Who's amoung us?

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SOB A MIRA



CASSAÇÃO EM ARCOS

Segundo o portal G1 (clique aqui), mais dois prefeitos eleitos neste ano tiveram os registros de suas candidaturas cassados, nesses últimos dias no estado. 

No dia 19 de dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) cassou o prefeito e vice eleitos da cidade de Arcos por abusos de poderes econômicos e políticos durante as eleições. Os efeitos da cassação tornam eles, o prefeito Claudemir Melo (PR), o vice Wellington Roque (PPS) e a secretária de Governo, Magda Giacomin Fontes, sem os direitos políticos para os próximos 8 anos.

Se prevalecer a cassação, nenhum dos três poderão mais se candidatar a nenhum cargo neste prazo e quem ocupará a vaga será o candidato que posicionou-se em 2 lugar nas eleições, Roberto Alves (PCdoB), que deteve 33,34% dos votos válidos. 

Entre as provas julgadas estão doação de 2000 mochilas com a logomarca do governo, sem que estivessem no orçamento, e "caixa dois" usados para pagamentos de pesquisas irregulares.


CASSAÇÃO EM CACHOEIRA DOURADA

Outros cassados foram o prefeito Walter Pereira Silva (PSDB) e o vice, Walteci dos Reis Storti (PTB), da cidade de Cachoeira Dourada, acusados de compra de votos e uso da máquina administrativa da Prefeitura nas últimas eleições (clique aqui).

Como a chapa eleita obteve mais de 50% dos votos, será marcada outra eleição no município. Segundo a relatora do caso no TRE, a juíza Alice Birchal, o secretário de Obras da Prefeitura determinou a entrega de material de construção para uma eleitora em troca de votos,  “configurando verdadeira doação ou distribuição gratuita de bens”.

Em Arcos, a decisão do TRE foi de 5 votos a um e, em Cachoeira Dourada, definida por unanimidade. Crivo apertado para políticos que andam foram da linha e pensam que estão acima das leis.


Todos os cassados podem recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.