alameda"? Trabalho rápido! Lhe garanto q em 6 meses todos os lotes já estarão c suas construções prontas!
    E o bairro da Gabiroba? O prefeito prometeu arrumar as ruas, já estão quase prontas! É só chuver um pouco mais e com um pouco mais de força (como em Angra), q o problema estará solucionado: n haverá mais nenhuma rua p se consertar! Aliás, n haverá ruas, casas, pessoas.... Mas isso é um detalhe, um pequeno detalhe...
    O importante é continuar o trabalho! E c todos os vereadores apoiando! (n elegeram nenhum da oposição...)
    E viva a nossa "Sucupira"!

    ResponderExcluir
  11. Fraco, dendencioso e com claro apelo político eleitoral.

    ResponderExcluir
  12. Andrea disse:

    De tão real chega a ser triste. é só da uma voltinha no centro da cidade, da uma paradinha na fila dos bancos, uma sentadinha nos pontos de taxi, um entradinha na padaria, um minutinho no ponto de onibus ou quem sabe uma repaginada no salão, só o surdo não escuta a insatisfação com a atual administração.

    E os assuntos em pauta são: a destruição do pico do amor, o desmatamento para justifcar loteamentos desnecessarios porém lucrativos, a super lotação na prefeitura de cargos de confiança grande maioria sem qualificação e sem menor preparo.

    Bernardo amei seu texto continue revolucionando. Precisamos acordar para nossa realidade. Acordaaaa Itabira. Ainda existem ITabiranos que te amam....

    ResponderExcluir
  13. Oquêêêêê???????? Oposição está mais organizada e participativa? Esse comentarista mora onde? E Mucida tá desafiando o grupão???????? E revolucionando?????????Desde quando????????

    ResponderExcluir
  14. Como sempre o povo brasileiro e o povo itabirano se deixando levar por belas palavras e jogos políticos, abre o OlhO Itabira, abre o OlhO itabirano, tem gente que sabe vender imagem, tem gente que sabe vender idéia, até avião pegando fogo tem gente que consegue, e o mais engraçado de tudo é que tem gente que é "CHEIO DE BOA VONTADE"... De boa vontade nossa política está lotada e o inferno está cheio.
    O texto em questão é comovente, pena que as pessoas com quem os políticos fazem aliança, para quem conhece bem não são pessoas de confiança e se temos um BALAIO DE GATO COM CACHORRO DENTRO foi porque
    NÂO ABRIMOS os OlhOs para tudo que está acontecendo então fica o aviso:
    Diga-me com tu andas e eu direi quem tu és!

    E digo mais, ser cientista político e ter nível superior nunca foi necessário a ninguém no mundo para se fazer o correto, tem gente que não sabe ler e escrever que já fez muito mais pelos outros que nossos políticos e futuros políticos que nos vendem uma imagem de paladinos e defensores da verdade em suas armaduras reluzentes e quando chegam lá vemos que na verdade é o vilão e o pior de tudo nunca fizeram nada por ninguém a não ser dar um tapinha amigo nas costas, conversar agradável, exibirem sua beleza, sorriso macio, carisma e falar um monte de palavras que a gente quer ouvir, são qualidades que em potencial nos induzem ao erro. Olhem ao redor, mudem o foco, para se resolver um problema não se olha de dentro mas por fora, é necessário uma visão geral para ver o tamanho da confusão em que estamos metidos.
    E não é das grandes mudanças que se fazem grandes impérios, mas sim das pequenas que passam desapercebidas aos olhos.

    ABRE O OlhO ITABIRA!!!

    E Fernando, parabéns pelo blog, está fazendo mais por Itabira do que muitos que estão no poder.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.