Who's amoung us?

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

RESPOSTAS ÀS NOSSAS PROVOCAÇÕES

JOÃO TEM A PIOR AVALIAÇÃO DA REGIÃO
Depois que provocamos o Instituto DataMG sobre a não divulgação de pesquisas sobre Itabira, que é sede do instituto, Adilson nos encaminhou os resultados. Com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,3%, segundo o Instituto, João Izael foi o pior avaliado dentre os prefeitos de Barão, Santa Bárbara e São Gonçalo. Veja os resultados:


Gostaria de conhecer melhor os critérios e metodologias utilizados, porque os números me parecem ainda piores dos que foram divulgados, ou seja, os resultados do DataMG parecem ainda muito generosos.

A questão que me deixa inquieto é o fato do Adilson Simeão trabalhar na Câmara Municipal de Itabira, cuja composição é TODA DO GRUPÃO. Por outro lado, não podemos classificar como mais verdadeiros os resultados das nossas enquentes, por razões obviamente estatísticas. Enquetes têm muito menos precisão do que pesquisas sérias, que são baseadas em amostragens proporcionais às densidades populacionais.

Por essas razões, entendo que fica difícil cacifar uma dessas opções. Fato comum entre elas é: Governo João é bem mal avaliado. Fica aí uma sugestão para que o Cristiano Penido consiga algum interessado em arcar com outra pesquisa para cruzarmos os dados.


"OPOSIÇÃO IRRESPONSÁVEL"
Neidson Freitas, presidente da Câmara de Itabira, se irrita com minha postagem "Pra boi dormir", publicada aqui no Filhos-do-Cauê, e me classifica de "Oposição Irresponsável" no seu Twitter, apresentando o link para o sítio oficial da Câmara.

Após navegar pelo sítio apresentado, com dificuldade, achei um balancete do ano 2008 e outros parciais, cujos dados são muito, mas muito superficiais, porque se limitam a totais e não aos detalhamentos deles. Os números do balancete de 2008 não batem com os 6% de repasse da Prefeitura, que, segundo a imprensa local, arrecada em torno dos 300 milhões ao ano. Sendo assim, a arrecadação da Câmara deveria ser perto dos 18 milhões e não dos 10 apresentados.

Com tanto medo de exporem dados detalhados, erros de avaliação podem ocorrer alheios às nossas vontades. Assim, sugiro o mesmo que o Jornal "O Trem", que, há bastante tempo, já vem pedindo para que ele e a Prefeitura passem a publicar os gastos e receitas detalhadas do município, tal como fez o Kassab, em São Paulo. Quando digo detalhados, proponho que constem os nomes de todos os servidores e contratados, com os respectivos salários, encargos e verbas de viagens; todos os contratos detalhados; valores gastos com publicidade; quanto recebe cada órgão da imprensa local etc. Que tal?

Por fim, a qualificação de irresponsável não me cai como verdadeira, porque o que faço aqui no blog é o que ele e seus colegas deveriam fazer de verdade, ao fiscalizar a Prefeitura e não o fazem. Quanto a ser "oposição", lamento, Neidson, mas me oponho e me oporei sempre à subserviência, à troca de benesses, de cargos e de regalias.

10 comentários:

  1. Sobre a pesquisa, acho que o Ministério Público e a Polícia Federal deveriam averiguar a consistência deste resultado. Manipular resultados em pesquisa de opinião pública é crime e dá cadeia! .... e todos nós sabemos que a opinião pública em Itabira não condiz com o resultado apresentado pelo DataMG. Isso piora mais ainda a situação do poder executivo. Está dando uma conotação de pesquisa direcionada, como se dá hoje em Itabira uma conotação de mídia "chapa branca", salvo raríssimas exceções. Enquanto isso a "oposição" incompetente e conivente fica caladinha. Isso vem reforçar mais ainda a tese de que "nesse mato tem coelho". Quanto a postura do presidente da câmara quanto a postagem do comentário "Pra Boi dormir", mostra o despreparo do vereador para assumir a posição de representante do povo. Ele tem que saber lidar com a oposiçao. Isso é a base da democracia. No caso da postagem do comentário, qualificar de "oposiçao irresponsável" demonstra completa FALTA DE ARGUMENTO por parte dele, o que o caracteriza como o real IRRESPONSAVEL neste episódio. Parece até filhote da ditadura. A posição dele é tão estranha que inventiva até uma averiguação mais detalhada nas contas da câmara. Coitada de Itabira com os políticos que ela tem.

    ResponderExcluir
  2. A revista Exame e o jornal Estado de São Paulo, veicularam uma reportagem sob o titulo: "ITABIRA, BERÇO DA VALE, FOI A CIDADE COM MAIS DEMITIDOS" (http://portalexame.abril.com.br/carreira/itabira-berco-vale-foi-cidade-mais-demitidos-522575.html). Cadê a imprensa de Itabira, a oposição, o governo municipal, cobrando devidamente da dona Vale o assunto?????

    ResponderExcluir
  3. Filhos do Caue, nao vao em conversa fiada, viada, pois a reportagem vem de 2.008, veja dentro do site do Ministro e Emprego avaliações de Itabira, é uma das cidades de minas gerais que mais teve empregos novos.
    a vale fara investimentos de mais de 1.bilha, que sera o maior de todos os tempos de nossa cidade. ficar agora acreditando que Itabira foi a pior em geração de empregos.
    www.MTE.gov.br. veja todos os meses o relatorio de geração de empregos.
    a reportagem tem mais de 1 ano. cuidado com o que lerem.
    leiam do menslação das cuecas e das meias, do caixa 2, dos politicos do PT que farão parte da executiva com nome no tribunal e poderao ficar na cadeia.
    o que une os homens são os interesses!

    ResponderExcluir
  4. Vai haver epoca que tera que falar de João Izael como melhor prefeito de todos os tempos de Itabira...Unfei, aplicação e acordo com CVRD. cadeia publica, forum novo, asfalto para carmo ipoema, itambé, maior geração de empregos de todos os tempos, aplicação em tecnologia e aplicação do maior projeto da vale no municipio..
    assim, fica ativo nao se deixe levar por publicidade de quem vai pedir para falar mal para depois ser lembrado pelas mudanças.
    cuidado filhos de caue. estão caindo em armadilhas das Leis Maquiavel.
    o que nos une são os interesses.

    ResponderExcluir
  5. Postei um comentário sobre essa "pesquisa" em um site de notícias aqui de Itabira e tive meu comentário censurado.
    Aqui que sei que posso me manisfestar com a situação de Itabira.
    As vezes penso que (Alguns)nossos Congressistas começaram sua Carreira em Itabira.
    Em Brasília pelo menos tem gente com coragem para denunciar e a grande mídia não sobrevive com a base verba pública.
    Trabalhei por 14 anos na área de comunicação em Itabira e conheço seus bastidores (principalmente de televisão, rs...rs..rs..).
    Abaixo a mídia Chapa Branca!
    Acima o Nacionalismo !
    Itabira pode e merece respeito!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ia postar um comentário em apoio ao Fernando Martins, e em repúdio ao Adilson e ao Neidson, que mais uma vez, foi infeliz.
    Mas o comentário acima de que joão isabel fai ser reconhecido como melhor prefeito de Itabira, foi doído demais.
    Obras? Forum? Acordo com CVRD? Geração de emprego? Quem escreveu isso, deveria largar e o emprego e ir estudas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Filhos do Cauê! Mostrou a que veio e que está sendo lido, pelo menos pelos políticos itabiranos. Já fez o datafato apresentar os números da avaliação de juao izael(que logicamente estão manipulados) e fez o vereador neidson do nova vista se manifestar (de forma infeliz, mas manifestou).
    E VIVA 2010 QUE DÁ PINTA DE TER COMEÇADO DE FORMA DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  8. Andrea disse: BRAVA GENTE. Só a opinião publica pode mudar o atual contexto de descaso político vivenciado em nossa cidade. AAAAAcorda ITABIRA! Pensem nos filhos e netos que estão chegando... Será o fim. Punam os culpados! Fechem as torneiras dos cofres públicos enquanto é tempo. Itabira merece respeito e as gerações futuras também. E quanto ao vereador é triste percebermos tamanho despreparo... Vereador vivemos em uma democracia!

    dreammatos@hotmail

    ResponderExcluir
  9. oi gostaria de ter o artigo do Paulo Hadad hoje no Estadao que informa Itabira como uma das cidades que mais cresceram no Brasil, veja bem não é minas gerais.
    Se CRISE e falta de emprego, aqui em nossa cidade nao existe a falta de emprego, quem tem qualificação sempre esta trabalhando.
    Itabira nao teve CRISE, Itabira teve baixa arrecardação dos impostos, perda de mais de 39 milhoes de reais. orcamento maior que 800 cidades de minas gerais.

    ResponderExcluir
  10. Ei avaliar o Prefeito de Itabira com das cidades citadas, aí sim é conversa para BOI DORMIR, a perça de receita em Itabira foi muito grande, assim teremos que comparar o que realizam . que universidade foi implantada nessa cidade, o que de saude foi investido. nada alem , nada além do meu probre coração.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.