Who's amoung us?

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MUDANÇA DE CANAIS DE TV

(Itabira)


       A Prefeitura de Itabira terá modificar os canais das emissoras de TV irradiadas no município, em cumprimento das exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para que atenda às regras federais. Vejam como ficarão as novas frequências na tabela a seguir.
Conforme lembra o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Daniel Alves Lima, a Prefeitura recebeu uma notificação em outubro do ano passado, alertando sobre as irregularidades. Estes canais vinham sendo transmitidos em frequências não outorgadas (autorizadas), há vários anos na cidade.
A data exata para a modificação ainda não foi definida, mas estas mudanças devem ocorrer ainda neste mês (setembro). Para que consigam receber bem os sinais, os telespectadores deverão ajustar os canais em seus aparelhos de TV, um a um, ou usar o recurso de busca e memória automática a partir do momento que ocorrerem as mudanças. Este recurso (scan) costuma estar presente nos aparelhos mais modernos. Em alguns casos de sombras ou sinais fracos, poderá ser necessário que o usuário instale uma antena UHF para sintonizar a Band e a TV Cultura.
         O  canal 4 VHF, onde operava a frequência alternativa da TV Cultura de Itabira desde sua inauguração, é um destes casos irregulares. Na ocasião que a dirigi, havíamos protocolado 3 projetos de outorgas junto ao Ministério das Comunicações (Minicom) para pleitearmos a regularização do canal 4 para a TV Cultura, aumento de potência e para transformá-la em geradora regional.
      Alguns anos após, soube que o canal 4 havia sido indeferido, mas que os demais pedidos haviam sido aprovados, bastando o governo sucessor (do Ronaldo Magalhães) proceder com os ajustes finais. Na ocasião, procurei o prefeito para avisá-lo deste significativo ganho para a cidade, por meio do assessor de comunicação Fernando Silva, para que eles dessem andamento. Fernando Silva ficou de marcar uma audiência, só que, dias depois da conversa nossa, saiu no Espinhaço, jornal que o Fernando Silva, segundo fontes seguras, assinou uma coluna por alguns anos e era fiel parceiro, que eu era “cara de pau por ter sucateado a TV e ainda pleiteado a direção dela TV, com projetos para ela”. Foi quando eu desisti de vez de qualquer aproximação com esse jogo de mau caratismo e as consequências para a TV tornaram-se conhecidas.
     De volta às mudanças de canais, segundo o secretário atual de desenvolvimento urbano, Daniel Lima, esta deverá ser a última modificação a ocorrer nestas frequências, antes de trocarem os equipamentos para digital [em alta definição HDTV], seguindo as exigências do Decreto Federal Nº 8.061/2013.

Novo abrigo
A Vale está concluindo o novo abrigo dos transmissores de sinais de TV VHF, instalados no Pico do Cauê. O atual será desativado e outro está sendo construído a cerca de 500 metros de distância do antigo abrigo.
Esta mudança de abrigo ocorreu por questões de segurança. A expectativa é de que a obra seja concluída até o próximo dia 15. Até lá poderá haver alguns problemas momentâneos para sintonia de canais.


Foto: ACS/PMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.