Who's amoung us?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Libertas quae sera tamem

Manifestar publicamente uma opinião política é exercício de liberdade. Liberdade de pensamento, de expressão e de participação política. E a liberdade é a maior vocação dos mineiros. É claro que um texto político apresenta a visão de quem o escreveu. Assinar o que se escreve é ato de responsabilidade. Liberdade com responsabilidade.

O cidadão pode ou não se manifestar, mas sempre é responsável por suas ações ou omissões. Apresentar ao público uma visão política é sujeitar-se às críticas e estar disposto a absorvê-las. Mas é ação. O cidadão deve agir, participar da vida da cidade e buscar contribuir para a melhoria do local onde vive.

O ator político deve expressar sua opinião quando julgar que pode contribuir de alguma forma. Oportunismo é assumir a postura do quanto pior melhor, deixar de se manifestar mesmo acreditando que é possível agir para melhorar. Enquanto cidadão político, eu posso usar minha caneta e expressar minhas ideias, respondendo por isso. Estou sujeito a erros e acertos. Assim também é o governante: ele pode ou não usar a caneta, mas é responsável por suas ações e omissões.

Vivemos uma grande revolução na área da comunicação. Veja só: há 20 anos, a divulgação de idéias em larga escala envolvia um investimento em algum meio de comunicação específico: rádio, televisão ou jornais. No Brasil, a produção e circulação de informações estavam concentradas nas mãos de meia dúzia de famílias. Apresentar ideias políticas era caro. Nossa democracia pagou um pesado tributo por isso.

Ainda padecemos de algo parecido na cidade. De certo modo, estamos apenas ensaiando uma reação. Boa parte dos meios de comunicação ainda divulga somente aquilo que seus mantenedores desejam ou permitem. Enquanto for caro divulgar opiniões, sempre estará em vantagem aquele que tiver mais dinheiro para gastar. Em geral, o governo. Não é coincidência o vultoso investimento em propaganda dos governos locais. Ou seja, os administradores do nosso dinheiro o investem para moldar nossas opiniões e influenciar nossas decisões.

Mas estamos vivendo uma grande revolução na comunicação. Eu tenho uma caneta e os sonhos do mundo. E nós temos a internet. A internet possibilita ao cidadão divulgar em larga escala suas ideias. Permite apresentar ideias e interesses políticos. É legítimo ter interesses políticos. Aliás, quantas boas pessoas poderiam contribuir com nossa cidade, não fosse a apatia pela política. Muitas vezes, a descrença e sentimento de impotência impedem boas pessoas de participar da vida política e afastam da política exatamente quem deveria nela estar.

Nossa cidade já suporta extrema dependência econômica da atividade mineradora. Não podemos tolerar unicidade do pensamento político. É necessário debater. Não podemos ficar acomodados, sofrendo calado, engasgado e abrindo oportunidade para esta letargia que dominou grande parte de Itabira. Escrever é prática de liberdade, a maior vocação de Minas Gerais. Exercitemos nossa liberdade!

Um comentário:

  1. Condição si ne qua nom.
    condições si ne qua nom que tornam o charlatão final imune a qualquer acusação do charlatão babaca (o verdadeiro), normalmente tratado pela mídia, como a pobre vítima que adquiriu por vinte, o bilhete de mil contos já premiado.
    O charlatanismo também é muito explorado por outros charlatões cientificamente desempregados, sendo que uma parte segue a doutrina cientifica de William de Ockham , outra a doutrina política do Lula e ainda uma terceira, que é a forma mais divina do charlatanismo explora as emoções alheias e, como é muito disputada entre os clérigos, com o tempo ,depois de muitas desavenças,


    Numa reunião entre charlatões, ninguem pode encontras-se à salvo É LEI. - E se não tem gravatas no loja vai essa mesmo!criou-se entre eles uma convenção espontanea que procura estabelecer regras para o uso comum e preservação da profissão, não sendo nunca permitido um dedurar o outro e a vida torna-se quase impossível, aí a gente morre antes da hora. cria-se a base para termos nosso interro com hora e dia marcado.
    Ja vi esse filme antes, a hora da verdade o telhado de vidro, a oportunidade faz a hora.
    vamos lembrar de bem a pouco tempo, a Acita, Camara Municipal e Itabira colocou com fim o ano de 2.025. foi um Deus nos acudam... Itabira 2025 o futuro tem pressa. Luiz Menezes veio com salvador, e outros vieram sem ideias proprias. cria-se somente a base, nao acreditavam em Itabira, mas, lnossa cidade torna-se polo, a saude esta bem melhor, gasta-se mais de 18% do orcamento, a educacao com mais de 25%, e a crise nao chegou a nossa cidade, mas os impostos ficaram abaixo em mais de 39 milhoes de reais.
    bom era no tempo do....... aí sim, nao havia investimentos, nao havia esperanca.
    Dura lex sede lex.
    O que siginfica realmente é :A lei é dura mas pagando o da cerveijinha tudo fica em casa!

    .

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.