Who's amoung us?

sábado, 17 de abril de 2010

Situação da saúde mental em Itabira

Participando da manifestação dos servidores públicos de Itabira, que lutam por melhorias das condições de trabalho, tive a oportunidade de conversar com parte da equipe de saúde mental de Itabira. O relato das condições de trabalho estão na carta, a qual peço licença para publicar neste espaço:


Situação da saúde mental em Itabira

No dia 18 de maio de 2009, os trabalhadores da saúde mental de Itabira percorreram as ruas próximas aos CAPS adulto e infantil, com faixas e cartazes a fim de tornar públicas e denunciarem suas precárias condições de trabalho para atender os portadores de sofrimento mental do município e cidades vizinhas. Além dessa passeata, os trabalhadores fizeram um manifesto para sensibilizar e conscientizar os gestores de políticas públicas do município a abraçarem a causa e darem respostas satisfatórias às necessidades de um serviço eficaz e mais humano, digno de uma cidade que quer consolidar suas conquistas.
Depois de quase 1 ano desse manifesto quase nada foi feito, as insatisfações continuam, ou pior, se agravaram.
O CAPS, Centro de Referência em Saúde Mental continua sem acomodações dignas para acolher seus usuários, faltam cadeiras, isto mesmo, cadeiras para profissionais e pacientes. A tal reforma física do prédio prometida em fevereiro de 2009 jamais aconteceu; o telhado apresenta goteiras, ocasionando em todo local mofo e infiltrações nas paredes, os banheiros apresentam problemas hidráulicos constantemente, há salas com lâmpadas queimadas, bebedouros ineficientes, com esse calor, apenas 3 ventiladores em funcionamento, o posto de enfermagem tem armários quebrados e o seu espaço físico é pequeno e inadequado para atender os pacientes, na recepção os arquivos para prontuários estão despencando, pacientes e familiares que vêm buscar remédios enfrentam sol e chuva na fila de espera da farmácia, aliás o espaço físico dela é totalmente inadequado. A alimentação (marmitex) fornecida por uma firma aos pacientes da permanência-dia é diariamente rejeitada pelos mesmos; seu aspecto é ruim, o cardápio é repetitivo e sem balanceamento alimentar.
Materiais para oficina não aparecem desde janeiro de 2010; falam que já foi feito o empenho de solicitação dos mesmos e enquanto isto há profissionais no CAPS quem trazem de suas casas ingredientes e materiais para a oficina de culinária. Isto, porque são sensibilizados com os usuários que se sentem frustrados em ficar ociosos no CAPS. E cadê a terapeuta ocupacional que pediu exoneração em janeiro e até hoje não arranjaram outra para o seu lugar, enquanto cargos comissionados são criados e brotam substitutos imediatamente para os que saem.
Quanto aos leitos para pacientes psiquiátricos nos 2 hospitais de Itabira, dizem que já foram providenciados, mas no dia 05/03/2010, o CAPS tentou encaminhar um paciente para o Hospital Carlos Chagas e alegaram não haver vaga. Com relação aos medicamentos, o estoque da farmácia do CAPS é pífio, os responsáveis pela compra dos mesmos só a fazem quando chega a faltar.
Parcerias e intersetorialidade é conclamado aos quatro ventos, jamais existiu, os pacientes da saúde mental continuam sendo excluídos em preogramas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, sendo que não temos na cidade um centro de convivência para os mesmos, e o Projeto Vida Ativa dessa secretaria funciona para muitos pacientes como suporte terapêutico e social. A Secretaria de Ação Social possui verba para atendimento de migrantes em trânsito, isto é, assistem essas pessoas com hospedagem e alimentação, mas o doente mental de Itabira que muitas vezes perde o vínculo familiar, deixam perambular pelas ruas. Cadê a intersetorialidade?
A valorização dos servidores não acontece, para se ter idéia, um profissional de nível superior não chega a receber 3 salários mínimos, sendo que só este ano o IPTU em Itabira teve mais de 30% de aumento.
É claramente percebido o descaso dos gestores de políticas públicas, que só fazem exluir o usuário de saúde mental, como também os profissionais e a população. Nos sentimos à margem, estamos adoecidos diante de tanta negligência, estamos órfãos, as pessoas são deserdadas de sua matriz, sofridas e sem esperança, o que vem engrossar as estatísticas do suicídio em nosso município.
POR UMA SOCIEDADE JUSTA, FRATERNA E SEM ADOECIMENTO, NÓS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL COMPROMISSADOS COM O NOSSO TRABALHO, EXTERNAMOS NOSSO DESABAFO E TEMOS ESPERANÇA DE QUE NOSSOS ANSEIOS SE CONCRETIZEM.

Equipe de Saúde Mental de Itabira

3 comentários:

  1. Vejamos os indices de suicidio de Itabira e região...acho que deveriamos ter um estudo real da situação. porque Itabira? Por que senhora do carmo?
    O problema da saúde em Itabira é melhor que de muitas cidades deminas e do brasil, mas deve ser olhada com todo carinho.
    Se houver investimentos na area educional, bons professores, alunos ficam melhores e a saude melhora no conjunto.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Bernardo, vamos falar das coisas de Itabira. Parabéns pela sua participação ativa nos movimentos da cidade (ex.: greve dos funcionários públicos). Sua palestra no evento da Câmara que Edilson organizou foi muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de parabenizar a equipe da saúde mental pela coragem de denunciar as mazelas. Eu sou testemunha de que, na situação em que o Caps está, o doente entra lá e sai deprimido. O prédio está sujo, tanto parede, quando o chão e os móveis. O ar está impregnado. Aquilo ali está totalmente abandonado. Uma vergonha! Têm que denunciar mesmo!

    E mais uma coisa: vi no jornal Espinhaço a foto de algumas pessoas em greve e identifiquei funcionárias da saúde mental. As meninas têm que ficar orgulhosas (principalmente a irmã do Raul). Está elegantérrima, chiqúérrima! É exemplo para todos os servidores, principalmente aqueles que não fizeram greve. Aquela foto passou a mensagem de que: pessoas bem resolvidas, esclarecidas, que não são manipuladas, inteligentes, prósperas lutam pelos seus direitos. Pessoas de nível superior (não só de curso superior) sabem onde e como lutarem por seus direitos, não permitem que calem suas bocas. E mais: pessoas autênticas não se escondem, seguem na linha de frente em busca de seus direitos.

    Vocês estão de parabéns! E o Espinhaço, com certeza está todo orgulhoso por ter tido a oportunidade de colocar na capa, foto de pessoas tão bem resolvidas e autênticas.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.