Who's amoung us?

quinta-feira, 1 de abril de 2010

EFEITOS DO CRESCIMENTO

EFEITOS DO CRESCIMENTO

Semana passada, escutei uma reclamação de que os empresários do Distrito Industrial estavam danados da vida com o reajuste do IPTU deste ano, cujos valores, segundo o informante (que me pediu sigilo), chegaram a mais de 7 mil reais. Realmente, um senhor rombo no caixa de qualquer empresa, se isso for verdade.
Vale lembrar que, desde o leilão dos lotes da avenida Mauro Ribeiro para cá, a especulação imobiliária vem crescendo de forma assustadora. Só a empresa MD Predial, segundo li num anúncio do jornal Regional, possui mais de 10 grandes incorporações concluídas e em andamento. As cifras investidas têm chegado a milhões, nesta área. Recentemente, e muito provavelmente tenha sido esta a razão do substancial aumento do IPTU, os lotes localizados entre o Distrito Industrial e a construção do campus da Unifei vinham sendo negociados por 50 mil reais a unidade, para parcos 250 metros quadrados, numa área bem distante da cidade, ou seja, praticamente zona rural itabirana.

Daí, levando-se em conta que o valor devido do IPTU é baseado no valor venal dos imóveis, não deveríamos estranhar tais impostos e entender que tenha se tratado de um reajuste monetário. É um mero efeito dos aumentos dos valores venais (de venda) deles. Se há dinheiro na praça para investir tão alto, o governo está certo em querer a parte dele, até porque, para manter tantos compromissos de cargos, haja dinheiro.


FÓSSIL DO DRAGÃO

Em conversa com Reginaldo Sá Oliveira, Nanaldo, os problemas financeiros e de resultados do Valério ao cair para terceira divisão se devem à dívida herdada de 2 milhões de reais das gestões anteriores e ao (sic) descompromisso das autoridades em apoiar na solução da crise financeira.

Segundo li na imprensa, Oldeni José dos Santos, secretário de governo, alega que não pode repassar verbas para o Valério, porque a entidade não possui as certidões negativas junto aos governos. Nanaldo contesta e afirma que, desde a gestão do Samir George, o clube não tinha as certidões negativas e mesmo assim a prefeitura repassava recursos em torno de R$ 800 mil por ano.

Se o dragão não receber uma boa injeção de recursos e apoio, em breve, se tornará um fóssil na carreira de muitos políticos por aí.

Em tempo: Reginaldo Sá (Nanaldo) trabalhou e apoiou a candidatura de oposição ao grupão, a favor do médico Damon de Sena – PV, nas duas campanhas anteriores.


ONDE PASSAR A TESOURA?

Em matéria no Diário de Itabira, de 29 de março, o secretário de governo Oldeni José dos Santos negou que o governo do João tenha a intenção de demitir funcionários comissionados (cargos de confiança), inclusive por perseguição dos cargos do PSDB (pós briga com o vice Roberto Chaves-PSDB), mas reafirmou que o governo precisa fechar o ano fiscal de 2010, com uma economia de 20 milhões de reais.

Pelo que se especula, a prefeitura nunca teve tanta gente contratada. Por certo, há muita gente ociosa e que poderia ser, perfeitamente, dispensada e sem qualquer perda na qualidade de atendimento. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos - Sindsepmi, chegou a entrar na Justiça para saber quantos funcionários estão lotados na casa, mas até o momento, não conseguiu ter resposta, o que comprova completa falta de transparência dos poderes responsáveis. Assim como há gente séria e comprometida na casa, há muitos apadrinhados que deveriam buscar outro meio de vida, digamos, menos parasita.

Sabendo que, na gestão passada, o João não cumpriu com as (inúmeras) promessas de campanha, sem qualquer efeito de crise econômica na ocasião, onde, então, ocorrerão os cortes para que, pelo menos desta vez, seu governo consiga cumprir com as promessas de campanha?

Um comentário:

  1. IPTU- Houve revaliação de todos os imoveis em Itabira, verificar com o setor quanto é de particulares e dos imoveis da Vale.
    quanto ao distrito industrial existe isenção para empresas que geram empregos.

    quanto Valeriodoce, sim há engano na fala do secretario porque na verdade toda e qualquer verba hoje vai para a justiça do trabalho.
    voce sabia que andaram fazendo contrato com prazo de até 3 anos com os jogadores e hoje quem é o advogado é o mesmo que fazia os contratos.
    e trabalhou e votou no damon de sena.
    pergunte ao Nanaldo quanto existe em execuções contra o o valerio.?
    agora que o municipio precisa urgentemente ser e ter uma administração de geração e rendas e somente pagamentos, precisa sim, um municipio nao pode gastar mais de 65% de salarios da receita.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.