Who's amoung us?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Para o cofre, 500%. Para quem cuida dele, 5%.

A Prefeitura de Itabira, para a perplexidade e indignação da população, chegou a aumentar 500% no IPTU deste ano, conforme pode-se ver na foto ao lado, durante uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Itabira. 

Nas contas de água, quase 20% de aumento e de arrocho nos nossos bolsos, pobres itabiranos, sem qualquer justificativa plausível. A não ser, a "questãozinha" de não termos mais água para beber a baixo custo, após os rebaixamentos dos lençóis freáticos, expansão urbana desordenada, especulação imobiliária etc. etc. etc. Aí, como se o problema  com o fornecimento de água não fosse aqui, o nobre edil (aspirante a ser prefeito pela panela do grupão) Neidson Freitas e o prefeito João Izael, discutem e, o pior, disputam os louros de trazer para a cidade a propalada usina siderúrgica da Vale, que mal especulou de implantar uma no país. Ora, se o fornecimento de água na cidade está comprometido e custando alto, sem termos aqui uma siderúrgica, com base de qual estudo que esses políticos propõem tal aberração. Ou eles pensam em propor que a Vale se instale, com maiores custos de produção e maiores custos ambientais, próximo à mata do Limoeiro, da Serra do Cipó, ou Serra dos Alves, onde ainda há água de boa qualidade, potencial para ecoturismo e nossas últimas reservas de água do município? Ou, quem sabe ainda, pensam em repassar para nós, pobres contribuintes, os custos de produção do aço, ao entregar a pouca água para a usina e captar, para o consumo urbano, água da mais longínqua fonte, com bem maiores custos?

E, como tudo ainda pode piorar, oferecem 5% de aumento para os servidores, que acumulam perdas salariais bem maiores. Num ponto, podem ter razão, porque a folha de pagamento já deve ter estourado o limite legal, provocado pelo inchaço da máquina, a favor das inúmeras contratações "necessárias"para atender aos compromissos com os partidos do grupão. 

O Zé da Penha, presidente do Sindicato dos Servidores, tem razão. Botou a boca no trombone e bateu de frente  com a manifestação. Tempos atrás, ele teve que entrar na justiça para obter a simples informação de quantos e quais servidores comissionados e contratados foram admitidos. E, mesmo assim, não conseguiu ter acesso à essa informação que, segundo a lei, é pública e de acesso a qualquer cidadão.

Vivemos numa cidade onde não se tem transparência e onde, praticamente, não são apresentados projetos sérios e sustentáveis. O que parece nortear as nossas autoridades é a politicagem, a gana e a vaidade. Somos bombardeados, a todo tempo, por discursos vazios, propalados à esmo e por todos os cantos, por autoridades que imaginam (ou tinham certeza?) que somos imbecis e que não teríamos a capacidade de reagir.

Ao acompanhar a manifestação e ao rever as fotos aqui postadas, pude comprovar que, pelo menos o Sindicato e todos esses servidores, com certeza,  não fazem parte dessa panela do bem-viver.



4 comentários:

  1. Com certeza a prefeitura não pode dar aumento, pelo comprometimento da receita com os gastos com pessoal.
    Quem leve na tarraqueta é o Servidor de carreira e o contribuinte.
    Enquanto isso, na ex-mata do Intelecto...

    ResponderExcluir
  2. E pode ter certeza, não estão participando da greve pelo menos 50% dos servidores. Não por que não querem, muito pelo contrário, a insatisfação é geral. Não participam por pressões e ameaças, são coagidos a não participarem de um movimento legítimo. Entendo isso como "assédio moral". Mas, como enfrentar o "poder" do governo?
    Vamos as ruas! Não somente pelo merecido reajuste salarial do servidores, mas para cobrarmos mais responsabilidade e competência na administração do dinheiro público. Itabira não merece ser mal administrada.

    ResponderExcluir
  3. Que joão queira cometer seu suicidio político, problema dele, mas que não leve junto consigo os pouquííííssimos políticos de bem que nos restam. Caros políticos abandonem essa barca, ela esta mais que furada! uma das milhares de servidoras insatisfeitas...

    ResponderExcluir
  4. ao sr secretário da educaçao
    cuidado com sua assessoria, na pessoa de certas diretoras de escolas. Elas estao te dando corda para se enforcar, politicamente eu tô falando! Assédio moral é crime! Elas estáo usando O SEU NOME para assediar e ameaçar professores em greve(inclusive com transferencia).Eu q te conheço bem sei da sua luta pregressa pelos professores,inclusive municipais-gov. Jackson, no Didi... lembra? Acredito q o sr nao faria isso ja q como prof de história e filosofia q é, sabe da importância da luta do proletariado na construçao da História. CUIDADO, Á NOITE TODOS OS GATOS SAO PARDOS!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.