Who's amoung us?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CARNAVAL NA REGIÃO

Apesar de estarmos no primeiro ano dos mandatos dos novos prefeitos eleitos no ano passado, o Carnaval fez bonito na nossa região.

Neste ano, destacaram a estrutura com vastas áreas cobertas, festas adequadas para toda família com boa segurança e o resgate das marchinhas de carnaval e sambas de raiz, cujas cidades que apostaram nestes conteúdos, saíram na frente e se destacaram. Afinal, cá entre nós, o axé e os trios elétricos são legais lá na Bahia, assim como o frevo em Pernambuco e o boi-bumbá em Manaus. É ou não é!? Em conversa com alguns músicos, eles destacaram que, na Bahia, eles evitam outros gêneros e bandas que não sejam os tradicionais deles. E estão certíssimos. Afinal, qual turista investiria suas férias para conhecer o boi-bumbá em Trancoso? 

Minas tem história e tem muita cultura. Alegar que as marchinhas são démodé é jogar no lixo nossos valores e nossa rica cultura, que nos digam os lendários carnavais de Diamantina e Ouro Preto. Não é? E mais, esse lance de rapazes e moças sarados requebrando em coreografias de atos (animalescos) sexuais, tenham dó. É inadequado à espaços abertos e muito feio. É bem brega. Mas, cada qual tem seu gosto e necessidades (nem que seja de autoafirmação). Ok, abro exceção para que os foliões curtam o que buscam. Fazer o quê...


(Barão de Cocais)
O prefeito Armando Verdolin (PSDB), de Barão de Cocais, inovou ao mudar o local, que antes acontecia na avenida Getúlio Vargas, para o novo "Espaço de Eventos José Furtado", inaugurado especialmente neste carnaval.

O novo espaço conta com mais de 4500 metros quadrados asfaltados e cobertos, pronto para acolher eventos de boa envergadura, de forma segura e estruturada, além de Posto Policial e Médico, composta de UTI Móvel e equipe de resgate.

Cerca de 40 Mil pessoas foram embaladas pela animação do Barão Alegria, durante os 05 dias de folia, estrelados ainda pelas bandas Axé Mondo, Rio Fantasia, Brasil 70, Timbal de Metal e Curte Ai, Axé Havaiana e Mistura Envolvente, além da Banda da Feliz Cidade, com o melhor das Marchinhas Carnavalescas.

Destaque também para a participação do bloco Unidos de São Benedito e a furrupa mais animada de todos os tempos, com a participação especial do Grupo da Melhor Idade.

Fotos: Arquivo da Secretaria de Comunicação.



(Itabira)
Casa de ferreiro é mesmo de espeto de pau. Como apaixonado itabirano que sou, acabou que não fui à nenhuma das atrações da cidade, por ter trocado a festa momesca pelo contato com a família no sítio do meu pai, que aliás, tenho convivido pouco com eles, por causa da minha atribulada agenda profissional.

Mas dei um rolé pelo Facebook e fiz questão de verificar nos portais de notícias da cidade. Um dos pontos mais badalados ficou para a turma do Campestre, que mandou ver numa programação bem tradicional e ambiente familiar, levantando saudosas e apaixonadas exclamações dos conterrâneos para o resgate da Escola de Samba Canto da Juriti.

O Paredão da Rua Tiradentes foi outro ponto bastante concorrido e quem esteve por lá, não poupou elogios. 

(Santa Maria de Itabira)
A pequena, mas promissora cidade da região, hoje reconhecida como a futura São Gonçalo por causa da chegada de investimentos em mineração, fez bonito com a pouca receita que detém atualmente.

O jovem prefeito Olacir (Grilo) Oliveira foi bastante feliz com a instalação de boa estrutura (ampla tenda para cobertura), na escolha das bandas de marchinhas e no incentivo da apresentação da escola de samba, que apesar de ser bem simplória, faz parte da cultura deles. Sobretudo, deu muita sorte pelo fato de santamarienses ausentes e de itabiranos terem escolhido a bucólica cidade para se divertirem, formando divertidos foliões de carnaval.






(São Gonçalo do Rio Abaixo)
Em São Gonçalo destacaram o ambiente mais familiar, que deu boa segurança e acesso para os foliões de todas as idades poderem curtir na boa.

Parte da Praça Central (obra inacabada pela última gestão do Nozinho) foi coberta com boa estrutura e telas de TV com videoclipes, rodeadas por barracas com cervejinha gelada, tira-gostos e o tradicional pão-de-queijo recheado.

A decoração foi de bom gosto e acertaram ao instalarem painéis imitando casarões históricos no muro, em frente à praça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.